Viagens

Viajar pelo Douro vai surpreendê-lo. Uma paisagem única e singular está a sua espera com divertidas e exclusivas experiências. Aproveite a ocasião para fazer um cruzeiro pelo rio, uma viagem de comboio a vapor, passear a cavalo, conhecer os segredos do vinho do Porto e contemplar inolvidáveis vistas desde os mais diferentes recantos. A oferta gastronómica e de hospedagem vão superar as suas expectativas.

O Douro guarda uma riqueza paisagística, cultural e vinícola inigualável. Esta região, Património da Humanidade da Unesco, é habitada por pessoas apaixonadas pela sua terra que sabem acolher muito bem aos turistas. Vão acolhê-lo de braços abertos e com eles vai (re)aprender valorizar o ambiente e uma paisagem única com gentes e com produtos também únicos. Entre no seu Ford, vamos fazer-nos à estrada.

Um rio repleto de encanto, história e modernidade

O vinho do Porto é mundialmente conhecido mas não só vai encontrar vinho nesta região. Tudo gira à volta do Douro, um dos rios que atravessam as terras da zona norte de Portugal. Por isso, nada melhor que conhecer a zona a navegar pelas suas águas. Uma opção é chegar de carro até Porto e lá trocar o seu Ford por um dos barcos para ir até Pinhão. Pequeno- almoço e comida a bordo para desfrutar de uma preciosa paisagem e ser surpreendido, a passagem pelas barragens que salvam o desnível do Douro. Vai sentir-se a subir e descer de nível no barco (segundo esteja a fazer a subida ou a baixada) e vai ficar maravilhado.

Vista do Douro em Pinhão

Vista do Douro em Pinhão

Faça na Régua a sua primeira paragem, para conhecer melhor a capital da região vinícola de onde saíam e chegavam os barcos que transportavam o vinho do Porto até Vila Nova de Gaia, onde depois envelheceria tranquilamente nas caves. Esta é uma zona de casas senhoriais, grandes quintas produtoras de vinho e palácios; muitos destes lugares estão abertos ao público e podem ser visitados.  Recomendamos ir de Régua até Pinhão no histórico comboio a vapor onde vai viajar até o passado. Um percurso à beira rio no meio de uma preciosa paisagem. Cinco carruagens de madeira e diversão assegurada na viagem por grupos musicais vestidos com roupas de época a cantar canções regionais do Douro farão com que se sinta a viajar no tempo.

O comboio chega até a estação do Tua mas em Pinhão há muito que fazer, como contemplar 25 fantásticos painéis de azulejos. Entre as experiências mais exclusivas do Douro está a possibilidade de ter uma das suas quintas mais antigas e românticas da zona só para si, onde poderá comer com os seus amigos ou família, visitar a adega, passear entre as vinhas ou nadar e desfrutar na piscina. Falamos da Quinta do Bom Retiro, propriedade da Casa Ramos Pinto desde 1919, onde vai poder comer num ambiente elegante na esplanada principal da casa ou na sala interior. Cabrito ou bacalhau assados sãos as suas especialidades.

O vale do Douro perto da Régua

O vale do Douro perto da Régua

Perca-se também na Quinta de Foz Torto, um projeto muito especial do Douro que nasceu há alguns anos do desejo de um ex informático de Lisboa de produzir o seu próprio vinho. Hoje esta quinta é um local único e o seu dono, Abílio Tavares da Silva, vai acompanhá-lo numa inolvidável visita que termina num piquenique em baixo da oliveira, a degustar produtos locais.

Para conhecer estas terras e vinhas de uma forma diferente, opte por um passeio a cavalo e rume a miradouros fascinantes. Também poderá ser apicultor por um dia e descobrir a vida cativante das abelhas. Vai encontrar muitas das atividades mais exclusivas em altodouro.com, uma rede que agrega a oferta de experiências na região.

Comer e dormir com requinte

Mime-se, opte por um alojamento luxuoso, o hotel The Vintage House em Pinhão continua a ser um dos lugares mais emblemáticos da zona, e ocupa uma localização invejável. Um hotel de luxo de cinco estrelas que faz parte de uma antiga herdade do século XVII totalmente remodelado. Se optar por ele, vai dormir entre os vinhedos.

A propriedade Quinta Nova da Nossa Senhora do Carmo esconde magníficas vistas sobre o rio e as vinhas. Integrando o património da família Amorim, esta herdade ganhou vários prémios em projetos de enoturismo pela qualidade do alojamento e dos vinhos. Pode jantar no restaurante da herdade, Conceitus Winery, uma cozinha tradicional com um toque moderno.

Se procura um espaço onde relaxar a sua mente e o seu corpo pode ficar no Aquapura Douro Valley ou no Douro Royal Valley; os dois disponibilizam uma grande oferta de tratamentos nos seus SPAs, além de vistas ímpares.

Paisagem do Douro no PortoPara almoçar, na estrada que une a Régua com Pinhão, não pode deixar de visitar o restaurante DOC, que apesar de aconchegado numa paisagem de vinhas e socalcos, surpreende por ser um edifício de arquitetura moderna. Tem a assinatura de um dos chefs mais respeitados de Portugal: Rui Paula. Para os apaixonados da carne, aconselhamos pratos de caça com castanhas e cogumelos silvestres e quem prefere peixe, polvo ou bacalhau são as especialidades. Todos os pratos têm uma fantástica presentação e inovam com os produtos tradicionais da comida portuguesa.

E na Régua pode optar pelo Castas e Pratos, um restaurante instalado num velho armazém de madeira, completamente remodelado, que um dia fez parte da estação de comboio. Uma ementa variada que inclui tapas e pratos para todos os gostos.

O melhor do Douro é que mesmo ouça falar muito bem da zona e veja muitas fotos antes, estar lá será sempre um experiência única. Atreva-se a fazer parte desta paisagem.

Qual o Ford ideal para esta viagem? Peça aqui o seu Test Drive Descarregue aqui o seu catálogo Clique aqui para configurar o seu Ford