“A minha praia é melhor que a tua”. guia de famosos para destinos de praia

Viagens

Verão à porta e com ele a vontade de aproveitar ao máximo os dias longos até ao por do sol. E onde é que o por do sol é sempre de uma beleza contagiante? Na praia! Contemplá-lo é receita para todos os males, um momento de evasão que cai sempre bem, sozinho ou acompanhado.

O Verão é mágico, com ou sem férias marcadas, com maior ou menor orçamento, há centenas de praias à distância de uma curta viagem que certamente ainda não conhece e merecem a sua visita. Fomos a banhos com algumas figuras públicas nacionais e ficámos a saber quais as suas praias favoritas. Estas e muitas outras aguardam por si este Verão. Faça-se à estrada!

Manuel João Vieira – músico e artista plástico

Praia Fluvial do Carneiro – Arco do Baúlhe
“Na Praia Fluvial de Carneiro, freguesia de Arco do Baúlhe, no concelho de Cabeceiras de Basto, a água do rio ainda é transparente, há espaço para nadar e andar de canoa e tem uma parte menos funda para as crianças. É um lugar muito sossegado, com várias cascatas e uma zona envolvente cheia de vegetação, onde predominam os amieiros. Sobre a temperatura da água, o que posso dizer é que não é quente mas altamente revitalizante.”

A boy named Sue– DJ

Porto Covo – Costa Vicentina
“As praias de Porto Covo fazem parte do meu imaginário de infância e de juventude, de férias em família que ficaram na memória. Sempre que posso gosto de lá voltar e usufruir das suas paisagens fantásticas. É uma zona de grande tranquilidade, onde ainda se conseguem encontrar praias lindíssimas, praticamente vazias e fazer férias relaxantes.”

Porto Covo

Porto Covo

Xana Alves – apresentadora

Praia da Morena – Caparica
“Por uma questão de proximidade acabo por ir muitas vezes à Paria da Morena, na Costa da Caparica. Tem um areal gigante, poucas ondas e a temperatura da água é quase sempre convidativa. Há outras onde vou com menos frequência, mas que fazem parte da minha rota, como a Praia das Paredes, em Leiria, que é a praia da família e das minhas origens e ainda a dos Galapos, em Setúbal, de visita obrigatória uma vez por ano, para o relax.”

Praia da Morena

Praia da Morena

Nuno Calado – radialista

Praia do Carvalhal – Costa Vicentina
“Confesso que vou mais à praia no Inverno do que no Verão. Tratando-se de uma sugestão para este Verão diria a Praia do Carvalhal, na costa alentejana, a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar. A primeira vez que lá fui foi há muitos anos, estava no Festival Sudoeste e acabei por passar lá dias fantásticos, que guardo na memória. Um bocadinho mais a Sul, também recomendaria a Praia da Arrifana. Do Algarve tenho boas recordações de infância, em praias maravilhosas, mas actualmente não as recomendo a ninguém por estarem completamente cheias nos meses de Verão.”

Carvalhal. Foto Rafael Silva

Carvalhal. Foto Rafael Silva

Cátia Ribeiro – actriz

Baleal e Berlengas – Peniche
“Vou mais à praia no inverno. Não sou de “fazer praia”. Ir a banhos de mar e sol só mesmo os rápidos e eficazes para uma renovação qualquer… E a verdade é que ajuda e muito. Tanto no verão como no inverno. E escolhi as praias de Peniche porque me permitem fazer isso, apesar da água não ser muito quente, mas principalmente porque me fazem lembrar certos momentos da minha vida onde fazia campismo com a família e era feliz. Em Agosto a feira com as farturas e os carrosséis… A mágica procissão das velas com os barcos a desaparecem no mar à noite. Um frio imenso e mesmo no verão eram precisos os casacos de inverno.

As conversas eram longas nessas noites misturadas com os caracóis, os tremoços e as bebidas frescas. Hoje já não tenho tempo para reviver o verão da adolescência, mas apesar disso ainda procuro o peixe fresco, a feijoada de búzios, as gaivotas tremendas da ilha das Berlengas, o mar claro que deixa visitar o fundo, o vento temperamental do Baleal e o cheiro a protector dos surfistas… A quinta do gato cinzento e a sua história maravilhosa (fiquei a conhecer quando gravei a novela Sol de Inverno. É um sítio a visitar e está à venda. Ai se eu pudesse…) E devo confessar que Peniche me traz ainda o mistério das manhãs nubladas, das pedras em forma de coração enroladas na areia e o som presente do embalo do mar nas noites de insónia. A não perder.”

Berlengas. Foto Rafael Silva

Berlengas. Foto Rafael Silva

Fernando Alvim – apresentador

Paria da Cabana do Pescador – Caparica
“A Praia da Cabana do Pescador, na Costa da Caparica é um clássico, porque fica ali entre dois centros comerciais que são a Praia da Morena e a Praia del Rei, com uma vantagem: tem um belíssimo restaurante à entrada e a possibilidade de tomarmos um tonificante banho à saída.”

Praia da Cabana do pescador

Praia da Cabana do pescador

Escolha o Ford ideal para esta aventura! Peça aqui o seu test drive Faça aqui o download do seu catálogo Configure aqui o seu Ford