Serra da Lousã: ao encontro do xisto e das águas cristalinas

Escapada Rural

Pegue na família e faça-se à estrada. Portugal está cheio de lugares fantásticos à sua espera. Já conhece as praias fluviais e as Aldeias Históricas e de Xisto da região interior centro do país? Convidamo-lo a conhecer a Lousã.

A chegada do bom tempo convida ao passeio, ao contacto com a natureza, à procura de novas paisagens, ao convívio e ao lazer. Não é preciso esperar pelas férias de verão para fazê-lo, os fins de semana são para aproveitar.

Concelho da Lousã, distrito de Coimbra. Uma vez aqui não vai poder sair sem conhecer o Talasnal, sem dúvida a mais carismática e emblemática Aldeia do Xisto da Serra da Lousã. Perca-se pelas ruas estreitas, deixe-se encantar pelas pitorescas casinhas e entre em todas as portas que encontrar abertas. Aqui e ali será surpreendido por pequenas lojas de artesanato, salas de chá ou restaurantes e poderá até ser presenteado com uma exposição ou mostra de produtos regionais, tudo num ambiente muito caseiro, familiar e acolhedor.

Rafael_Silva3

Casa típica da Aldeia do Talasnal.

Não deixe de reparar nos pormenores das casas recuperadas e no bom gosto com que se enfeitam as portas e janelas, compondo um aglomerado de pedra envolto no imenso verde que circunda a aldeia.

Prove os queijos serranos e os licores caseiros, ou beba simplesmente um chá fresco na esplanada do Curral, com vista para o infinito, embalado pelo som das águas límpidas que correm serra abaixo. Um dia não chegará para experimentar todas as iguarias desta terra. Aqui encontra os melhores enchidos que já terá provado, o presunto, a chanfana, o cabrito e borrego são divinais.

Mas não se distraia, nem encha demasiado a barriga que há mais para ver mesmo aqui ao lado. Passe também pela Cerdeira e pelo Vaqueirinho, outras duas aldeias, mais pequenas, menos turísticas, mas igualmente conquistadoras. Se procura sossego, tranquilidade e comunhão plena com a natureza talvez até se sinta mais atraído por estas duas, que se têm mantido mais discretas. Talvez por isso têm sido escolhidas por pessoas de ideologia hippie que por aqui se radicaram, cuidando destes lugares aos quais passaram a chamar casa. Troque dois dedos de conversa com eles, todos têm histórias de vida fantásticas para contar.

E o calor já aperta? Hora de refrescar! Desça a fundo pela serra em direção à praia fluvial Sra. da Piedade e dê um mergulho rejuvenescedor nas águas cristalinas e gélidas deste vale encantado envolto por ermidas, com o Castelo da Lousã bem lá no alto. Não deixe ainda de visitar o restaurante O Burgo, instalado numa das encostas da praia e uma referência na gastronomia local.

Por aqui os banhos têm de ser rápidos, um mergulho basta para gelar por dentro e por fora e cada raio de sol que absorver vai fazê-lo sentir-se mais vivo do que nunca. Nestas águas deixará todo o stress da vida citadina, nelas deixará as preocupações do quotidiano, por aqui viverá momentos de pleno desprendimento e prazer.

E se estiver de férias aproveite para conhecer toda a região. A rede de Aldeias do Xisto é composta por 27 aldeias. Em torno da Lousã há várias dezenas de maravilhosas praias fluviais. De Ferreira do Zêzere a Góis, passando por Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande, Penela ou Arganil. Desafie-se. Siga o seu instinto, vá por onde a natureza o guiar.

Rafael_Silva2

Praia fluvial da Senhora da Piedade.

Aventure-se num dos percursos pedestres da Lousã. Escolha uma rota:

Rota das Aldeias do Xisto da Lousã:

Este percurso evolui em grande parte nas encostas da Serra da Lousã e faz a ligação do Castelo da Lousã e da ermida de N. Sra. da Piedade com duas das mais emblemáticas Aldeias do Xisto desta serra, o Talasnal e o Casal Novo. Este itinerário é uma viagem no tempo, pois repetimos os passos dos antigos habitantes destas aldeias serranas nos únicos acessos que tinham para descer à vila da Lousã. Saindo do Castelo, no sentido aconselhado, seguimos pelo caminho de acesso à Central Hidroelétrica da Ermida, uma peça de arqueologia industrial construída em 1927 para fornecer luz à vila e energia para a Fábrica de Papel. A partir deste ponto seguimos por um estreito e íngreme trilho que serpenteia na encosta em direção às Aldeias do Xisto. O percurso, relativamente protegido em todas as estações do ano, é enquadrado quase sempre por vegetação densa, oferecendo magníficas paisagens a quem o percorrer. Um pouco antes de chegarmos ao Talasnal encontramos a variante (PR2.1) que nos leva de volta à Ermida e praia fluvial, já nas imediações do Castelo. É uma boa opção em caso de considerar o percurso exigente em termos físicos.

Rota dos Moinhos:

O percurso tem início junto à Câmara Municipal da Lousã e continua pela Igreja Matriz, construída no século XIX. Seguindo pela praça Cândido dos Reis encontra-se o Palácio da Viscondessa do Espinhal, atualmente transformado num hotel de charme. Deixando para trás o hotel, encontramos uma bifurcação. Continuamos pelo lado direito e seguimos em frente até encontrar a Fábrica do Papel do Prado, criada em 1716. Do lado esquerdo da fábrica está localizada uma casa que foi em tempos sede do Clube Cultural dos Trabalhadores desta empresa. É aqui que começa o caminho de terra do percurso “Na Rota dos Moinhos, da ribeira de São João”. Mais à frente e junto ao rio encontramos a levada que transporta a água até à fábrica. Aqui chegados temos duas possibilidades: atravessar o rio e seguir por um caminho que nos leva até às grutas na Sra. da Piedade (sentido sugerido); ou continuar à esquerda pelo rio acima e descobrir os moinhos ao longo da ribeira de São João. O caminho que não se escolher para subir será aquele por onde se irá descer. No setor entre a Sra. da Piedade e o Castelo, o traçado coincide com o PR 2. Caso opte pelo sentido sugerido, o regresso passa pelo Castelo, seguindo durante algum tempo junto ao leito da Ribeira de S. João, onde se localizam os moinhos, até encontrar novamente o troço comum que o levará de volta à Lousã. Desaconselha-se a utilização deste percurso em alturas de grande precipitação.

(fonte: Câmara Municipal da Lousã)

Qual o Ford ideal para esta viagem? Peça aqui o seu test drive Faça aqui o download do seu catálogo Configure aqui o seu Ford