Madeira: Carnaval na Pérola do Atlântico

Escapada

Celebração tão colorida como tradicional, tão divertida como autêntica, o Carnaval é um dos principais cartazes turísticos da ilha da Madeira, que anima durante uma semana a sua capital, o Funchal.

Em qualquer altura do ano há desculpas e razões válidas para visitar a Madeira, tesouro natural português ancorado no meio do Atlântico. Pouco variam durante o ano a temperatura amena e o encanto da ilha, que convida ao descanso, às caminhadas, à contemplação e a aproveitar a beleza das suas paisagens naturais, bem como os prazeres da boa mesa… Mas no inverno, além de todas estas razões válidas, há uma que se destaca: o Carnaval, que este ano acerta entre 11 e 17 de fevereiro.

Celebração tão colorida como tradicional, tão divertida como autêntica, o Carnaval é um dos principais cartazes turísticos da ilha, que anima durante uma semana a sua capital, o Funchal, que amanhece todos os dias a vibrar de alegria ao som de bandas filarmónicas, samba e marchas carnavalescas.

O que pode esperar do carnaval madeirense

cortejo_trapalhao

O Cortejo Trapalhão, mais popular, anima e enche de cor a baixa do Funchal.

Uma das tradições mais populares deste carnaval são os “assaltos”, que decorrem durante os dias antes do começo do carnaval. Estes são protagonizados por grupos de mascarados que “assaltam” as casas de amigos e conhecidos para conviver e provar os pratos típicos destes dias – sonhos, malassadas, …- que terminam sempre em animadas festas privadas. Nesses dias não faltam  festas temáticas como a “Noite dos Hippies” ou a “Noite dos Travestis”.

O Funchal amanhece na sexta-feira de Carnaval de olhos postos nos festejos, com as suas ruas enfeitadas com luzes e música a todas as horas, ao som de bandas filarmónicas e desfiles carnavalescos que levam a diversão e a festa por toda a cidade, continuando à noite com espetáculos na Praça do Município durante cinco dias consecutivos. Na noite de sábado é a vez do grande cortejo alegórico sair à rua, o culminar das celebrações, testemunho da enorme criatividade dos diversos grupos desfilam nesta colorida em animada marcha, formada por mais de mil participantes que, após percorrerem um itinerário definido pela cidade, concentram-se na Praça do Município que, num ambiente mágico de som e fantasia que culmina num baile.

O outro grande momento do Carnaval decorre na terça-feira de Carnaval: o Cortejo “Trapalhão” sai para a rua, altura em que o Funchal explode de alegria e diversão com o desfile de personagens mascaradas, caricaturas de situações, figuras regionais, nacionais e internacionais.

O Funchal além do carnaval

Market_funchal_ Hannes Grobe

Vista sobre o Mercado dos Lavradores do Funchal. (Foto Hannes Grobe)

Mas é difícil – senão mesmo imperdoável – estar no Funchal, ainda na altura do Carnaval e não desfrutar do que tem para nos oferecer um lugar repleto de história como esta belíssima cidade. A sua importância comercial como porto de escala dos galeões que atravessavam o Atlântico pode ser vista na herança arquitetónica e hábitos locais, onde se destacam o Mercado dos Lavradores, a fábrica e loja de bordado Patrício e Gouveia, ou a Sé, do século XVI, repleta de representações de situações quotidianas da ilha, como, por exemplo, um querubim que agarra um cacho de bananas – de onde se destaca a cruz processional de prata – uma das obras mais importantes da ourivesaria manuelina portuguesa, cedida pelo rei Manuel I.

Onde ficar e comer

Para descansar os sentidos e o espírito, aproveite a ampla oferta turística que a Madeira tem para oferecer, da mais alta qualidade e para todos os orçamentos: optámos por dois estabelecimentos repletos de encanto e sabor, o Hotel do Carmo e o Hotel The Vine. O Hotel do Carmo (www.hoteldocarmomadeira.com), encontra-se estrategicamente localizado no centro da cidade, e é ideal para descobrir os principais pontos de interesse da capital. Este hotel é distinguido pela sua decoração interior dos anos sessenta onde a mobília é um excelente exemplo deste estilo. Os seus 80 quartos (49 deles com varanda) estão personalizados com painéis fotográficos, todos diferentes, de celebridades e objetos emblemáticos da época. No piso superior do hotel encontramos a piscina, desde onde pode desfrutar da magnífica paisagem dos arredores.

vista_mar_madeira

Relaxe e desfrute do melhor que a Madeira tem para lhe oferecer.

O Hotel The Vine (www.hotelthevine.com) é um hotel com alma, como um bom vinho. Sofisticado e luxuoso, com um toque de simplicidade e discrição, é um local ideal para desfrutar de um banho na piscina panorâmica, uma sessão de vinoterapia ou um jantar gourmet com vistas sobre a cidade. O seu interior foi decorado pela designer madeirense, Nini Andrade Silva, que se inspirou nos séculos da produção de vinho na ilha. The Vine recebeu diversos prémios em reconhecimento da excelência da sua decoração de interiores. Ricardo Bofill, em colaboração com o arquiteto João Francisco Caires, imprimiu no hotel um ambiente refinado de sofisticação e exuberância, uma máxima representação da arquitetura pós-moderna contemporânea.

Para comer, nada como o melhor restaurante da cidade, Il Gallo d’Oro (The Cliff Bay Hotel. Estrada Monumental 147. Tel. +351 291 707 700) recentemente distinguido com o máximo galardão da Guia Repsol, os Três Sóis, que se soma à Estrela Michelin. Boa viagem!

 

Qual o Ford ideal para acompanhá-lo nesta viagem? Peça aqui o seu test drive Faça aqui o download do seu catálogo Configure aqui o seu Ford