Concertos

Música, música e mais música! 2015 é um ano repleto de concertos espalhados por todo o país, e por isso propomos um itinerário para que não perca nenhum. Entre no seu Ford, ligue o Spotify através do sistema SYNC AppLink e… Não deixe acabar a música!

Lembra-se de quando, antes de uma viagem, carregava o carro com pastas de cassetes e CDs para poder ouvir música? Bom, esses dias não estão assim tão distantes, mas em modelos como o novo Ford EcoSportFord Fiesta ou Ford Focus, já fazem parte do passado: graças aos seus sistemas SYNC, precisa apenas de proferir o nome de uma canção e esta começa a tocar nas colunas do seu carro. Além disso, no caso do novo Focus e do EcoSport, poderá utilizar as apps do seu smartphone através do AppLink. O que é que isso quer dizer? Que o Spotify já está perfeitamente integrado no sistema de áudio do seu Ford. Milhões de canções à sua disposição, e para tal tem apenas de dizer o seu nome. Consegue imaginar quantas pastas de CDs seriam precisas para tal?

Mas vamos ao que interessa: haverá melhor maneira de desfrutar do seu artista favorito do que ao vivo e a cores? Delineámos a autoestrada musical 2015, com os melhores concertos de 2015 que vão realizar-se no nosso país. De fenómenos de vendas como os Maroon 5, aos mais respeitados artistas indie e os festivais mais concorridos, a grandes estrelas internacionais como os Simple Minds ou Mark Knopfler… Bem-vindo à primeira agenda musical do ano!

 

FEVEREIRO

 

Dia 4

Lisboa

Mingo & The Blues Intruders

A banda sevilhana de blues, no ativo desde 1983 (inicialmente chamavam-se Caledonia Blues Band) prometem um concerto eletrizante com um sabor muito americano.

Onde? Rua Arco do Cego nº 50, 1000-300 Lisboa

 

Dia 7

Lisboa

Pedro Abrunhosa

O cantor e compositor combina com mestria o rock e a pop com a música tradicional portuguesa. Os seus concertos são fortes e eletrizantes, mas sempre com um toque intimista.

Onde? MEO Arena, Rossio dos Olivais, lote 2.13.01A, Parque das Nações, 1990-231 Lisboa

 

Dia 8

Porto

Simple Minds

A banda galesa formou-se nos anos 70 e durante os 80 e 90 chegou a ser tão popular como como os U2. Depois de alguns anos de descanso voltam ao palcos para mostrar o seu pop rock épico irrepreensível, épico e expansivo, repleto de melodias agradáveis e temas míticos.

Onde? Coliseu do Porto, Rua Passos Manuel, 137, 4000-385 Porto.concertos3

 

Dia 14

Porto

Xutos & Pontapés

Um das bandas rock portuguesas mais importantes, que apesar de estar no ativo desde 1978, continua em grande forma. Os Xutos presenteiam-nos sempre com concertos repletos de energia.

Onde? Coliseu do Porto, Rua Passos Manuel, 137, 4000-385 Porto.

 

Dia 19

Lisboa

José González

Nasceu na Suécia, tem raízes argentinas e canta em inglês. Este cantor, munido apenas com uma guitarra, consegue encher as salas onde toca com o seu rock intimista, chegando mesmo a dominar com mestria versões acústicas de bandas míticas como os Portishead.

Onde? Centro Cultural de Belém, Praça do Império, 1449-003.

 

MARÇO

 

Dia 4

Porto

Al Di Meola

O melhor jazz a cargo do mítico guitarrista norte-americano, que do topo dos seus mais de 60 anos, continua em grande forma nas seis cordas.

Onde? Casa da Música, Avenida da Boavista 604-610, 4149-071 Porto

 

Dia 11

Lisboa

Panda Bear

Membro da revolucionária banda de Nova Iorque Animal Collective, reside agora em Lisboa, volta a editar um disco a solo, mostrando uma vez mais a sua mestria em canções pop com base eletrónica. No concerto haverá também projeções artísticas em vídeo.

Onde? Teatro Municipal Maria Matos, Avenida Frei Miguel Contreiras 52, 1700-213 Lisboa.

