Tendências

O Geocaching é uma das grandes tendências de 2016. Uma aventura que lhe permite entrar no seu Ford e rumar a locais repletos de encanto ou a sítios que desconhecia. Trata-se de uma atividade na qual apenas recorrendo ao seu smartphone, passará a integrar a comunidade mundial de geocachers. Só em Portugal e Espanha há milhares a sua espera, no campo e na cidade.

A caça ao tesouro é talvez a brincadeira mais universal de todos os tempos. O desafio que as crianças agarram sempre com euforia e entusiasmo, a aventura que os adultos não dispensam. O Geocaching elevou a diversão de caçar um tesouro a um nível superior. É praticado no mundo inteiro  com cerca de 6 milhões no mundo inteiro. Em Portugal são já cerca de 50 mil os geocachers registados, em Espanha estão agendados cerca de 50 eventos até Agosto  e são os barceloneses que arrecadam o título de geocachers mais activos.

O tema tem inspirado a realização de obras nas mas diversas áreas artísticas. Só no cinema e na literatura são incontáveis os argumentos que se baseiam numa caça ao tesouro para criar histórias fantásticas. Muitas delas vivem no imaginário de todos nós e o Geocaching coloca os praticantes no papel de protagonistas de aventuras inesquecíveis. Quem não gostaria de ser um Indiana Jones por um dia?

E afinal o que é o Geocahing? “É uma caça ao tesouro dos tempos modernos, jogado ao ar livre, no mundo inteiro, com receptores de GPS. A ideia base do jogo é dirigir-se a umas coordenadas específicas e encontrar a geocache (recipiente) escondida nesse local”, resume-se no site oficial do Geocaching Portugal.

geocaching2

Manual de Geocaching

Os praticantes devem possuir um equipamento de GPS, que pode ser o do smartphone ou outro dispositivo, criar uma conta em geocaching.com e começar a procurar geocaches na proximidade, através da funcionalidade de pesquisa. Depois, começa a aventura.

Existem mais de 30 mil geocaches activas em Portugal. Em Espanha não estão contabilizadas mas o mapa mostra-nos como estão dispersas por todo o país (ver mapa). E podem estar em qualquer parte. Procurá-las leva os praticantes a conhecer e explorar sítios como castelos, rios, jardins, serras, praias, cidades e muitos outros lugares. As caches estão por toda a parte e uma das surpresas mais interessantes é encontrá-las em sítios onde passamos com frequência, às vezes até diariamente, sem fazer ideia de que ali se esconde um tesouro.

As caches podem assumir diferentes formas, tamanhos e níveis de dificuldade. Desde as tradicionais caixas de plástico tipo tupperware, frascos, ou micro recipientes incorporados em elementos tão discretos como pedras, ninhos, velas, árvores ou bancos de jardim. Quando o geocacher encontra uma cache deve assinar o livro de registos, bem como registar a sua experiência na plataforma do jogo. Em alguns casos as caches contêm recompensas para quem as encontra e algumas são absolutamente deslumbrantes.

O que é o Geocaching. de geocacherzone no Vimeo.

Conselhos práticos para principiantes

Praticar geocaching é gratuito, pois basta jogar através de geocaching.com ou das aplicações oficiais, no entanto, a plataforma dispõe de uma versão premium para exploradores mais experientes.

O geocaching também está ideologicamente ligado à preservação da natureza e às práticas de vida saudável, através da sua estreita ligação com modalidades desportivas como as caminhadas, canoagem, btt, escalada, entre outras.

Há diferentes níveis de dificuldade no geocaching, por isso é aconselhável uma avaliação prévia dos locais por onde vai andar. Calçado e vestuário confortáveis, caneta e lanterna são recomendados. Apito de sobrevivência e medicamentos também podem ser necessários para níveis mais exigentes.

É importante não esquecer que o geocaching é um jogo e, por mais entusiasmo e adrenalina que se sinta, o praticante deve sempre garantir a sua segurança em primeiro lugar, com a garantia, porém, que, seja em que nível de dificuldade for, terá uma experiência inesquecível.

Pegue na família, entre no seu Ford  e faça-se à estrada. Os tesouros do geocaching esperam por si.

Qual o Ford ideal para si? Peça aqui o seu Test Drive

Descarregue aqui o seu catálogo

Clique aqui para configurar o seu Ford