Temos um desafio para si: em apenas algumas horas, terá de esquiar na neve e apanhar banhos de sol na praia. Está na hora de meter o material para a neve e a toalha de praia na bagageira do carro. O novo Ford Fiesta é tão avançado do ponto de vista tecnológico que dá sempre a sensação de que nada é impossível.
Apesar do tamanho compacto, o Novo Ford Fiesta seduz-nos com um vasto leque de tecnologias. Graças aos 12 sensores ultrassónicos, aos três radares e às duas câmaras ao longo da carroçaria, tem-se um controlo absoluto de todo o carro. O novo Fiesta lê os sinais de trânsito, deteta peões na estrada (até de noite), avisa se mudamos involuntariamente de faixa de rodagem, ativa os travões em caso de colisão eminente e até estaciona sozinho, como se fosse conduzido por umas mãos invisíveis.
A tudo isto junta-se um comportamento desportivo e equilibrado (parece que temos um carro maior nas mãos), um espaço interior para levar quem nós quisermos e motores eficientes com potência de sobra, mas com consumos e emissões reduzidas, como por exemplo, o revolucionário bloco de três cilindros e um litro EcoBoost que, apesar de ser ultracompacto, tem 125 cv de potência.
Em suma, embora o novo Ford Fiesta seja o melhor aliado para ziguezaguear com agilidade pelo trânsito citadino, também gosta de partir à aventura e viver experiências incríveis. Propomos-lhe duas sugestões que são, ao mesmo tempo, um desafio: esquiar na neve e fazer praia no mesmo dia. Parece impossível?
Estamos convencidos de que vamos conseguir ao volante do novo Ford Fiesta. Primeiro, ligamos o navegador e o incrível sistema de som B&O Play, e pomos a nossa música favorita… Depois, fazemo-nos à estrada.
Da Serra da Estrela à Figueira da Foz
No centro de Portugal, ergue-se a Serra da Estrela com os seus quase 2000 metros de altura. Além da imensidão de paisagens e vistas impressionantes, possui a única estância de esqui do país. A Estância da Serra da Estrela Ski conta com mais de 20 pistas marcadas e naturais com diferentes níveis de dificuldade para a prática de esqui, snowboard e outros desportos de neve.
Como a ideia é fazer umas quantas descidas, o nosso conselho é que esteja na estância às 8h30. A essa hora não terá problemas para estacionar o seu Ford Fiesta. Poderá desfrutar de três horas de esqui e percorrer os sete quilómetros de pistas, antes de partir para o destino seguinte.
A interminável praia de areia dourada da Figueira da Foz, com o areal mais extenso de Portugal continental, fica a apenas duas horas de viagem pela A14. A partir da Serra da Estrela, deve apanhar a N231 e seguir pela N17 em direção a Coimbra. Depois, apanhe a autoestrada que o leva diretamente até à beira-mar. No total, são 146 quilómetros desde o momento em que descalça as botas de esqui até que estende a toalha na praia.
Nesta altura do ano, não deve valer a pena usar calções de banho, mas é muito provável que possa apreciar um dia soalheiro e uma temperatura próxima dos 15 graus se conseguir chegar, como planeámos, por volta das 13:30. Além disso, pode tomar nota e repetir esta experiência no verão e terminar com um mergulho no mar.
O nosso conselho:
Para celebrar o desafio bem-sucedido ao volante do seu Ford Fiesta, recomendamos que vá à Taverna Ti João (Rua Poeta Acácio Antunes, n.º 7, Figueira da Foz) para se deliciar com um banquete de peixe, marisco ou carnes. Todos os pratos são deliciosos. Convém reservar através do número +351 233 094 542. O restaurante está sempre à pinha!
De Sierra Nevada a Motril, em Espanha
A enorme estância de esqui da Serra Nevada tem mais de 100 quilómetros de pistas. A mais comprida é a de El Águila, com mais de seis quilómetros de extensão. Além disso, conta com 1200 metros de desnível esquiável, o maior de Espanha. A cota máxima também é das mais elevadas: 3300 metros. Como há tanto para esquiar, o melhor é chegar logo às 8h30 da manhã, o horário de abertura do teleférico Parador. Depois, pode fazer três horas de esqui antes de regressar ao seu Ford Fiesta para partir rumo ao próximo destino.
A praia de Motril fica a 1h20 de distância, se for pela autoestrada A44. No total, são menos de 100 quilómetros. Para apanhar a autoestrada, tem de descer a serra pela A-395 durante cerca de 30 quilómetros. Graças à sua localização, em Motril o sol brilha quase todo o ano. Se seguir as nossas recomendações, estará em Motril pouco depois do meio-dia, pelo que a temperatura estará suficientemente quente para passar um bocado de tempo na areia a contemplar o mar.
O nosso conselho:
Dê um pulo até Calahonda, uma freguesia de Motril. Esta praia de águas cristalinas tem umas vistas incríveis. No verão, costuma estar cheia de gente, mas nesta época do ano é possível percorrê-la de uma ponta à outra com total tranquilidade.