Ford Mondeo

O novo Ford Mondeo foi lançado em janeiro e não podemos evitar perguntar-nos: como melhorar um veículo que já era perfeito? A Ford conseguiu-o e que melhor maneira de o comprovar do que agarrar o volante?

Quando se aproxima do novo Ford Mondeo, não pode evitar dar uma volta para observá-lo antes de entrar: o seu design surpreende em todos os ângulos. O frontal, mais desportivo do que nunca, está equipado com faróis aguçados, com tecnologia LED e uma grelha volumosa que deixa intuir o seu perfil desportivo. O lateral com teto baixo e inclinado acentua esta perceção, mas aporta ao mesmo tempo doses de elegância a uma silhueta indiscutivelmente premium. A retaguarda está agora mais estilizada, com faróis pentagonais e dois escapes integrados no para-choques que lhe dão um aspeto maciço. Não há dúvidas: o novo Ford Mondeo é um automóvel grandioso.

baja2

Sensações Premium

Abrir a porta sem tirar a chave do bolso – graças ao seu sistema de chave inteligente – e aceder ao interior é também uma experiência interessante. À sua frente tem um tablier com design de vanguarda, e acabamentos sólidos e meticulosos. Passa a mão pela superfície e apercebe-se que é macio e agradável: no novo Ford Mondeo só foram usados materiais de qualidade. Agora já se sente envolvido pelo ambiente premium, e isto sem ter carregado ainda no botão start/stop. E agora começa o verdadeiro espetáculo: o painel fica iluminado; à sua frente tem um grande relógio central que incorpora o velocímetro e o conta-rotações; de ambos lados, dois ecrãs digitais a cores proporcionam informação relevante que pode selecionar através dos comandos no volante.

Ligado a tudo e a todos

A consola central também se ilumina, dirigida por um ecrã de alta resolução de oito polegadas – quase o tamanho dum iPad- a partir do qual controla o inovador sistema Ford SYNC 2. Pode mexer no aparelho de som, o climatizador, o navegador e inclusive o seu smartphone graças à sua superfície tátil, mas se preferir, também pode usufruir de todas estas funções com simples comandos de voz sem afastar as mãos do volante. Também, o sistema lerá em voz alta as suas mensagens de texto e poderá responder-lhe se lho pedir.

Um carro inteligente e tecnológico

E finalmente começa a conduzir. O novo Ford Mondeo eleva a sua habitual combinação de conforto e desportividade a novos patamares mas, principalmente, consegue fazer com que se sinta mais seguro do que nunca. Os seus faróis LED adaptativos inteligentes seguem a trajetória da curva à medida que vira o volante e se adaptam às condições do seu entorno: cidade, autoestradas, estradas de montanha, com mais ou menos luz, com chuva, nevoeiro… Proporcionam até mais 90% de visibilidade do que os faróis convencionais. E ainda mais: não ofuscam os motoristas dos veículos que circulam na outra direção!

Ainda, inúmeros sensores velam por si em todo momento: detetam obstáculos no ângulo morto do retrovisor, mantém-no na sua faixa, ‘leem’ por si os sinais de trânsito ou reduzem a velocidade em relação ao carro precedente para que mantenha em todo momento a distância de segurança. Além disso, o novo Mondeo traz as novidades de segurança da Ford: o sistema de deteção de peões, ideal dentro do denso trânsito urbano. O novo Ford Mondeo consegue travar de maneira automática para reduzir ou evitar uma colisão com um veículo que tiver à frente. O Sistema de Travagem Ativa em Cidade trabalha a velocidades de até 40 km/h. A maior velocidade, o novo Controlo Automático de Velocidade Adaptativo utiliza uma câmara e um radar para scanear a imagem do veículo, e pode travar de maneira automática para ajudar o condutor a reduzir ou evitar totalmente muitos tipos de incidentes.

O novo Ford Mondeo pensa e si e nos seus e por isso incorpora agora cintos de segurança insufláveis com airbag integrado nos bancos traseiros.

Agora que se sente seguro, chega o momento de relaxar. O preciso climatizador multizona encarrega-se disso, ou os bancos aquecidos capazes de massajar distintas partes das suas costas, enquanto desfruta do som cristalino do seu aparelho de áudio Sony de gama alta. No novo Ford Mondeo, qualquer estímulo detetado pelos seus sentidos é premium.

Mondeo-Puerto-Banus-2

Está num ambiente do qual não quer sair, mas chega a hora de regressar a casa. Sem problemas, o novo Ford Mondeo atento às suas necessidades inclusive na hora de estacionar: para poupá-lo a manobras incómodas, calcula previamente se o carro cabe no lugar e inicia a operação de forma autónoma. Você só tem de controlar o travão e o acelerador, enquanto observa admirado como o volante vira sem o tocar, como se fosse controlado por mãos invisíveis. Pela primeira vez, o Sistema de Estacionamento Automático funciona para estacionamentos em espinha e em linha e ajuda-o a sair também em paralelo.

parking

É quase certo que depois de conhecer melhor o novo Ford Mondeo sente uma vontade irresistível de conduzi-lo, o rei da estrada. Pode ficar descansado: já está venda desde janeiro, venha experimentá-lo.

Descubra mais sobre o novo Ford Mondeo aqui Configure aqui o seu Ford Faça aqui o download do seu catálogo