Nazaré: as ondas gigantes de inverno esperam por si

Escapada

Já é considerado um dos fenómenos naturais mais impressionantes do mundo e acontece aqui mesmo no centro do país. Faça-se à estrada e assista à arrepiante aventura dos melhores surfistas da actualidade que enfrentam o Canhão da Nazaré durante o Inverno.

Gosta de emoções fortes? Temos a sugestão certa para si. Um dos fenómenos naturais mais impressionantes do mundo acontece aqui mesmo em Portugal, bem no centro do país, e o Inverno é a altura certa para o apreciar. Bem-vindo à Praia do Norte, na Nazaré, e ao espectáculo das ondas gigantes, que traz à vila piscatória os melhores surfistas do mundo inteiro.

Desde 2011, ano em que o surfista norte-americano Garrett McNamara entrou para o Guiness com o record da maior onda alguma vez surfada (30 metros), que a Nazaré se tornou célebre e entrou para o roteiro dos mais experientes e reconhecidos surfistas de ondas gigantes do mundo, passando a integrar o circuito mundial da modalidade.

Atrás deles vêm, todos os anos, muitos milhares de espectadores curiosos, turistas de sangue frio e entusiastas do surf para assistir ao único, colossal e assustador acontecimento, que transformou o turismo local nos últimos anos.

A onda gigante da Nazaré

nazare1

A Onda Gigante da Nazaré não tem par no mundo inteiro. É uma autentica parede de água, consistente e poderosa com origem no fenómeno natural designado por Canhão da Nazaré, uma espécie de fenda gigante na placa tectónica, ao largo da costa da Nazaré, e que pela sua extensão (cerca de 170 km de comprimento e 5 km de profundidade) se acredita ser a maior da Europa e uma das maiores do mundo.

Os bravos atletas que enfrentam estas montanhas de égua reconhecem que apesar dos diversos meios de apoio que têm à disposição, quer no mar, em terra e até no ar, uma vez lá dentro estão entregues a si mesmos e os acidentes podem acontecer.

Garret MacNamara, Andrew Cotton, Maya Gabeira, Carlos Burle, Sebastian Steudner ou Luciano Brandão são alguns dos mais conhecidos surfistas da modalidade ondas gigantes que enfrentaram o Canhão da Nazaré nos últimos anos. Lesões graves, situações de pré afogamento, manobras de reanimação e resgates arriscados têm sido registados na Praia do Norte, mas o perigo não os demove e a paixão pelo mar não os deixa desistir.

nazare9

É sobretudo ao fim de semana que há maior concentração de público junto ao Forte de S. Miguel Arcanjo, local privilegiado para ver a Onda Gigante e os surfistas em acção. No entanto, a presença destes dentro de água depende das condições do mar que se vão anunciando a par das previsões meteorológicas e climatéricas. Antes de ir verifique neste site se estão previstas ondas gigantes.

A Nazaré além da onda

O Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré, é uma infra-estrutura recente, instalada no velho instalado no Forte da Nazaré, e que surgiu de uma parceria entre a Câmara Municipal e o Instituto Hidrográfico, presente no local com vários conteúdos, como uma maquete “3 D” do canhão e informação sobre o submarino alemão U-963, afundado no final da 2ª Guerra Mundial ao largo da Nazaré e a Surfer Wall, espaço museológico onde big riders mundiais expõem as pranchas com que enfrentaram as ondas grandes da Praia do Norte são outros dos atractivos de visita. Podem ainda ser visitadas as exposições histórica e documental “O Forte de S. Miguel Arcanjo: Guardião da Memória” e fotográfica “Praia do Norte”, entre outras, de carácter temporário, que apresentam trabalhos de artistas da região. A entrada custa 1 euro e é gratuita até aos 10 anos.

nazare5

A sul do Forte da Nazaré tem vista sobre a praia da vila, umas das melhores do país para a prática balnear, por isso, fica também a sugestão para regressar quando o calor voltar. E, em qualquer altura do ano, não deixe de almoçar um bom robalo de mar assado na brasa, um sargo ou uma dourada num dos muitos restaurantes que encontra, quer junto ao Sítio da Nazaré, onde deve também visitar Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e a a Ermida da Memória, também conhecida por Capela da Memória, quer lá em baixo na vila, onde pode também apreciar o comércio local, repleto de lojas de artesanato e produtos regionais.

Qual o Ford ideal para esta escapada? Peça aqui o seu test drive

Configure aqui o seu Ford

Faça aqui o download do seu catálogo