Famílias Ford

As tendências para o transporte das crianças nos nossos carros variaram muito nos últimos anos. Por isso queremos mostrar os aspetos fundamentais da legislação vigente, com informação sobre cadeiras e sistemas de suporte a bordo para os mais pequenos.

As coisas mudaram muito em matéria de segurança, sendo graças a isso que há menos acidentes, e menos graves, do que há vinte ou trinta anos. O Código da Estrada atualmente em vigor obriga a transportar todo e qualquer menor com altura igual ou inferior a 135 cm na sua própria cadeira, com sistema de retenção infantil (SRI) homologado e adaptado ao seu peso e estatura, segundo o artigo 55.°. Se alguém ainda duvidar da utilidade dos SRI, os dados são convincentes: em caso de acidente, a utilização correta destas cadeiras reduz as lesões do menor em 90%

Hoje estamos mais conscientes do quão importante é tomar precauções. Por isso escolheu um Ford: com ele pode viajar tranquilo sabendo que você e a sua família estão seguros. E por isso sabe também que é importante escolher uma cadeirinha adequada para os mais pequenos da casa, que poderá incorporar em qualquer um dos veículos familiares Ford: B-MAX, C-MAX, S-MAX ou Galaxy.

i-Size, a nova norma de segurança

Na União Europeia convivem atualmente duas normas de homologação: a ECE R44/04 (implementada em 2005) e a sua sucessora a ECE R129, também conhecida como i-Size. Os SRI i-Size foram produzidos com dois objetivos em mente. O primeiro é simplificar o processo de seleção da cadeira. Na norma ECE R44/04 existiam cadeiras universais, semi-universais, específicas para determinados carros, com sistema de fixação ISOFIX, presas pelo cinto de segurança, etc., sendo também divididas em grupos 0/0+/I/II/III, com diferentes intervalos de peso. As cadeiras i-Size são compatíveis com qualquer carro com sistema de fixação ISOFIX, sendo escolhidas em função da altura e não do peso.

É graças a isto que é mais simples escolher o modelo adequado, algo que é muito importante para a segurança. Utilizar uma cadeira desadequada aumenta o risco de lesões. Apesar de serem aceites ambas as normas, é recomendável passar para a cadeira i-Size, dado que a nova norma é mais segura. Estas cadeiras suportam melhor os impactos laterais e estão preparadas para viajar de costas para a estrada até aos 15 meses. Além disso, devido ao sistema de montagem que têm é mais difícil colocá-las incorretamente (e com isso sofrer as consequências de uma instalação incorreta).

Niños

Como é a cadeira perfeita?

Apesar da nova norma i-Size querer simplificar a seleção da cadeira, essa continua a ser uma tarefa complicada, porque existe uma infinidade de modelos e tamanhos, que por sua vez se adaptam melhor a diferentes carros. A recomendação mais segura é uma cadeira com sistema de fixação ISOFIX, com arnês de fixação de cinco pontos e de costas para a estrada. É um facto que existem menos modelos disponíveis de cadeiras de costas para a estrada para crianças com mais de dois anos, mas isso não quer dizer que não existam. Marcas como a Klippan, Britax, AxKid, Romer, Recaro e a BeSafe possuem cadeiras adequadas. Recomendamos-lhe que consulte um centro especializado para obter aconselhamento sobre a cadeira que melhor se adapta ao seu Ford e como instalá-la corretamente no carro.

O que é a ISOFIX?

A ISOFIX é uma norma de fixação de cadeiras infantis no carro. Em vez de fixar a cadeira apenas com o cinto de segurança, o sistema ISOFIX utiliza dois pontos de fixação por baixo do assento, que são muito mais resistentes que o sinto de segurança. Existe também um terceiro ponto de fixação, seja no apoio de cabeça ou no chão do carro, a fim de evitar que a cadeira rode em caso de colisão. O seu Ford tem pontos de fixação ISOFIX nos bancos traseiros; é recomendável colocar a cadeira atrás do copiloto, de forma a que o condutor tenha o bebé debaixo de olho utilizando um espelho situado na cabeceira.

Porquê de costas para a estrada?

As cadeiras de costas estão muito melhor preparadas para resistir a colisões frontais e fronto-laterais, as mais graves em caso de acidente. Em caso de travagem a seco e colisão, a cabeça, o pescoço e o tórax permanecem protegidos na cadeira, que absorve a maior parte do impacto e reduz a possibilidade de lesões graves.

E para que não se aborreçam…

As viagens em família são um prazer… Sempre que consiga vencer um terrível inimigo: o aborrecimento. As crianças têm uma energia inesgotável e mantê-as literalmente amarrados durante horas a fio não é tarefa fácil. Passado um bocado já estão fartos da paisagem e não ligam nenhuma à música de que habitualmente tanto gostam (e que soa maravilhosamente bem no equipamento áudio do seu Ford). Felizmente o seu Ford dispõe de algumas opções diferentes para lhe dar uma ajuda. Por exemplo, um ecrã como o DVD Next Base, com suporte fixo para apoios de cabeça e comando, pode tornar o carro numa autêntica sala de cinema sobre rodas. Se prefere utilizar o seu tablet como ecrã, poderá sincronizá-lo com o sistema SYNC por Bluetooth. Quando der por isso, estarão todos a cantar canções de programas infantis!

Qual o Ford ideal para a sua família? Peça aqui o seu test drive

Configure aqui o seu Ford

Faça aqui o download do seu catálogo