 

Dia 13

Porto

Mark Lanegan

O ex-membro de bandas norte-americanas de grande envergadura como os Queens of the Stone Age regressa a solo com o seu intenso rock explosivo. Um concerto que certamente deixará marcas.

Onde? Hard Club, Mercado Ferreira Borges, Rua Infante D. Henrique, 95, 4050-252 Porto

 

Dia 14

Barreiro

Diabo na Cruz

Banda portuguesa que mistura um rock enérgico com tradição lusa. Um som único para um concerto único.

Onde? Auditório Municipal Augusto Cabrita, Av. Escola de Fuzileiros Navais, 2830-150.

 

Dia 26

Lisboa

Linda Martini

Banda rock difícil de encaixar num só género musical, combina rock alternativo com hardcore. Gosta de guitarras de distorção e baterias contundentes? Este é o concerto certo.

Onde? Music Box, Rua Nova do Carvalho 24, 1200-292 Lisboa.

 

Dia 31

Porto

Joan Baez

A cantora norte-americana de música folk foi uma das mais representativas do movimento de música de intervenção. Hoje, com 70 anos, continua a dominar as melodias e a impressionar com as suas letras repletas de significado.

Onde? Coliseu, Rua de Passos Manuel 137.

concertos1

ABRIL

 

Dia 1

Lisboa

The Script

Banda irlandesa de pop rock alternativo, perita em criar melodias viciantes e composições irresistíveis. Os seus concertos são inesquecíveis.

Onde? MEO Arena, Rossio dos Olivais, lote 2.13.01A, Parque das Nações, 1990-231 Lisboa

 

Dia 2

Lisboa

Royal Blood

Banda inglesa formada em 2013 mas que já deu mostras de produzir um rock absolutamente maduro. Canções diretas com muita garra e melodias colossais.

Onde? Coliseu dos Recreios, Rua Portas de Santo Antão 96, 1150-269 Lisboa.

 

Dia 11

Porto

Tangerine Dream

Banda alemã de música eletrónica, uma das fundadoras do estilo “kraut rock” nos finais dos anos 60. Se for ao concerto, não irá acreditar que já têm tantos anos de estrada. Continuam a soar tão inovadores como sempre.

Onde? Casa da Música, Avenida da Boavista 604-610, 4149-071 Porto.

 

Dia 18

Póvoa de Varzim

Scott Matthew

Cantor australiano que combina como poucos melodias pop com letras arrebatadoras.

Onde? Cine-Teatro Garrett, Rua José Malgueira, 1/ 15, 4490-647 Póvoa de Varzim

 

MAIO

 

Dia 4

Lisboa

5 Seconds of Summer

Banda australiana jovem que produz um pop rock efervescente, com muita atitude punk. Os seus concertos são sempre explosivos.

Onde? MEO Arena, Rossio dos Olivais, lote 2.13.01A, Parque das Nações, 1990-231 Lisboa.

 

Dia 17

Porto

Jacco Gardner

O multi-instrumentista holandês volta para recriar o seu ambiente psicadélico, com músicas transcendentes. Aprecia música de qualidade? Este concerto vai estar à altura das suas expectativas.

Onde? Hard Club, Praça do Infante D. Henrique.

 

concertos2Dia 23

Estarreja

António Zambujo

Fadista alentejano perito em contar histórias através de melodias que chegam de imediato ao coração.

Onde? Cine Teatro, Avenida Visconde de Salreu, 3860-389 Estarreja.

 

JUNHO

 

Dias: 4 a 6

Porto

Nos Primavera Sound

Por agora, a edição portuguesa do mítico festival de Barcelona só divulgou os cabeças de cartaz deste ano, mas não há dúvidas que assim que forem confirmados os restantes nomes, a qualidade dos anos anteriores será mantida. Assegurada está a presença dos Strokes, banda que liderou o revivalismo do rock americano no início do século, e dos britânicos Ride, pioneiros do shoegaze e do rock psicadélico dos anos 90.

Onde? Parque da Cidade.

 

Dia 17

Lisboa

Maroon5

Adam Levine, vocalista dos Maroon 5.

Esta superbanda da Califórnia, com mais de 10 milhões de discos vendidos, promete concertos que são verdadeiros recitais de pop rock refrescante com vestígios de soul dançável e eletrónica. São fãs assumidos de Stevie Wonder, cuja influência no seu som é mais do que visível.

