Novo Ford Edge, o colosso ‘Made in USA’ chega à Europa

Edge

O Novo Ford Edge é um SUV premium que oferece o melhor de um veículo de luxo e as qualidades de um todo-o-terreno. Mas uma outra característica vai cativá-lo antes de entrar no carro em si: o seu design imponente. Estivemos frente a frente com este titã e contamos-lhe tudo.

A nossa missão que converte-nos na inveja dos restantes mortais: estivemos frente a frente com o Novo Ford Edge, um SUV que viu crescer a expectativa da sua chegada há alguns meses quando nos mostraram as suas primeiras imagens até que hoje, por fim, o temos à nossa frente.

A primeira característica que nos deixa de boca aberta é o seu design. A linha curva do teto dá-lhe o perfil dinâmico de um coupé e a dianteira, com a sua grande grelha hexagonal, flanqueada pelos seus faróis rasgados resulta numa expressão agressiva e poderosa, com um toque elegante que deixa claro que estamos perante uma criação muito especial. O Novo Ford Edge transpira dinamismo em todas os ângulos da sua carroçaria imponente de indubitável aspeto Premium. Mas deixemo-nos de conversas: chegou a hora de nos sentarmos ao volante.

New_Ford_Edge_Titanium_09

A tecnologia de amanhã, hoje

O primeiro que nos surpreende ao entrarmos no habitáculo é o seu ambiente, luxuoso e desportivo em igual medida. Estamos rodeados por superfícies macias e cromadas, todas com sensação, aspecto e toque premium. O espaço é incrível, também para os passageiros dos lugares traseiros. É um carro que convida a viajar, por mais longo que seja o trajeto a percorrer, em comodidade máxima. Ao mesmo tempo, os assentos adaptam-se na perfeição ao corpo, com o posto de comando orientado para nós como num desportivo.

A sua tecnologia avançada destaca-se desde que prime o botão de arranque e gira o volante pela primeira vez. A direção adaptativa é tão inteligente que se ajusta aos nossos desejos: a velocidades reduzidas, como por exemplo ao estacionar, chega onde quer com menor número de voltas do volante, reduzindo o ângulo de viragem e facilitando as manobras em espaços reduzidos. Quando se lança à estrada e aumenta a velocidade, a relação de viragem adopta automaticamente valores mais firmes para proporcionar comodidade e segurança com uma condução muito precisa.

O sistema Ford SYNC 2 permite-lhe continuar conectado enquanto conduz, e controlar a música, o telefone, o sistema de navegação e climatização mediante ordens de voz muito intuitivas, como se falasse com um companheiro de viagem. Se preferir, pode manejá-lo através do ecrã táctil a cores, de oito polegadas. Damos-lhe um exemplo: se quer que lhe apresente uma lista de restaurantes próximos, só tem que dizer ao Ford Edge: “tenho fome”. Para sua surpresa, vai poder aceder ao guia Michelin que o ajudará a escolher e reservar uma mesa no seu local preferido. Além disso, a ligação à Internet é total, inclusivamente superior à que tem em casa ou no escritório: dispõe de Wi-Fi mediante pontos de acesso com um modem USB. E o serviço de assistência da Ford ligará automaticamente para os serviços de emergência em caso de urgência.

Edge-joins-the-increasingly-popular-Ford-Kuga-_family-sized_-SUV-and-EcoSport-compact-SUV-to-complete-Ford_s-three-car-SUV-line-up

Desfrutar em segurança, também no inverno

O seu sistema inteligente de tração às quatro rodas (AWD) determina a aderência, estabilidade em curvas e capacidade de resposta que necessita em estrada, qualquer que seja o estado da mesma, como por exemplo se o asfalto está molhado, seco ou gelado; pode ainda viajar sobre diversos tipos de piso como neve, terra ou gravilha. Com a sua tecnologia avançada envia mais potência ao eixo dianteiro ou traseiro segundo a situação assim o exija. É indiferente se está a circular em autoestrada ou em estrada de montanha: a aderência e o equilíbrio que sente é absoluto.

Nós, seres humanos, temos dois olhos. Isso já não é um problema, porque o Novo Ford Edge tem visão panorâmica graças a uma pequena câmara que permite ver muito mais além: agora pode detetar outros veículos, ciclistas ou peões que se aproximam em qualquer lado. Nem seria preciso referir como tudo isto ajuda o estacionamento, por muito estreito que seja o espaço. Os espelhos retrovisores também têm visão de lince: o sistema de informação do ângulo morto (BLIS) ajuda a mudar de faixa com maior segurança graças a sensores de radar que exploram ambos os lados do veículo, em toda a sua extensão. Se detetam um veículo que parecia ter escapado do campo de visão, acende-se uma luz laranja no espelho retrovisor correspondente para avisar.

O Novo Ford Edge não protege apenas o condutor: protege também as pessoas que o rodeiam. O assistente de pré-colisão com detecção de peões avisa-o na estrada (também para objetos grandes) quando estes poderiam cruzar-se na nossa trajetória, avisando-nos da sua preseno responder,o da sua presenndo poderiam cruzar-se na nossa trajet para avisar.s de radar que exploram ambos os lados do vea otalça. Se não responder adequadamente, o sistema ativa os travões automaticamente.

New_Ford_Edge_Titanium_14

Nunca o conceito ‘premium’ esteve tão ligado ao conforto

Outra coisa que surpreende ao volante do novo Ford Edge é o seu incrível silêncio em marcha: o controlo ativo de ruído consegue anular qualquer ruído indesejado no habitáculo. Uma tecnologia que parece ter saído de um filme de ficção científica, mas que para a Ford é real: os microfones detetam e medem determinadas ondas de som, e uma unidade de controlo pode separar os sons que deseja ouvir, como as conversas ou música, do ruído indesejado. Posteriormente, o sistema cria um ruído branco inaudível que suprime qualquer incómodo e proporciona uma sensação de verdadeira tranquilidade ao volante.

Entre os muitos pontos positivos importantes do Novo Ford Edge, destacamos o facto de estar patente a sua condição ‘premium’ inclusivamente quando não está dentro dele: fazemos uma pequena paragem para compras e quando nos aproximamos da porta traseira com as mãos cheias de sacos, só temos que passar o pé por debaixo do para-choques para que este se abra como que por magia.

E voltamos outra vez para o seu cómodo interior. A temperatura exterior baixou uns quantos graus, mas onde estamos nem damos por isso. Os assentos de pele dianteiros dispõem de aquecimento e refrigeração integrada. O volante também é aquecido, e podemos assegurar-lhe que conduzir assim é um prazer.

Chegamos por fim ao nosso destino e estacionamos comodamente e em tempo record. Melhor dizendo, o Ford Edge fá-lo por si: o sistema de assistência ativa ao estacionamento utiliza uma combinação de diversas tecnologias e não só estaciona automaticamente o carro em paralelo: também ajuda a sair do lugar. Na verdade, não nos importávamos de voltar a estacionar e dar mais uma volta.

A verdade é que conduzir o Novo Ford Edge é uma experiência única que nunca vai querer que termine.

FordEdge(1)

Descubra aqui o Novo Ford Edge

Descarregue aqui o seu catálogo

Clique aqui para configurar o seu Ford