Camping

Se é adepto da aventura, gosta de se fazer à estrada e viver histórias sem ter tudo planeado ao mais ínfimo pormenor, a nova Ford Tourneo Custom Camper é o veículo perfeito para si.

Esta versão da carrinha Tourneo combina na perfeição a utilização diária como um veículo “normal” com a utilização recreativa para aqueles que adoram acampar e desfrutar da natureza. Aquilo que à primeira vista parece ser uma carrinha normal é, na realidade, uma caravana perfeita para todo o tipo de viagens.

Os bancos (até oito lugares) podem ser retirados facilmente para ganhar mais espaço ou dar lugar a uma cama larga; já os bancos do condutor e copiloto podem rodar para criar uma mesa de refeições. O teto ajustável em altura inclui saídas de ar. Além disso, a carrinha dispõe de um toldo extensível lateral para nos sentarmos no exterior. Naturalmente, a Tourneo Custom inclui equipamento elétrico completo com tomadas de 200 v e aquecimento estacionário a gasóleo para que a carrinha seja uma autêntica casa sobre rodas. Também é possível acrescentar frigoríficos, mesas interiores e exteriores, porta-bicicletas, entre outros acessórios.

Em suma, a Tourneo Custom é o veículo perfeito para viajar em família ou em casal e desfrutar da liberdade proporcionada pela estrada. Em seguida apresentamos-lhe algumas sugestões de escapadelas de outono em família, para que tire algumas ideias e imagine as fantásticas aventuras que poderá viver na sua Tourneo Custom.

fordcustomtinkervan01

Gerês

Rume a Ponte de Lima, uma das vilas mais bonitas de Portugal. Descanse, aproveite para conhecer as gentes e a gastronomia local e depois siga para Ponte da Barca. As duas margens do Rio Lima entre Ponte da Barca e Lindoso são fantásticas, siga até à Barragem do Baixo Lindoso. Avance até Campo do Gerês. Se seguir pela N307 encontrará a Barragem de Vilarinho das Furnas: aí tente encontrar vestígios da povoação que aí existia e está agora submersa pela barragem; quando a barragem está mais vazia, ainda se podem ver alguns edifícios.

Costa Vicentina

Aqui as alternativas são muitas e boas. Vila Nova de Milfontes, Porto Covo, Lagoa de Santo André. Mas propomos-lhe que comece em Mértola, passe por Almodôvar, Carrapateira e Vila do Bispo  e termine no Cabo de São Vicente, em Sagres. Um dos muitos pontos altos desta aventura? O pôr do sol imperdível no extremo sudoeste da Europa.

Galiza

Uma proposta no nosso país vizinho: Rías Baixas. Para os amantes do mar, visitar as Rías Baixas e a costa de Pontevedra é sempre um regalo para a vista (e para o paladar). Em vilas como Bayona ou Combarro, ou em portos como o de O Grove, encontramos locais onde poderemos estacionar, e muitos parques de campismo excelentes.

Acampar e estacionar: como desfrutar da sua Camper sem ter medo das multas

Para desfrutarmos de umas férias sem problemas na nossa caravana ou carrinha, é necessário conhecermos bem as regras. Em princípio, só se pode acampar nas zonas designadas para o efeito, como parques de campismo ou áreas de descanso, ou em lugares de acampamento, desde que se tenha solicitado autorização prévia ao município correspondente. Considera-se que estamos acampados quando ocupamos mais do que o perímetro do veículo com toldos, cadeiras ou outras estruturas, se fazemos ruído, se despejamos algum tipo de líquido ou resíduo, se colocamos calços ou estabilizadores…

Caso contrário, considera-se que a carrinha está estacionada e não acampada. Tecnicamente, se respeitarmos sempre as regras de estacionamento, podemos dormir e comer dentro do veículo, já que é um espaço de uso privado. Contudo, a realidade é um pouco mais complexa. Muitas portarias municipais e leis regionais proíbem o estacionamento de caravanas e carrinhas adaptadas para campismo, pelo que seria possível recorrer de uma eventual sanção… mas claro que ninguém nos tira a chatice de ter de pagar a multa e recorrer da mesma. Caso prefira evitar dores de cabeça, opte sempre por espaços que aceitam autocaravanas, como aqueles sugeridos neste artigo.

Transit

Descubra aqui a Tourneo Custom

Descarregue aqui o seu catálogo

Clique aqui para configurar o seu Ford