Desporto

Para jovens e até crianças que queiram iniciar-se nos rocódromos. Este guia completo inclui propostas na cidade, indoors e ao ar livre para encher o seu Ford Tourneo de equipamento e lançar-se à aventura.

Ford Tourneo CourierEsta temporada, encha o seu Ford Tourneo Courier com material de escalada e vontade de fazer desporto, porque com o nosso guia não vai ter desculpas para não começar. Este manual inclui locais na sua cidade onde poderá comprar todos os acessórios necessários, onde treinar e inclusivamente onde informar-se para se preparar para a escapada ideal. Destacamos ainda rotas de acesso fácil ao ar livre para toda a família, para que os mais pequenos também possam divertir-se. A escalada está a tornar-se cada vez mais popular no nosso país e a proliferação de rocódromos amplia ainda mais a sua escolha; o seu Ford Tourneo Courier quer ajudá-lo a desenvolver ainda mais o seu lado aventureiro.

Primeiro passo: material técnico

escalada - loja

Se treinar é importante, escolher o material adequado pode ainda ser mais. Embora para as atividades que lhe propomos provavelmente só vai precisar de pés de gato e magnésio (para secar as mãos e escalar melhor), também é recomendável saber onde pode comprar material para depois: dependendo do tipo de escalada que queiramos fazer, necessitaremos de acessórios específicos. Para encontrá-los basta dirigir-se a uma loja especializada em desportos de montanha, onde podemos encontrar arneses, cordas e mosquetões, capacetes, pés de gato, vestuário adequado e uma infinidade de outros acessórios. Pode encontrar tudo o que precisa em espaços como a Yupik, o Vertigo Climbing Center, ambas em Lisboa. O Vertical Wall, em Olival do Basto, também tem nas suas instalações uma loja onde pode encontrar as melhores marcas de equipamento de escalada. No Porto pode visitar o Refúgio. Se na sua cidade não tem nenhuma loja especializada, pode sempre recorrer à Decathlon e às suas 22 lojas espalhadas pelo nosso país, onde encontrará os produtos básicos para se iniciar na escalada. Pode também recorrer a lojas online da especialidade, tanto nacionais, como estrangeiras: a Camping Shop – portuguesa -, ou a Barrabes – espanhola.

 De rocódromo em rocódromo

Os rocódromos são as melhores opções se não tem possibilidade de escalar no campo. Neles poderá treinar, ganhar confiança e aprender todas as técnicas para que depois possa desfrutar da natureza do nosso país escalando.

RocódromoEm Lisboa encontramos o já referido Vertigo Climbing Center, o maior complexo de escalada indoor da capital, que conta com atividades e aulas específicas para crianças e adolescentes, e muitas propostas dirigidas aos adultos ou mesmo em família. No Vertical Wall (Oliveira de Basto), o ambiente é descontraído e familiar, onde não falta a atenção adequada dos monitores, sempre dispostos a ajudar tanto aqueles que estão a iniciar, como os que já praticam a modalidade e querem evoluir. Nas suas instalações pode aproveitar para celebrar o aniversário dos mais pequenos ou rumar fora de portas participando em cursos e workshops, atividades de grupo e team building. No Porto aproveite para visitar o rocódromo do Refúgio no centro da cidade. O muro de escalada está enquadrado numa das paredes da loja e possibilita aos escaladores da zona ter um lugar para “subir” quando o tempo não lhe der grandes opções de se afastar muito de casa. Na Maia, aproveite para conhecer o Clube de Escalada da Maia, localizado no Complexo de Ténis da Maia, que conta com uma sala de treino indoor de bloco e um espaço de treino outdoor para escalada de dificuldade. Ainda a norte, pode tornar-se sócio do Núcleo de Montanha de Espinho para poder usufruir das instalações da Escola de Escalada de Espinho, na Nave Polivalente.

Livros de montanha: a natureza em forma de livro

Quando temos dúvidas e precisamos de mais informação para as nossas viagens ou atividades de escalada, o melhor pode ser mesmo procurar inspiração em algumas livrarias. Em Lisboa, na Rua de São Bento, entre na pequena e acolhedora livraria Palavra de Viajante, espaço que pretende unir o amor pelos livros e o gosto de ler ao prazer em viajar. Quase todas as grandes livrarias (FNAC, Bertrand, El Corte Inglês, Barata, etc) têm secções dedicadas ao tema, aproveite para se perder nos corredores das mesmas até encontrar o seu guia/relato perfeito.

