Inovação

Testámos o novo sistema de conectividade da Ford, o SYNC 3, que permite usar todas as funcionalidades do smartphone sem tirar os olhos da estrada e as mãos do volante, graças à tecnologia AppLink. Através do gestor de voz podemos planear o itinerário, ouvir música, marcar um número de telefone e até responder a e-mails ou mensagens do WhatsApp; tudo de forma intuitiva, rápida e simples.

Com o sistema de conectividade SYNC 3 da Ford podemos falar com o nosso veículo, de forma rápida e natural. Graças a esta tecnologia controlamos as aplicações do smartphone, o ar condicionado, o sistema de som e o navegador, tudo através da voz, sem nos distrairmos da condução. Experimentámo-lo e contamos-lhe tudo o que necessita para tirar máximo partido desta tecnologia fantástica da Ford.

SYNC 3 para Apple e Android

Os telemóveis com sistema operativo iOS (Apple) dispõem de um software denominado Car Play que permite ligar o telemóvel ao veículo, sem que seja necessário transferir outra aplicação. Quando estiverem ligados, basta premir um botão para entrarmos em contacto com o sistema SYNC e, se premirmos esse botão durante três segundos, falamos com a Siri, a assistente pessoal da Apple.

Ford SYNC 3

Se ligarmos o telemóvel através de um cabo, ativamos o Apple Car Play e podemos realizar chamadas, utilizar o Apple Music ou consultar os mapas do nosso telemóvel. O ecrã de 8 polegadas do sistema SYNC 3 funciona como “espelho” do telemóvel, desta forma, podemos enviar e receber SMS ou mensagens no WhatsApp. O sistema lê em voz alta as mensagens e é capaz de entender, escrever e enviar o que nós ditamos.

Com o SYNC3 acabou-se o aborrecimento a bordo. Podemos ouvir podcasts, audiolivros ou o Spotify. Além disso, por voz e com a ajuda da Siri, é mais simples enviar e-mails. Também podemos regressar ao SYNC se só quisermos carregar o telemóvel. Para tal, basta desativar o Car Play para parar a função “ecrã espelho”.

Se o telemóvel utilizar um sistema operativo Android, o SYNC 3 também é o nosso melhor aliado para o entretenimento a bordo. Se ativarmos a função espelho, no ecrã principal serão exibidas todas as aplicações que utilizamos com mais frequência, como por exemplo, “chamadas perdidas”, “o tempo” ou “destinos frequentes”.

O primeiro ícone que surge no ecrã leva-nos para o navegador do Google Maps que permite procurar moradas, locais ou empresas registadas no Google, por voz ou de forma tátil. Além disso, podemos receber chamadas, aceder às nossas aplicações de música ou enviar mensagens no Whatsapp.

ford_fiesta2016_titanium_sync3_spotify_11

Please, don’t stop the music

O SYNC 3 é o melhor parceiro de viagem para os amantes da música. No menu “FONTES” selecionamos o que pretendemos ouvir: rádio FM ou AM, CD, ligações por Bluetooth e cabo ou as aplicações do telemóvel com o AppLink. O sistema consegue memorizar até 18 estações de rádio e reproduzi-las de forma tátil ou por voz. Se ligarmos um dispositivo USB com música, basta indicar o género, artista ou nome da música que queremos ouvir. Ainda por voz, sem tirarmos os olhos da estrada, podemos ter acessos às nossas listas do Spotify com o sistema AppLink.

Find the road, Jack

O sistema de conectividade SYNC 3 é muito útil na hora de utilizar o sistema de navegação. Basta premir o botão de voz e dar a ordem “Encontrar morada” e definir o destino. Também podemos estabelecer paragens ao longo de um percurso e o SYNC ajuda-nos a encontrar estações de serviços, caixas multibanco ou pontos de interesse; uma vez mais, utilizando apenas o controlo por voz.

Está preparado para a condução do futuro?

Configure aqui o seu Ford

Peça aqui o seu test drive

Faça aqui o download do seu catálogo