Active Park Assist

A Ford está a levar o seu sistema Park Assist ainda mais além: o carro fará 100% da manobra de estacionamento e o condutor terá apenas que carregar num botão dentro do carro… Ou fora dele.

Muitos já o apelidam, em termos pseudocientíficos, de “Parkophobia” (tradução livre “fobia de estacionar”), que não é mais do que medo perante o ato de estacionar entre dois carros. Para muitos, este é um momento realmente stressante, como demonstrou um estudo da Ford em 2011. Quase um terço dos condutores europeus (32%) confessa que precisa de mais de uma tentativa para estacionar em fila. Entre os condutores jovens, os resultados não são animadores: para muitos dos entrevistados, estacionar é tão stressante como fazer as compras de Natal e duas vezes mais do que uma visita dos sogros.

O seu Ford estaciona por si

“Estacionar hoje em dia nas cidades pode ser stressante e difícil”, afirma Barb Samardzich, Vice-presidente do departamento de Desenvolvimento de Produtos da Ford Europa. “Queremos que seja o mais fácil, eficiente e preciso possível, e isso obriga-nos a explorar novos conceitos”. Para isso, a Ford Motor Company está a desenvolver um novo sistema de estacionamento que vai permitir aos condutores estacionar com um simples premir de um botão a partir do interior ou do exterior do carro.

Os especialistas da Ford Europa estão a aplicar os avanços realizados nas tecnologias Ford já existentes, como o Active Park Assist e a transmissão Powershift da Ford, para disponibilizar a próxima geração de tecnologia de estacionamento: o Auxiliar de Estacionamento Totalmente Assistido. A transmissão Powershift da Ford controla eletronicamente o deslocamento para a frente e para trás sem intervenção física do condutor, enquanto o Active Park Assist pode procurar lugares de estacionamento de dimensão adequada e estacionar o automóvel nesse espaço.

O Auxiliar de Estacionamento Totalmente Assistido localizaria então os lugares de estacionamento a uma velocidade de até 30 km/h e obrigaria o condutor a manter o botão pulsado durante toda a manobra, permitindo-lhe cancelar ou anular o sistema a qualquer momento.

Cidades mais bem aproveitadas

O sistema é tão exato – o Active Park Assist consegue manobrar o veículo em espaços que sejam apenas 20% maiores do que a longitude total do veículo -, que se se utilizar num grande numero de veículos, poderia libertar uma enorme porção do espaço perdido em estacionamentos ineficientes em toda a Europa.

A chave é que já temos à nossa disposição as tecnologias que nos colocam numa posição de que um dia possamos fazer do estacionamento totalmente automático uma realidade para os clientes Ford”, comenta Paul Mascarenhas, diretor técnico e vice-presidente do departamento de Investigação e Inovação da Ford. E esta é uma excelente notícia.

Conheça melhor o  Sistema Active Park Assist aqui Faça aqui o download do seu catálogo Configure aqui o seu Ford