Novos Ford S-MAX e Ford Galaxy

Imagine que o seu carro consegue ler os sinais de trânsito por si e adaptar-se sozinho aos limites de velocidade. Tudo isto já é uma realidade no novo Ford S-MAX e no Ford Galaxy.

“Os condutores nem sempre têm consciência de que estão a circular a uma velocidade superior à máxima estabelecida por lei, e muitas vezes só se apercebem deste facto quando são multados”. Soa-lhe familiar? O supervisor de Segurança Ativa da Ford Europa, Stefan Kappes, acertou em cheio nestas declarações proferidas há alguns meses, e logo depois apresentou solução: “O Limitador Inteligente de Velocidade da Ford pode eliminar um dos maiores fatores de stress para os condutores, ajudando-os a manter-se dentro dos limites legais de velocidade”.

Este sistema revolucionário desenvolvido pela Ford já é uma realidade presente nos novos Ford S-MAX e Ford Galaxy, dois monovolumes espaçosos e dinâmicos da marca.

S-MAXIntelligentSpeedLimiter

O seu carro fá-lo por si

Primeiro surgiu o controlo de velocidade de cruzeiro, um sistema que regula automaticamente o acelerador para que o veículo circule a velocidade programada constante. Depois veio o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, que além do descrito, mantém a distância de segurança adequada do veículo que nos precede, e inclusivamente pode travar o carro quando for necessário. Estes são indiscutivelmente grandes avanços no mundo automóvel, mas ainda assim coloca-se a questão: o que acontece quando passamos para outro troço de estrada onde a velocidade máxima permitida é menor e não nos damos conta?

A Ford dá mais um passo em frente com o Limitador Inteligente de Velocidade, que nos dá resposta e solução para este problema: quando o ativa através do botão localizado no volante do seu novo Ford S-MAX ou Ford Galaxy, se estiver a circular numa autoestrada com limite de velocidade de 120 km/h o sistema mantém-na, mas assim que aparece um sinal com limite inferior, por exemplo, 90 km/h, reduz automática e suavemente até esse valor. Quando o limite legal volta a aumentar, o sistema permite que o condutor acelere até a velocidade anterior, mas sem exceder o novo limite. Isto é possível graças a uma câmara que consegue ler os sinais de trânsito: o sistema interpreta as informações que capta adequado a velocidade do carro à legal em cada momento e cada troço de estrada.

FordGalaxy2015_Titanium_05

Para que o Limitador Inteligente de Velocidade continue a funcionar de forma eficiente em troços mais longos e com poucos sinais, está associado ao sistema de navegação por GPS e à base de dados de limites de velocidade. O sistema responde entre os 30 e os 300 km/h, sendo por isso eficaz em todas as autoestradas e estradas do mundo. Esqueça de uma vez os radares!

Descubra mais sobre o novo Ford S-MAX aqui Configure aqui o seu Ford Faça aqui o download do seu catálogo