Mustang

Quer viver uma experiência de velocidade inesquecível? Te tem um Ford desportivo (Mustang, Fiesta ST, Focus RS,…) mostramos-lhe os melhores circuitos de Portugal e Espanha que não pode perder para aproveitar ao máximo com o seu carro: Estoril, Algarve, Jarama, Monteblanco… Um manual completo de características e opções para as melhores pistas da Península Ibérica.

A gama de carros desportivos da Ford é o sonho de qualquer amante dos motores. Carros como o Focus RS, o Fiesta ST ou, obviamente, o lendário Ford Mustang oferecem tudo aquilo que um adepto da velocidade pode desejar: sensações de condução únicas, um inesquecível design agressivo e um motor com um rugido e uma potência arrepiantes. Assim é a gama Performance da Ford, que tem no topo o Novo Ford GT.

Não há nada melhor do que colocar à prova estes bólides no seu ambiente natural: os circuitos de corridas. Por razões óbvias de segurança, numa estrada normal não pode aproveitar todo o potencial dos desportivos da Ford. Mas, felizmente, há muitos circuitos nos quais pode viver emoções fortes e testar o seu carro ao máximo. Alguns circuitos organizam os seus próprios testes; noutros casos, são as empresas que organizam as atividades, alugam o circuito e colocam à venda os lugares disponíveis.

Em seguida, recomendamos-lhe os melhores circuitos de corridas da Península Ibérica nos quais pode devorar quilómetros de asfalto a toda a velocidade com o seu Ford desportivo.

Primeiro que tudo, aqui ficam alguns conselhos

Fazer testes num circuito não tem nada a ver com fazer uma viagem numa estrada normal. Não se esqueça de que vai colocar à prova o seu carro e a sua capacidade ao volante. Ainda que um circuito esteja concebido precisamente para minimizar as consequências de um erro, para correr com total segurança deve ter as rodas em bom estado e garantir que as pastilhas dos travões, os amortecedores e demais componentes estão em perfeitas condições. Defina a pressão dos pneus: com pressão mais baixa, o carro terá maior aderência mas desgastará muito mais os pneus; se aumentar a pressão, o desgaste será menor, mas perderá aderência e terá uma suspensão mais seca.

Se tiver dúvidas, consulte um mecânico de confiança ou pergunte no próprio circuito se o podem ajudar. Além disso, recomendamos que tenha o depósito cheio para aproveitar ao máximo o tempo na pista. Por fim, não se esqueça de seguir à risca as instruções dos responsáveis do circuito para evitar acidentes ou outro tipo de problemas.

wdmp_170425_10443

Circuitos em Portugal

Estoril

Embora não tenha uma oferta de atividades tão vasta como outros circuitos nesta lista, o Circuito do Estoril organiza algumas sessões de testes durante o ano, nas quais se pode participar com um carro particular. Infelizmente, o sítio Web do circuito é um pequeno desastre, tanto em português como, sobretudo, na versão inglesa, e sinceramente é difícil navegar pela agenda de eventos. É melhor contactar diretamente o circuito para obter informações ou consultar o calendário de eventos nas revistas da especialidade.

Av. Alfredo César Torres, 2646-901 Alcabideche, Portugal. +351 21 460 9500 / dep.comercial@circuito-estoril.pt

Autódromo Internacional do Algarve

Inaugurado em 2008, o Autódromo Internacional do Algarve é o mais moderno da Península Ibérica e ambiciona converter-se no mais importante de Portugal. Além de receber várias competições, é utilizado habitualmente para treinos e testes de F1 e de outras grandes competições motorizadas. Este circuito organiza cursos de condução para todos os níveis, competições de karts, experiências com automóveis de corridas e testes livres.

Sítio do Escampadinho, Mexilhoeira Grande 8500 – 130 Portimão. +351 282405600 / info@autodromodoalgarve.com

Circuito do Braga

A pista de automobilismo deste circuito no norte de Portugal é propriedade do Clube Automóvel do Minho. À exceção das corridas, há poucas atividades, mas, de vez em quando, organizam Track Days a preços muito competitivos.

Rua da Capela 2, CP: 4700 Palmeira, Portugal. cam@camminho.com

FocusRS-2018-EdiçãoLimitada-3b

Circuitos em Espanha

El Jarama

O circuito de Jarama é um dos grandes clássicos de Espanha, um autêntico local de peregrinação para os fãs dos desportos motorizados. Fundado em 1967, já recebeu corridas de carros (incluindo a Fórmula 1 até 1981), motas e camiões. O circuito organiza cursos de condução (avançada, desportiva, todo terreno e SUV), corridas de karts e, em determinadas datas, testes livres de condução com lugares limitados; estes não são anunciados no sítio Web do circuito, mas são fáceis de encontrar nas páginas de eventos automobilísticos. Pode consultar o calendário dos próximos testes programados para o circuito aqui.

Autovía A1, Km 28. CP: 28700, San Sebastián de los Reyes, Madrid. +34 916570875 / info@jarama.org

Montmeló

Ainda que seja mundialmente conhecido como Montmeló, o seu nome oficial é Circuito de Barcelona-Cataluña. É um autódromo que dispensa apresentações. Atualmente, é a sede tanto do Grande Prémio de Fórmula 1 como de MotoGP. Neste circuito, também é possível participar em testes de condução e cursos (incluindo com carros de Fórmula) e em atividades tão variadas como treinos de ciclismo de estrada. Além disso, Montmeló organiza Racing Tests nos quais só podem participar veículos de competição (como o seu desportivo Ford).

Camino Mas Moreneta, 08160 Montmeló, Barcelona. +34 935719700 / info@circuitcat.com

Cheste

Este é outro circuito mais conhecido pela localidade mais próxima do que pelo seu nome oficial: Circuit Ricardo Tormo. O circuito de Cheste é célebre sobretudo pelo grande prémio de MotoGP, mas também organiza inúmeras atividades para carros. De referir especialmente os cursos de condução da Escuela Circuit Valencia, com cursos para todo o tipo de veículos (até industriais!). O circuito organiza vários testes de condução livres durante o ano, habitualmente mediante reserva, mas se sobrarem lugares pode comprar a entrada na bilheteira no próprio dia dos testes.

Autovía A-3, Salida 334. CP: 46380, Cheste, Valencia. +34 962 52 52 20

Esperemos que estas informações lhe sejam úteis e passe um dia inesquecível repleto de adrenalina e emoções fortes. O seu Ford desportivo está à sua espera. Prepare-se para viver as sensações de condução mais intensas!

Descubra aqui o novo Ford Mustang

Configure aqui o seu Ford

Faça aqui o download do seu catálogo