Aventure-se em Cáceres e descubra a sua gastronomia premiada

Escapada Gastronómica

Quer cruzar a fronteira e ser chef por um dia com a ajuda de um dos chefs mais importantes da cidade de Cáceres, Espanha? Atreve-se a enfrentar os fogões? Este outono não se vai aborrecer na atual capital da gastronomia do nosso país vizinho, onde poderá saborear pratos deliciosos e desfrutar de uma cidade cheia de história. De que está à espera para subir ao seu Ford e descobrir Cáceres?

Só um bom prato de presunto ibérico estremenho e outro de queijo Torta del Casar justificam percorrer os quilómetros que separam Cáceres da fronteira portuguesa ao volante do seu Ford, para degustar estes manjares no seu lugar de origem, onde sabem ainda melhor. Mas Cáceres é muito mais: detentora de uma gastronomia rica e variada, constitui um dos patrimónios monumentais mais impressionantes do nosso país vizinho. Isto sem nos esquecermos das suas gentes e do seu sotaque inconfundível.

Como capital da gastronomia espanhola em 2015, esta cidade da Estremadura espanhola tem para lhe oferecer divertidos planos inesquecíveis para desfrutar a dois, com amigos ou em família. Há propostas para todos, só precisa de levar consigo boa disposição e vontade de comer para não perder nenhum dos sabores. Não se preocupe com o seu Ford, assim que chegar à cidade poderá deixá-lo bem estacionado fora do centro histórico (a que só têm acesso em carro os residentes) ou num dos estacionamentos públicos. No centro não vai precisar dele para se deslocar, é uma cidade ideal para descobrir a pé.caceres-ok-2

Os locais certos para refeições inesquecíveis

Para começar, que tal umas tapas no centro histórico? Todos os meses é organizada uma rota pelos principais locais que oferecem tapas elaboradas com um determinado produto. Em outubro, o queijo Torta del Casar, em novembro o cordeiro e a vitela estremenha, em dezembro o presunto ibérico de Dehesa. Qual é a sua favorita? No La Minerva prove os hambúrgueres de rabo de touro ou o arroz crocante de patatera ibérica e gambas. E no Hornos 25 vai poder encontrar pratos modernos como o carpaccio de atum vermelho com vinagreta e outros mais locais como a patatera com mel, ovo frito e queijo emmental. Outra proposta que lhe vai agradar são as tapas do Bouquet, no qual recomendamos que prove o lombo de porco com molho de figos ou os secretos ibéricos com xarope de alcaçuz.

Mas se não quer optar por tapas não se preocupe: não vai passar fome, muito pelo contrário. Não faltam restaurantes nesta cidade para todos os gostos e bolsos. Se procura uma experiência única e pode dar-se ao luxo de ceder a um capricho, não deixe de visitar o Atrio, onde José Polo e Toño Pérez conquistaram duas estrelas Michelin. Sugerimos-lhe alguns pratos que vão conquistar o seu paladar: couratos agridoces de porco ibérico, bolo negro de calamares, lagostins com pão de algas, pancetta ibérica em tempura com causa peruana e amaranto.

Outra opção mais económica mas igualmente deliciosa é o Oquendo, muito frequentado pelos habitantes locais, onde se encontra o popular cozinheiro Juanma Zamorano. Toda a carta é recomendável mas não deixe de provar o revuelto especial da casa, com camarões com cebolada e cogumelos.

E se quer algo realmente diferente, deixe-se seduzir por algumas das propostas da organização de Cáceres, Capital Espanhola da Gastronomia. Tem muitas escolhas à sua disposição: poderá ordenhar uma cabra e confeccionar o seu próprio queijo, ir a jantares clandestinos em lugares únicos e misteriosos, fazer um safari 4×4 acompanhado de um piquenique campestre com produtos estremenhos ou aprender a cortar presunto com um profissional. Igualmente divertido será colocar um avental e cozinhar um menu completo com produtos de Denominação de Origem Controlada estremenhos, que são muitos, entre eles o presunto ibérico, o Torta del Casar, o pimentão de la Vera, ou a vitela e o cordeiro. Tremendamente apetecível, não lhe parece? Consulte o site www.cacerescapitaldelagastronomia.es e descubra todas as experiências slowfood que tem à sua disposição; faça a sua escolha.caceres-ok

Café, sobremesa e cama

Depois de tanto comer pode aproveitar para relaxar no La Traviata, bebendo um café ou um digestivo num local que lhe oferece a possibilidade de contemplar esculturas ou fotografias de artistas estremenhos. E não deixe de dar um passeio no interior das muralhas de Cáceres e contemplar os muitos edifícios que vai encontrando pelo caminho, em especial na Plaza de Santa María. Lembre-se que o centro histórico da cidade é Património da Humanidade desde 1986: a sua excepcionalidade vai surpreendê-lo. Se quer aproveitar a diversão noturna, rume até à Calle Pizarro, onde estão sítios como o café-bar La Habana, María Mandiles ou o Bulevar-Belle Art. Diz-se que a noite de Cáceres é uma das melhores de Espanha!

Também não terá qualquer dificuldade em escolher sítios onde dormir. Se quer viver uma experiência diferente recomendamos-lhe que opte pela hospedaria Real Monasterio de Guadalupe, um emblemático mosteiro gótico. E se referimos o Atrio como um restaurante a não perder, pode também juntá-lo à lista de hotéis porque é um dos alojamentos mais representativos de Cáceres. Estrategicamente localizado, é um hotel moderno, com um entorno monumental onde a gastronomia é a verdadeira protagonista.

De que está à espera para se deixar seduzir por Cáceres?

Qual o Ford ideal para esta viagem? Peça aqui o seu Test Drive Descarregue aqui o seu catálogo Clique aqui para configurar o seu Ford