Ford GT

Vamos apresentar-lhe um veículo para o qual não conseguimos encontrar adjetivos suficientes para descrever, um verdadeiro supercarro: o Novo Ford GT. Uma versão arrojada e radical de um ícone desportivo que muda por completo os padrões de inovação, aerodinámica, tecnologia e motores de veículos de alto desempenho.

 

Entre agora e 2020, a Ford vai lançar 12 veículos de alta performance: o Ford Focus RS, o F-150 Raptor e o Shelby GT350, entre outros. A esta lista premium definida como Ford Performance junta-se agora o Novo Ford GT, que vai começar a ser produzido no final de 2016, mesmo a tempo de celebrar o  pódio completo que a gama GT conquistou na edição de 1966 da 24 horas de Les Mans. A motivação deste 50º aniversário foi resumida numa frase de Mark Fields, presidente e director geral da Ford: “Somos apaixonados pela inovação, e manifestamo-lo através da competição e criação de veículos que façam os corações das pessoas bater mais forte”.

Um desportivo que desafia todos os limites

50 anos, os pilotos Chris Amon e Bruce McLaren subiam ao pódio da 24h de Le Mans, o circuito mítico, um dos mais duros e exigentes do mundo. Chegaram ao sucesso ao volante de um Ford GT 40, um dos desportivos mais espetaculares da época. GT de Gran Turismo, 40 pelo seu perfil rebaixado (apenas 40 polegadas, pouco mais de um metro no total). Um veículo colado ao asfalto capaz de pulverizar o cronómetro nas pista, como demonstrariam os três anos seguintes, ganhando sucessivamente das 24 Horas de Le Mans.

A Ford ressuscita agora o seu Ford GT, um desportivo de olhos postos no futuro, mas que mantém os atributos clássicos do mito que o precede. Extremamente baixo e com linhas bem marcadas, espetaculares e agressivas, foi desenhado num estúdio secreto nos arredores de Michigan, e não foi revelado até que os responsáveis pela sua concepção não chegaram à silhueta perfeita.

Chegará em 2017, e será simultáneamente um super-desportivo e uma mostra de inovação tecnológica: o chassis e o subchassis contêm fibra de carbono combinada com múltiplas peças de alumínio, o resultado é um veículo leve e extremamente resistente. Além disso, herda a experiência de competição da Ford, com um spoiler traseiro ativo que se adapta segundo a velocidade para oferecer maior carga aerodinámica. Resumindo: o Ford GT continua colado ao asfalto.

Mas mais espetacular é o seu coração: o novo motor EcoBoost V6 Twin Turbo tem 3,5 litros e 600 CV de potência, acompanhado por uma caixa de velocidades de embraiagem dupla e sete velocidades. Ocupa uma posição central e transfere potência às rodas traseira. De qualquer maneira, distribui de forma simétrica o peso, o que se traduz num comportamento impresionante que o converte num devorador de circuitos de corridas.

Três características impactantes que fazem com que a sua imaginação corra sobre rodas

Ford-GT

O novo Ford GT possui três características que se integram num design cuidado, chassis que transmite beleza em cada ângulo e modernidade. Um  carro desportivo de altíssima gama que nos deixará até 2016 a roer as unhas. O impacto é tal que foi apresentado no Salão de Detroit por Raj Nair, vicepresidente de Desenvolvimento Global de Produto da Ford, que o descreveu como a “derradeira definição de um super-carro para entusiastas”. Falamos-lhe sobre este trio inovador:

  1. motor EcoBoost mais potente alguma vez fabricado: um V6 biturbo de 3.5 litros de mais de 600 CV. Este motor vai trazer uma transmissão de embraiagem dupla de sete velocidades que permite mudanças de velocidade quase instantânios e um controlo de condução brilhante.
  2. Materiais ultra-leves como fibra de carbono e alumínio que proporcionam aceleração de competição e condução mais eficiente. Componentes de última geração contribuem para o novo GT tenha uma das melhores relações peso/potência entre todos os carros fabricados em série.
  3. Tecnologias exclusivas dos veículos de elite, como a inovação aerodinámica ativa graças a um spoiler traseiro retrátil ou o SYNC 3, a versão mais avançada do sistema de conectividade Ford.

Regresso a Le Mans em 2016, no 50º aniversário da sua primeira vitória

FORD-GT_LE_MANS

A Ford anunciou que no próximo ano voltará a participar com o Novo Ford GT nas 24 horas de Le Mans. E esta participação vai coincidir com o 50º aniversário da primeira vitória do GT40 na mítica corrida de resistência francesa, modelo que se lançou à aventura numa competição até então desconhecida pela marca, e na qual não só foi o vencedor, como conquistou os três lugares do pódio. Além disso, acabaria por repetir este triunfo nas três edições seguintes.

Vai competir enquadrado na categoria Le Mans GT Resistência, denominada LM GTE Pro. Antes, para preparar a sua “re-estreia” em Le Mans, vai participar em todas as provas do Campeonato Mundial de Resistência da FIA e no Campeonato TUDOR United SportCars. A sua estreia será na Rolex 24 em Daytona, Florida. Prevê-se que na data francesa participem  duas equipas, ambas suportadas pela equipa Chip Ganassi Racing com Felix Sabates (CGRFS), e que cada equipa conte com dois carros, ou seja, vão competir até quatro veículos.

Para o desenvolvimento deste versão de competição, a Ford contou com a colaboração de grande marcas especializadas em circuito, como Multimatic Motorsports, Castrol, Michelin, Forza Motorsport, Sparco, Brembo e CGRFS. Tudo está preparado para devolver o Ford GT ao lugar que lhe corresponde: o mais alto do pódio.

Descubra aqui o Novo Ford GT Descarregue aqui o seu catálogo Clique aqui para configurar o seu Ford