A bordo do luxo eficiente do Novo Ford Mondeo Híbrido

Tecnologia híbrida

Estivemos ao volante do Mondeo com o novo motor híbrido e chegámos a uma conclusão: é confortável, desportivo, tecnológico e com consumos e emissões ainda mais reduzidos. Venha conhecê-lo mais ao pormenor.

A Ford acaba de ampliar a sua gama Mondeo com uma versão híbrida que já tivemos a oportunidade de testar. Trata-se de um veículo de toque requintado e silencioso, que mostra todo o seu esplendor na cidade e nos subúrbios, mas que também oferece um desempenho totalmente satisfatório em estrada.

Podemos aperceber-nos do muito que evoluiu a indústria do automóvel quando entramos num Ford Mondeo Hybrid. À primeira vista, encontramos o que esperávamos deste vículo premium: um imaculado design imponente e desportivo, assim como um interior espaçoso e sofisticado.

Muito mais Mondeo

Assim que nos sentamos, apercebemo-nos de que estamos ao volante de um carro muito especial. À nossa frente, à esquerda do velocímetro, um ecrã indica o estado de carga da bateria elétrica. E à direita, há uma alavanca de mudanças automáticas original. O que é que isto significa? Este carro integra um motor de dois litros a gasolina com 140 cv, e outro motor elétrico com 187 cv de potência. Este último é alimentado por uma sofisticada bateria que não necessita de ser ligada à tomada para se carregar, já que carrega enquanto o veículo está em marcha. Quanto o condutor trava ou levanta o pé do acelerador, a bateria aproveita a energia gerada. Em poucos minutos, o ecrã de que lhe falámos volta a mostrar o ícone da bateria totalmente carregada.

mondeo_hibrido_6

Referimos que a alavanca das mudanças automáticas é especial porque esconde um sistema muito inteligente: em função da condução e do tipo de estrada, é o próprio Ford Mondeo que decide quando circular apenas com o motor a gasolina, com os dois ou com o elétrico. Neste último caso, o veículo circula de forma totalmente silenciosa e sem consumir absolutamente nenhum combustível.

Esta tecnologia permite duas coisas que até há bem pouco tempo pareciam impossíveis: conduzir um carro potente e dinâmico, e manter sempre um consumo de gasolina e emissões em níveis incrivelmente baixos. Seja em cidade, em estrada ou autoestrada, é um carro silencioso e confortável que permite uma condução ágil, com um toque desportivo. Também importa não esquecer a tecnologia que transmite a ideia de que estamos num carro claramente virado para o futuro.

Uma nova realidade irresistível

Tal como dissemos, este modelo esconde um sistema híbrido muito avançado, mas em tudo o resto, é um Mondeo autêntico. Portanto, também integra a mais recente tecnologia de assistência à condução e sistemas multimédia. Assim, o Controlo Automático de Velocidade Adaptativo regula a velocidade em função do tráfego que tem à frente; o Sistema de aviso de saída de estrada avisa-o caso se desvie da trajetória involuntariamente; e a tecnologia de travagem de emergência em cidade Active City Stop atua sobre os travões caso detete um perigo de colisão.

mondeo_hibrido_2

À direita, na consola central, tem um ecrã tátil de oito polegadas através do qual pode controlar o sistema SYNC 3, que é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, pelo que pode sincronizar o seu smartphone rapidamente. Além disso, pode receber mensagens que lhe são transmitidas por áudio ou ditar e enviar as suas mensagens. E isto é apenas o início. Além de poder efetuar chamadas utilizando o controlo por voz, também poderá controlar outros sistemas do carro, como por exemplo ajustar a temperatura do climatizador.

Depois de dar uma primeira volta no Ford Mondeo Hybrid, não temos qualquer dúvida de que a mobilidade elétrica já é uma realidade, mas se assumir a forma premium do Mondeo, torna-se uma realidade irresistível.

Configure aqui o seu Ford

Faça aqui o download do seu catálogo