Qualidade Ford

Como é que se consegue alcançar a qualidade e fiabilidade para que um Ford dure muitos anos a funcionar como no primeiro dia e que a sua aparência se mantenha impecável? Mostramos-lhe o segredo dos engenheiros e designers da Ford.

Conduzir o seu carro é uma experiência que envolve quase todos os sentidos, do design agradável ao tacto dos materiais e comandos, passando pelo aroma que esses materiais emanam, e o som que produzem os vários elementos ao serem manipulados. Como se consegue obter qualidade máxima e fiabilidade total dos veículos Ford?

Rumo à qualidade total

O processo de desenvolvimento de qualquer Ford implica testes que podem parecer surpreendentes, a fim de garantir que o cliente tem uma experiência de utilização satisfatória a todos os níveis. A durabilidade dos têxteis é testada em máquinas especiais, que reproduzem o uso intensivo e impiedoso de anos a fio. É inclusivamente analisado o odor destes tecidos com o desgaste e depois de molhados, sendo estes mesmos testes realizados com os materiais plásticos que revestem a totalidade do interior, de modo a conseguir um toque suave e agradável que resista ao desgaste. Até algo tão aparentemente subtil como o toque e o som dos interruptores ao serem acionados são analisados através de robôs que detetam o mais pequeno defeito e asseguram que funcionam na perfeição.

valencia

Os escutadoresde motores

Os engenheiros da fábrica de motores de Almusafes, em Valência, desenvolveram uma tecnologia para o controlo de qualidade dos motores através da utilização de ultrassons e sistemas fotográficos de alta precisão. Um sistema de microfones capazes de registar ultrassons e um conjunto de mais de 300 câmaras fotografam cada um dos 2000 motores que saem todos os dias da linha de montagem, a fim de detetar até a mais pequena falha ou defeito. Contudo, existe também uma série de especialistas capazes de reconhecer eventuais problemas, ouvindo apenas o barulho do motor. Conhecidos como os “escutadores de motores”, estes engenheiros têm uma formação especial e basta ouvirem o motor a funcionar para conseguirem identificar um problema de lubrificação, afinação ou até um dente de uma engrenagem danificado. Estes técnicos contam com 18 cabines insonorizadas, nas quais analisam “de ouvido” o perfeito funcionamento dos motores Ford.

A qualidade também se percebe pelo ouvido e para isso a Ford conta com sofisticados instrumentos de medição, capazes de analisar os sons no interior do habitáculo, sejam eles produzidos pelo vento, pelos pneus na superfície da estrada ou pelo motor. Tudo é analisado para que garantir uma experiência fora de série a bordo de um Ford, seja como condutor ou como passageiro.

Ford-Focus-RS-engine-listener

Testes extremos

Existem ainda outros fatores externos que influenciam a qualidade, a fiabilidade e a durabilidade de um carro, como a própria utilização e manutenção, e até as condições atmosféricas. Antes do lançamento de um novo Ford, os protótipos são submetidos a rigorosos testes em condições atmosféricas extremas, desde temperaturas polares até exposições a mais de 50º graus centígrados, tanto em laboratório como em situações reais. Nos mais de 80 quilómetros de pistas de testes que a Ford possui em Lommel, na Bélgica, simulou-se mais de uma centena das piores superfícies de estrada de mais de 25 países diferentes. Aqui os Ford são submetidos a rigorosos testes de rodagem, a fim de assegurar que funcionam na perfeição e resistem a condições bastante duras. Objetivo último é produzir veículos mais robustos e fiáveis.

Manutenção, a responsabilidade do cliente

A durabilidade e fiabilidade estão também associadas à manutenção adequada do veículo. Como tal, a Ford insiste no cumprimento rigoroso das revisões e operações de manutenção nos serviços oficiais Ford Motorcraft. Os técnicos conhecem ao pormenor o seu Ford e utilizarão apenas peças originais que garantam a qualidade e fiabilidade do seu Ford durante muitos anos.

Qual o Ford ideal para a sua família? Peça aqui o seu test drive