Os hotéis cubo são nova grande tendência em alojamentos premium. Apostam no design moderno enquanto lhe permitem estar em contacto com a natureza. Descubra os melhores de Portugal e Espanha.
Dos hotéis cubo do nosso país como o fabuloso Pedras Salgadas em Vila Pouca de Aguiar e o sempre surpreendente Areias do Seixo em A-Dos-Cunhados, a outros localizados no nosso país vizinho como o premiado Aire de Bardenas em Bardenas Reales de Navarra, onde no verão passado se ergueram as bolhas de desenhadas pelo francês Pierre Stephane Dumas, ou o Consolación em Matarraña, Teruel com uma ermida e quartos em frente ao bosque, juntam-se outros em províncias espanholas como Alicante, Huesca, Álava e Astúrias, que nos convidam a desfrutar da natureza, da arquitetura e do design. Entre no seu Ford e siga viagem.
Pedras Salgadas (Vila Real, Portugal)

Pedras Salgadas
Este resort de quatro estrelas localizado no norte do nosso país ergue-se no coração do Parque das Pedras Salgadas, em Vila Pouca de Aguiar, entre Vila Real e Chaves. Um parque de 20 hectares, atravessados por oito quilómetros de estradas, foi outrora zona de refúgio e descanso da realeza. Hoje a água e a natureza são os grandes atrativos deste spa com quartos integrados em cabanas ecológicas desenhadas pelo arquiteto Luís Rebelo Andrade, modernas por dentro e por fora. Além de um espaçoso alpendre e decoração moderna, cada casa conta com uma cozinha equipada. E para os que preferem dormir nas alturas, as casas-árvore foram desenhadas pela empresa Modular System e são todas de madeira para se integrarem ainda melhor na paisagem. Todas têm duas janelas, uma virada para o parque e outra para observar as estrelas, casa de banho, cozinha, cama dupla e sofá. Um verdadeiro espetáculo enriquecido pelo spa renovado pelo prémio Pritzker de arquitetura Álvaro Siza Vieira e pelo restaurante especializado em gastronomia transmontana.
Areias do Seixo (Torres Vedras, Portugal)
O mais próximo de Lisboa, neste hotel prima a consciência ambiental: tenta ao máximo provocar o mínimo impacte possível. Design cuidado, gosto refinado, sofisticação e originalidade são os seus cartões de visita. Todos os quartos são diferentes, e na decoração utilizaram-se materiais e árvores caídos no temporal de 2009. Conta com uma iluminação muito especial quando cai a noite; tem vistas para o Atlântico e para as dunas da praia de Santa Cruz, e os seus espaços exteriores têm anotações românticas e étnicas. O spa de inspiração árabe, o restaurante com as suas grandes janelas e as banheiras fazem deste hotel um dos mais especiais de Portugal. No departamento gastronómico são de destacar os legumes, os chás, azeites, vinhos e ervas aromáticas da sua horta biológica. O “EcoClock “ é um relógio que permite conhecer em tempo real os consumos de eletricidade, gás e água que estão a efetuar-se no hotel.

Areias do Seixo
Vivood Landscape Hotel (Alicante)
Integrado no bosque mediterrânico do Valle de Guadalest, conta com 25 suites; um dos pontos fortes deste hotel só para adultos é o facto de propor um “hotel paisagem” com janelas panorâmicas em cada suite, com as serras de Aitana, La Serrella e Xortá como pano de fundo. Perfeitamente integrado na natureza circundante, respeita o meio ambiente e integra uma propriedade de 84 mil metros quadrados. Nos quartos, design, silêncio e vistas incríveis tanto da cama, como do duche. As suas quatro pool suites têm jacuzzi privado ao ar livre e varanda. Entre os espaços comuns destacamos a infinity pool e um restaurante com pratos elaborados apenas com produtos locais e ecológicos que inclui opções vegetarianas e vegan. Caminhadas, ciclismo, massagens ou yoga para grávidas são algumas das atividades propostas, bem como a apetecível “noite das velas”.

Vivood Landscape Hotel
Hotel Terra Bonansa (Huesca)

Hotel Terra Bonansa
Situa-se nas montanhas de Ribagorza, local perfeito para observar a fauna e paisagem envolvente deste hotel ecológico nos Pirenéus aragoneses. Os seus proprietários criaram o Eco Hotel Bonansa como uma construção bioclimática para otimizar os consumos energéticos e minimizar o impacte no meio ambiente, com um design contemporâneo nos seus quatro quartos com grandes janelas com vista para o vale e casas de banho com duches de dimensões generosas. A madeira é o material protagonista. Também integra spa, jardim, sala comum e um restaurante de slow food com produtos de temporada. Além de poder visitar o Parque Nacional de Aigüestortes, Valle de Boí, Valle de Arán e Valle de Benasque, pode dedicar-se a atividades variadas como caminhadas, rafting, ornitologia, micologia ou rotas fotográficas.
Hotel Viura (Álava)
Os cubos assimétricos deste hotel assemelham-se a cachos de uvas, destacando-se da arquitetura tradicional de Villabuena de Álava, uma vila conhecida pela igreja de San Andrés e pelas ermidas de San Torcuato e Santa María. Nesta região vinícola o turismo enológico está em crescimento, por isso aproveite para visitar adegas e provar os vinhos do restaurante do hotel, especializado na gastronomia da região de Rioja e basca. Propomos também programas de turismo gastronómico, aulas de “pintxos” e passeios de bicicleta. Além das adegas da vila, nos arredores poderá visitar as de Muga ou as de Marqués de Riscal.

Hotel Viura
La Posada de Babel (Asturias)
Este hotel veterano localizado a 4 quilómetros de Llanes, no sopé da serra de Cuera, integra uma propriedade de 14 mil metros quadrados de prado rodeado por castanheiros, carvalhos e bétulas. Os seus 10 quartos distribuem-se por quatro construções: o edifício central, um celeiro restaurado, o pavilhão de madeira de teca em forma de cubo e o pavilhão da suite do jardim. Entre elas destaca-se o cubo, construído em 1997 para ser uma pequena extensão do hotel, desenhado pelo arquiteto César Ruiz-Larrea; é composto por três quartos independentes: uma suite no rés do chão com acesso direto ao jardim através de um amplo alpendre e dois quartos duplos no primeiro andar com vista para o bosque.

La Posada de Babel