Escapada

Famosa pelos seus lençóis de neve no inverno, a Serra da Estrela conta com uma pequena estância de neve e disponibiliza inúmeras atividades de inverno para toda a família, como trenós e donuts. Uma surpresa constante que não vai desapontar ninguém, conta com uma oferta gastronómica deliciosa. entre no seu Ford e redescubra a Serra da Estrela!

Com a chegada da neve, a Serra da Estrela ganha outro encanto. É o ponto mais alto de Portugal Continental, atingindo quase 2000 metros de altitude, dos quais se pode vislumbrar uma fabulosa paisagem coberta por um manto branco. Nesta zona encontramos muito mais do que poderíamos pensar: atividades divertidas, gastronomia ímpar e a cultura beirã, uma relíquia portuguesa por vezes algo esquecida. Importante é destacar também o seu Parque Natural, uma zona de mais de cem mil hectares rica em inúmeras espécies.

Planos e mais planos

O nosso percurso pela região pode começar em Seia onde se encontra o Museu do Pão, um verdadeiro caso de sucesso em Portugal. Os mais novos podem observar o ciclo do pão e o seu processo de produção, manipular a própria farinha, aliando a componente pedagógica à lúdica. Uma atividade que diverte miúdos e graúdos. Ainda em Seia pode encontrar o Museu do Brinquedo onde estão mais de 4500 peças de Portugal e do mundo, do passado e do presente.

Neve na Serra da Estrela

Serra da Estrela coberta de neve. Foto: Visit Centro de Portugal

Se gosta de sentir a neve de perto e de experimentar coisas novas, a estação de esqui Serra da Estrela é o local perfeito para se iniciar nos desportos de neve. Localizada na Torre (o ponto mais elevado de Portugal continental), conta com nove pistas de dificuldade variável. Dispõe de todas as infraestruturas para a prática de desportos de inverno, bem como serviços de aluguer de material, aulas individuais ou de grupo e vários tipos de forfait. Além do esqui, os trenós e os donuts são as atividades mais procuradas pelos visitantes.

Quem não se quer aventurar nos desportos de neve pode rumar à Torre para aproveitar a vista. Para chegarmos à Torre podemos optar por uma estrada mais montanhosa que passa pelo Sabugueiro e pela Lagoa Comprida, ou por outra que nos leva a diversas aldeias de montanha como Lapa dos Dinheiros, Sazes da Beira e Valezim. A Lagoa Comprida é uma paragem imperdível. É a maior lagoa da serra e tem origem glaciar. A sua forma é fruto de fenómenos geológicos e climatéricos verificados ao longo de séculos.

Atividade de inverno na Serra da Estrela

Atividade de inverno na Serra da Estrela. Foto: Visit Centro de Portugal

E perto da Torre, em Manteigas, situa-se o Skiparque, que oferece grande variedade de desportos radicais e uma pista com neve artificial onde se pode esquiar ou praticar snowboard em qualquer época do ano.

Além dos desportos de neve os passeios pedestres pela serra, de todo-o-terreno ou de BTT são outras alternativas a considerar para praticar em família. Existem programas com uma duração de um dia que incluem até escalada, rapel, slide ou canoagem.

Um salto às aldeias históricas

Num raio máximo de 100 km a partir da Covilhã (localidade situada na vertente sudeste da serra) encontram-se as 12 localidades históricas de raízes medievais que fazem parte do projeto das Aldeias Históricas de Portugal. São pequenos tesouros de História, património, cultura e tradição. Mais perto da Covilhã fica Belmonte, Sortelha, Piódão e Castelo Novo. Vale a pena ir até Belmonte, a vila que viu nascer o descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral. É a última comunidade cripto-judaica peninsular, cujas primeiras referências remontam ao século XIII. Ainda hoje Belmonte tem uma sinagoga, um rabino e um cemitério próprio.  E se quer desfrutar verdadeiramente da paz e silêncio tão característicos desta zona, não pode acabar a viagem por esta região sem passar por Sortelha, uma pequena povoação que manteve a sua traça medieval.

Aldeia Histórica de Portugal - Castelo Mendo

Aldeia Histórica de Portugal. Foto: Visit Centro de Portugal

Em Piódão destacam-se as casas de xisto reconstruídas na encosta da serra dispostas como um presépio e a Igreja Matriz pintada de branco. Um percurso pedestre circular com cerca de 7 kms entre Piódão-Foz d’Égua-Chãs d’Égua vai surpreendê-lo graças a um altar de grandes dimensões do outro lado do vale.

 Comer e dormir na Serra da Estrela

Uma delícia gastronómica que se encontra um pouco por toda a Serra da Estrela é o queijo que tem o mesmo nome. Este produto certificado nacional é um queijo de ovelha curado de fabrico artesanal, de textura amanteigada. Diz-se que o melhor de todos é o produzido em Mareco. Mas nem tudo é queijo na Serra da Estrela. Não se pode deixar de experimentar o arroz de carqueja, a lampreia e o bucho de porco do Fundão, os pratos de cabrito e borrego, e os enchidos.

Em toda a serra come-se muito e bem. Sugerimos A Cascata (Manteigas), especialista em pratos de cabrito, o Museu do Pão (Seia) e os menus de almoço do seu restaurante muito completos e o Mário (Fundão) onde se pode provar a sopa de feijão beirã, cabrito assado ou arroz de carqueja.

Se prefere optar por algo acolhedor e discreto em termos de alojamento, os Chalés de Montanha são uma boa opção. Proporcionam o maior conforto num espaço que se aproxima dos elementos de arquitetura tradicional da serra, conciliando-os com as mais modernas técnicas de construção.

Casa das Penhas Douradas

Casa das Penhas Douradas. Foto Visit Centro de Portugal

A Casa das Penhas Douradas – Design Hotel e SPA é um espaço reservado ao turismo de natureza em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Tem na sua génese preocupações ambientais, patentes no tipo de materiais escolhidos para a construção e decoração. E o Vale do Rossim Eco Resort oferece espaços confortáveis entre as quais as originais “yurts” – cabanas originais e acolhedoras de origem mongol. Uma verdadeira surpresa para os mais pequenos.

Desfrute da Serra da Estrela em família!

Qual o Ford ideal para esta viagem? Peça aqui o seu Test Drive Descarregue aqui o seu catálogo Clique aqui para configurar o seu Ford