Leve consigo toda a informação: aplicações e revistas

Tão importante como estar informado é ter a informação à sua disposição quando mais necessita; é por isso que selecionámos algumas apps essenciais para si. Climbing Away (para Android e iOS) disponibiliza os guias digitais Climbing Away, offline, para diversos países, incluindo Portugal.   Knots Guide (para Android e iOS) é um guia com mais de 100 tipos de nós para que se sinta sempre seguro. Está disponível em inglês mas é muito intuitiva: as explicações estão acompanhadas por ilustrações explicativas. Outras sugestões interessantes? Altimeter Pro (Android e iOS), que alia as informações fornecidas por GPS e pelo sensor de pressão barométrica para indicar altitude, tipografia local e calcular o tempo de descida e subida. A app Take Ten to the Great Outdoors – Columbia é um aplicativo criado pela Columbia Sportswear (disponível apenas para iOS) que lhe permite criar listas personalizadas de itens essenciais para cada tipo de atividade, desde uma simples escalada, a uma expedição na Patagónia.

Existem no mercado diversas revistas nacionais e estrangeiras sobre escalada e montanhismo. Nelas podemos encontrar conselhos, reportagens sobre subidas, guias de escalada, reviews de material técnico e muitas outras informações úteis. A nível nacional destacamos a Itinerante, “a primeira revista nacional de pedestrianismo, de caminheiros para caminheiros”, a Passear.com (online, que sugere passeios e rotas, sem descurar sugestões de equipamentos) e a Outras Coordenadas, “dedicada fundamentalmente aos backpakers, jovens (pelo menos de espírito) com gosto pelo conhecimento e por ir à descoberta”.

escalada exterior

A nível internacional destacamos a Climbing Magazine (em inglês, especificamente sobre montanhismo e escalada) e a Desnivel, publicação espanhola que aborda os desportos de montanha em geral.

Da teoria à prática

Quando ganhamos mais experiência e desenvoltura, dominamos a técnica de escalada e as suas regras de segurança, chega a hora de entrar no nosso Ford e testar os nossos conhecimentos em cenários outdoor, onde desfrutaremos de paisagens naturais incríveis enquanto nos divertimos a escalar. Descubra os melhores locais para praticar esta atividade repleta de adrenalina em Portugal.

  • O Diverlanhoso (Póvoa de Lanhoso) é um dos maiores parques de aventura da Europa. Localizado próximo do Parque Nacional da Peneda Gerês, oferece no mesmo local mais de 50 atividades de desporto de aventura e natureza, sempre acompanhadas por monitores especializados, alojamento em casas de troncos de madeira, restaurante com gastronomia típica do Minho, piscina e muito mais.
  •  O VivaPark (Guimarães), encontra-se em pleno Vale do Ave, e como tal, está numa zona definida como Reserva Ecológica Nacional. Aqui pode aventurar-se a descobrir, conhecer e desfrutar da natureza através dos desportos de aventura num cenário de grande beleza natural. As atividades propostas? Escalada, rappel, circuitos de pontes, orientação, etc.
  •  O Pena Aventura (Ribeira da Pena) dedica-se a atividades recreativas e desportos de aventura ao ar livre, e localiza-se no distrito de Vila Real. Para todas as idades, oferece várias opções em campo aberto e em contacto com a natureza.
  •  A Luso Aventura dispõe de dois Parques Aventura no centro e no sul do país (Figueira da Foz e Albufeira). Os dois parques oferecem vários percursos de arborismo com diferentes níveis de dificuldade, aptos para crianças a partir de 4 anos e 1 metro de altura, jovens e adultos, e contam com equipas de monitores qualificadas e dinâmicas, prontas a ajudá-lo em qualquer questão que possa surgir.
  •  Já o Sniper Parque Aventura (Loures) propõe-lhe praticar desportos de aventura num espaço moderno, em segurança e com o profissionalismo, fundamentais para que se a sua única preocupação seja divertir-se.
  •  A Pedaços de Aventura leva-o ao Parque Palmela (a 3km do centro de Cascais), e promove o contacto com a natureza através de uma oferta diversificada de atividades de lazer e desportos ao ar livre. O Parque Palmela possui características únicas, nomeadamente a sua forte integração no meio natural.outdoor

Entre no seu Ford Tourneo Courier e lance-se à aventura. Se ainda tem alguma dúvida e necessita de mais informações sobre as zonas de escalada, contacte a Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada ou a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

 

Descubra mais sobre o novo Ford Tourneo Courier aqui Configure aqui o seu Ford Faça aqui o download do seu catálogo