Onde? MEO Arena, Rossio dos Olivais, lote 2.13.01A, Parque das Nações, 1990-231 Lisboa.

 

JULHO

 

Dias: 9 a 11

Oeiras

Festival Nos Alive 2015

Eis os superlativos Muse, capazes de se lançar a temas de rock épico com a intensidade dos Queen e encher mais estádios do que os próprios U2, serão cabeças de cartaz do festival português, mas não serão os únicos. Tocarão também nomes como Metronomy, com a sua eletrónica delicada, os roqueiros Alt-J ou os Ting Tings, par que produz uma pop sintética e irresistível e garante horas de dança desenfreada.

Onde? Passeio Marítimo de Algés.

 

Dia: 16 a 18

Vila Nova de Gaia

Festival Marés Vivas

De momento só há confirmação de um nome, mas é um nome e tanto: nada mais, nada menos do que Lenny Kravitz, que volta com as suas descargas eletrizantes na guitarra de distorção e rock melódico, com influencias Motown.

Onde? Praia do Cabedelo, Vila Nova de Gaia

 

Dia 19

Oeiras

Chick Corea & Herbie Hancock

Duas lendas do jazz. A fusão de ambos será uma lição de mestria nos seus instrumentos de eleição. Um concerto para paladares finos.

Onde? Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras.

 

Dia 28

Oeiras

Mark Knopfler

O vocalista dos Dire Straits foi identificado, em muitas ocasiões, pela imprensa especializada, como o melhor guitarrista do mundo. A solo, o seu virtuosismo com o seu instrumento de eleição tem aumentado consistentemente. Agora pode comprová-lo na primeira pessoa.

Onde? Estádio Municipal de Oeiras, Parque dos Poetas, 2780 Oeiras.

 

AGOSTO

 

Dias: 5 a 9

Zambujeira do Mar

Festival Meo Sudoeste

Festival com a melhor música eletrónica internacional: assegura quatro dias de dança desenfreada. Já estão confirmados disc jockeys como Calvin Harris e Steve Aoki.

Onde? Herdade da Casa Branca. Coordenadas GPS: Latitude: 37º33’9.72″ | Longitude: -8º43’53.46″

concertos4

 Dias 19 a 22

Paredes de Coura

Festival Paredes de Coura

Embora a organização ainda não tenha adiantado nenhum nome para a edição deste ano, podemos afirmar à partida que é um dos maiores festivais de Portugal. Todos os anos passam por este local idílico as melhores bandas internacionais de poprock, eletrónica, música experimental, folk, etc.

Onde? Recinto do Festival em Paredes de Coura. Coordenadas GPS: Latitude: 41º 55′ 2” | Longitude -8º 34′ 4”

 

SETEMBRO

 

Dia 16

Lisboa

Teresa Lopes Alves

A imprensa define esta fadista como poderosa, provocadora e rebelde. A bela jovem acaba de editar um disco, um êxito imediato. Está determinar em dar nova vida à música tradicional portuguesa.

Onde? Centro Cultural de Belém, Praça do Império, 1449-003.

 

OUTUBRO

 

Dia 16

Lisboa

Luísa Rocha

Uma das vozes mais prestigiadas do fado preenche-nos a alma com as suas letras e melodias tocantes.

Onde? Centro Cultural de Belém, Praça do Império, 1449-003.

 

NOVEMBRO

 

Dia 2

Porto

Apocalyptica

Banda finlandesa mítica de metal sinfónico, famosa por algo que a torna absolutamente única: canções heavy metal e hard rock tocadas com violoncelos.

Onde? Coliseu do Porto, Rua Passos Manuel, 137, 4000-385 Porto.

 

DEZEMBRO

 

Dia 18

Porto

António Zambujo

E chegamos ao fim da nossa autoestrada musical de 2015 novamente com o fadista alentejano.

Onde? Centro Cultural de Belém, Praça do Império, 1449-003.

 

Escolha o Ford mais adequado ao seu gosto musical. Peça aqui o seu test drive Configure aqui o seu Ford Faça aqui o download do seu catálogo