Tendências

Esta é uma viagem pelas paisagens naturais mais deliciosas de Portugal, com oito alojamentos sustentáveis que colaboram com o programa Check out for Nature da WWF, arrecadando fundos para a defesa da biodiversidade. A mais recente adição? A Herdade da Cortesia, localizada no sempre apetecível Alentejo.

A aposta é simples: os hotéis que se juntam à iniciativa Check out for Nature da WWF dão o seu contributo para salvar a natureza acrescentando um euro à fatura dos seus hóspedes. Com estabelecimentos aderentes espalhados pela Europa, Médio Oriente e Ásia, viajantes e hotéis ajudam a biodiversidade local e algum dos 1.200 projetos de conservação que a WWF desenvolve em todo o mundo.

Cortesía de la inmobiliaria

Entre as recomendações da organização para viajar por espaços verdes há várias que esta escapada cumpre sobejamente: a proximidade, evitar desportos que tenham um impacto negativo no meio ambiente (se jogarem golfe, melhor um campo regado com água reciclada), não comprar souvenirs fabricados com espécies ameaçadas (marfim, coral, carapaça de tartaruga) ou alojar-se em hotéis ecológicos (reciclagem, eficiência energética, painéis solares, sistemas de tratamento de desperdícios).

Os hóspedes têm que tomar duche em vez de banho de imersão, reutilizar as toalhas e lençóis, apagar as luzes ao sair do quarto, não abusar do ar condicionado, reciclar papel e garrafas e, obviamente, desfrutar da natureza, como a que rodeia a Herdade da Cortesia (www.herdadedacortesia.com), o último hotel português que se juntou ao programa. E já são oito em todo o país. Situado em Avis, no Alentejo, este hotel destaca-se pela singularidade da sua arquitetura na típica paisagem alentejana e pelas suas atividades: voos de balão, passeios de bicicleta, a cavalo ou canoagem…

Hotel Onyria

O grupo Onyria contribui com dois estabelecimentos: o luxuoso Onyria Marinha Hotel (www.onyriamarinha.com) e a Quinta da Marinha Resort (www.quintadamarinha.com), que estrearam o Check Out for Nature em Portugal em 2012. “Este projeto com a WWF foi um passo importante para a política de sustentabilidade que adotámos nos nossos hotéis”, salienta Paulo Figueiredo, diretor de operações da cadeia, acrescentando que o grupo colabora com um projeto para conservar o ecossistema dos sobreirais e o maior aquífero da península na zona do Montado.

O primeiro é um dos hotéis mais emblemáticos da costa portuguesa desde a sua inauguração, em 2011, pelos seus procedimentos e o seu campo de golfe. Localizado entre o mar de Cascais e as montanhas de Sintra, é um dos destinos de férias dos reis e aristocratas europeus. O segundo é perfeito para descobrir a costa de Estoril.

Também os hotéis Evidência participam nesta iniciativa com os seus estabelecimentos urbanos Astória (www.evidenciaastoria.com) e Santa Catarina (evidenciasantacatarina.com), ambos em Lisboa, e Belvedere (evidenciabelverde.com), na Amora. Na costa Vicentina, Alentejo, encontramos o Hotel Vila Park (www.vilapark.com). Já nos Açores, no centro histórico de Ponta Delgada, o familiar hotel Alcides (www.alcides.pt).

Descubra aqui os veículos ecológicos Ford Faça aqui o download do seu catálogo Configure aqui o seu Ford