A tendência que se tem espalhado por toda a Europa vem do Reino Unido para satisfazer as necessidades dos viajantes que procuram espaços de design cuidado, preço acessível e sofisticados na sua oferta.
Os “poshtels” (junção de ‘posh’ – sofisticado – com hostel) são os novos hostels que competem com os hotéis boutique, e nasceram da mudança dos padrões de consumo que surgiram com a crise económica e a procura de estabelecimentos mais baratos mas com estilo, design e tecnologia. Se bem que a sua clientela principal continue a ser mais jovem, este conceito começa também a popularizar-se entre famílias, executivos e solteiros. O seu lema é “high design, low cost”, com preços que na Grã Bretanha começam nas 12 libras (15 euros), num total de 653 hostels previstos até 2018.
Uma ideia nascida na Grã Bretanha
Para o Visit England é um dos nichos de mercado que mais tem crescido e propõe experiências mais baratas, mas também mais autênticas do que os hotéis tradicionais. O seu sucesso não se deve apenas a serem mais económicos, mas sim por proporem ofertas que marcam a diferença. Exemplos?
Os britânicos Clink, St Christopher’s Inn-Village, com estabelecimentos no Reino Unido, Berlim, Paris, Praga, Bruges ou Barcelona) ou o Safestay. O Generator Russell Square oferece design acessível desde 1995, tendo exportado o seu modelo a várias cidades europeias. O seu quartel-general londrino, com 800 camas, foi reformado recentemente para um estilo industrial com peças do coletivo Acrylicize. The Dictionary situa-se no bairro mais trendy, Shoreditch, com dormitórios femininos para mulheres que procuram maior privacidade. Todos eles aderiram à moda “cheap but chic” e a iniciativas como poder pagar com bitcoins, a moeda digital, recentemente adoptada pelos Clink Hostels.
As opções mais curiosas e glamourosas de Portugal… E do mundo
Também marcam presença em Roma: The Blue Hostel é um antigo convento situado no centro da cidade; desde 49 euros.
Em Paris, o Oops Hostel está localizado no bairro latino; a partir de 38 euros.
A “Cidade Mavilhosa”, o Rio de Janeiro, propõe o Zbra Hostel, com quartos partilhados em forma de cápsulas especiais, com preços a partir de 35 euros.
Em Berlim, o One 80 Hostel, convenientemente situado em Alexanderplatz, oferece uma decoração especialmente cuidada e propõe quartos duplos ou partilhados desde 15 euros.

Um dos dormitórios do One 80 Hostel de Berlim.
Na caríssima Nova Iorque, o NY Moore Hostel dá-nos espaço de manobra. Gerido e criado por três irmãos – e passageiros frequentes – localiza-se em East Williamsburg, Brooklyn, disponibiliza quartos privados e partilhados a partir de 35 euros.
Em Pequim, o Peking Yard Hostel ocupa um espaçoso pátio da dinastia Qing e possui um bonito jardim. Tem quartos duplos ou partilhados desde 15 euros.
Na Cidade do México, o criativo e sempre acertado Grupo Habita propõe o Downtown Beds, um hostel localizado nas traseiras do Hotel Downtown, um antigo palácio colonial do século XVII. O bar no terraço é o local perfeito para terminar o seu dia no centro histórico. A estadia custa a partir de 12 euros.
No nosso país vizinho, Espanha, a maioria dos poshtels estão em Barcelona, onde o alojamento barato e de design cuidado é quase uma exigência. Um bom exemplo é a Casa Gracia Hostel, que a partir de 20 euros disponibiliza pequeno-almoço gratuito, cozinha, internet e sala de estar no Paseo de Gracia. Com uma decoração cuidada, pode optar por diversos tipos de quartos (suites ou por dormitórios partilhados para até 5 pessoas) e usufruir do seu grande pátio. Em Madrid, o U Hostel foi o primeiro hostel de luxo a nascer no centro da cidade, e está situado num antigo palacete de cinco pisos na Calle Sagasta, com quartos individuais, duplos e partilhados (até 12 pessoas), desde 12 euros.
Em Portugal existem vários e dois deles integram mesmo o top 10 dos melhores do mundo. O The Independente Hostel & Suites, localizado entre o Príncipe Real e o Bairro Alto, resulta da reabilitação de um palacete centenário: decorado ao estilo Art Deco, pé direito alto, madeiras trabalhadas no teto e nas paredes, grandes janelas e 90 camas distribuídas por 11 quartos amplos, com preços a partir de 11 euros. Os hóspedes que optem por uma estadia mais privada, têm ao seu dispor quatro suites muito especiais, com terraços privados com vista sobre o Tejo e o centro histórico da cidade. Ainda em Lisboa, pode optar pelo Travellers House, localizado em plena Rua Augusta, promete aos seus hóspedes uma experiência única e confortável, onde terão acesso à cozinha e pequeno almoço incluído, a partir de 12 euros.

Um dos espaços comuns do Travellers House de Lisboa.
No Porto destacamos o Tattva Design Hostel. Os edifícios renovados e classificados como “Património Mundial” deste hostel premiado apresentam quartos espaçosos decorados com cuidado. Soberbamente localizado na baixa do Porto, permite que os seus hóspedes usufruam de pequeno-almoço gratuito, cozinha e wi-fi gratuita em todas as suas instalações, com preços que começam nos 15 euros.
Outros poshtels a destacar em Portugal? Rume a Coimbra e instale-se no Serenata Hostel, localizado junto à Sé Velha, com preços a partir de 14 euros. Em Aveiro opte pelo Aveiro Rossio Hostel, onde desfrutará das suas instalações descontraídas e bem decoradas a partir de 16 euros por noite.