Últimas tendências

Estão a surgir novas formas de viajar e de conhecer o mundo, revolucionando a forma como dormimos, comemos ou nos relacionamos com qualquer cidade que visitamos. Descubra tudo aqui.

Quais são as novidades do mundo das viagens? Todos os anos surgem iniciativas que revolucionam o mercado e mudam a forma como nos movemos pelo mundo com o nosso Ford. Aqui resumimos algumas das tendências de que ouviremos falar neste recém estreado 2016.

  • Doações por uma boa causa

Viajar e ao mesmo tempo ser solidário é mais do que possível, é uma tendência crescente deixar algo de valor onde quer que se vá ao participar em atividades solidárias. É por isso que o compromisso é fundamental em projetos como o Pack for a Purpose, onde se podem escolher as causas (educação, saneamento, infancia, animais, desenvolvimento socioeconómico) ou os destinos (Ásia, América Latina, África, Médio Oriente) e guardar espaço numa mala para contribuir para colmatar as necessidades de cada comunidade local.

Mas há muito mais exemplos, o Fogo Island Inn é um hotel em Terranova (Canadá) que funciona quase como uma fundação na pequena ilha onde se situa. Foi criado pela empresária Zita Cobb, que regressou à sua ilha para criar, juntamente com o seu irmão, a Fundação Shorefast em 2006. Juntos investiram em negócios locais, converteram edifícios antigos em galerias de arte e puseram em marcha um programa de residências para artistas. O hotel de 29 quartos (os quartos duplos custam cerca de 500 euros no inverno e 800 no verão) foram desenhados pelo arquiteto Todd Saunders: inspira-se na paisagem da ilha de pescadores e tudo (excepto os wc, que são japoneses) foi construído com o talento e os materiais locais. Um “tudo incluído” muito especial com vista para o oceano, galeria de arte, sauna no telhado, binóculos nos quartos para ver baleias e sala de projeções. O preço inclui também excursões com voluntários locais para explorar até os cantos mais recônditos da ilha.

Vista en Fogo Island Inn

Vista no Fogo Island Inn

Queremos também mostrar-lhe o resort Nihiwatu, que apoia e promove projetos na ilha de Sumba (Indonésia) através da sua fundação, com especial atenção à saúde (controlo da malária), educação e água, ao mesmo tempo que preserva a cultura e tradições da população. Ou o Golden Door Spa, na Califórnia, que se compromete a doar parte dos seus lucros a projetos de caridade com um centro de saúde infantil na Etiópia ou um hospital em San Diego.

  • O telemóvel é a sua nova carteira

A Google e a Apple têm bem claro que as transações através do telemóvel já são amplamente utilizadas no presente. Sincronize o seu cartão com o Google Wallet (para Android) ou Apple Passbook (iOS) e poderá pagar simplesmente aproximando o telemóvel a um sensor para efetuar o check-out no hotel. Para os utilizadores do Apple Watch, o Tripadvisor envia notificações à hora do almoço com informações sobre os restaurantes com melhores avaliações mais perto de si. E o Google Now envia informação inclusivamente antes sequer de perguntar por ela, baseando-se no seu comportamento e gostos, com sugestões baseadas na geolocalização. As cidades em si também se estão a atualizar em termos de tecnologia para atrair visitantes e em Bristol (Inglaterra) foram instalados 200 pontos de informação através de Bluetooth.

  • O apartamento vai parecer-se mais com um hotel

Não se está a inovar apenas nos quartos clássicos de hotel; para os viajantes mais exigentes, que querem relaxar em apartamentos individuais, há novas tendências. Já existem alojamentos com várias salas, como o novo Drift San José em Los Cabos (México), que só estão disponíveis através do Airbnb. O site introduziu várias iniciativas criadas para que os apartamentos para alugar se pareçam cada vez mais com a experiência de um hotel, como o seu programa super host que identifica os mais profissionais. Outros sites de aluguer de casas e apartamentos como o One Fine Stay ou o BeMate seguem esta ideia, oferecendo aos hóspedes serviços de limpeza, cozinha ou concierge. A economia colaborativa também começa a ganhar importância na China, com redes sociais locais como o Weibo ou WeChat para comentários de hotéis ou restaurantes, ou o Tujia para aluguer de apartamentos.

Apartamento en Drift San José

Apartamento no Drift San José

  • Dormirá melhor em viagem

O alojamento e o descanso são partes fundamentais de qualquer escapada, por isso contar com a possibilidade de dormir bem em viagem é fundamental para que depois possamos desfrutar do nosso tempo de ócio. Por isso há hotéis que estão a introduzir novidades que ajudam os hóspedes a dormir. O MGM Grand en Las Vegas incorporou um novo tipo de iluminação nos seus 171 quartos, que ajuda a relaxar graças ao stay well dawn simulator (que o desperta gradualmente através da luz) ou aos colchões healthy mattress. Destacam ainda os monitores das camas heavenly do Westin, com sensores que analisam as causas que nos impedem de descansar através dos movimentos noturnos. Ou os novos quartos dos Crowne Plaza, que reduzem em 30% os níveis de ruído. Muito em breve vamos certamente ver incorporadas estas novidades na oferta hoteleira portuguesa.

Habitación en MGM Grand

Quarto do MGM Grand

  • Vai encontrar mesa num sábado à noite, no restaurante da moda

Todos nós já tivemos surpresas desagradáveis quando, por falta de previsão ou informação, não conseguimos garantir uma mesa no restaurante que queríamos, ao chegar ao nosso destino de férias. Agora já pode consegui-la através das novas apps que o ajudam a garantir o seu espaço em cima da hora. A Table8 funciona em cidades dos Estados Unidos como São Francisco, Nova Iorque, Atlanta, Washington ou Los Angeles; Killer Rezzy, Resy e I know the chef em Nova York, Miami, Chicago ou nos Hamptons, e TableSavvy em Chicago. Todas estão organizadas de forma similar: cobram uma comissão (menos de 20 euros) por mesas reservadas no próprio dia.

Plato de uno de los restaurantes disponibles en Killer Rezzy

Prato de um dos restaurantes disponíveis através da Killer Rezzy

  • Networking em viagem

Viajar e negócios, o email, a empresa… É necessário disponibilizar soluções para os trabalhadores que estão de férias mas que não se podem desconectar de tudo, ou que queiram reunir-se com profissionais importantes que os possam ajudar. Já existem muitas novidades neste campo. Hotéis como o Quin em Nova York ou o Andaz  oferecem programações culturais e conversas de sala com músicos, fotógrafos e artistas. No novo Gateway Canyons Resort & Spa, no Colorado, organizam-se os chamados Curiosity Retreats com peritos e referências em medicina, política ou tecnologia. Também organizam os mini-eventos TEDx nos resorts de Santa Bárbara ou Tulum.

2016 acaba e começar e já está a mudar a forma como utilizamos o nosso Ford, viajar é cada vez mais uma experiência inovadora.

Imagen de un mini-evento de TEDx

Imagem de um mini-evento TEDx

Encontre o seu o Ford ideal! Peça aqui o seu Test Drive

Descarregue aqui o seu catálogo

Clique aqui para configurar o seu Ford