Tecnologia

O dispositivo ESUS tem uma planta que é regada sempre que o condutor sai da cidade com o seu EcoSport para fazer exercício e respirar ar puro. Explicamos-lhe como funciona.

Sabe-se que cerca de metade da população portuguesa é sedentária, segundo um artigo da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física. Pelo que é muito provável que um de nós os dois, caro leitor, não pratique nenhum tipo de atividade física, à exceção da deslocação de casa para o trabalho e vice-versa.

Esta realidade pode acarretar muitos problemas de saúde, tal como alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda que as pessoas entre os 17 e 64 anos pratiquem, no mínimo, 150 minutos semanas de exercício aeróbico moderado.

Além disso, importa referir que o número de pessoas que vivem em cidades está a aumentar. De acordo com estimativas da ONU, em meados deste século, 70% da população mundial viverá nas grandes cidades. “Estamos a criar espaços que não deixam espaço à natureza; e, ironicamente, regressamos à natureza para nos encontrarmos connosco próprios”, observam na Ford.

ESUS, uma planta tecnológica que o convida a mexer-se mais

Esta foi a lógica subjacente ao desenvolvimento do ESUS, um dispositivo que visa incentivar os condutores a fazerem exercício físico, não em qualquer sítio, mas sim no campo e na montanha, respirando ar puro. Trata-se de um recipiente que contém uma planta e, ao mesmo tempo, tecnologia de vanguarda. O dispositivo liga-se diretamente ao seu Ford EcoSport e deteta quando o carro sai da cidade e entra natureza. Sempre que percorre um vale, uma serra ou um bosque, a planta, em sua casa, recebe a água e os nutrientes necessários. É como se você e a sua nova amiga fizessem um acordo e ela lhe dissesse: “Eu fico em casa, mas tu, em troca, tens de ir ao meu lugar de origem.”

O dispositivo que tem ligação wi-fi e é sincronizado por meio de uma aplicação, é complementado por um localizador com tecnologia Sigfox, uma rede alternativa à rede telefónica pensada para a Internet das Coisas, que permite ligar-se a um objeto e localizá-lo sem ter de levar um smartphone.

Assim, incentiva-se os condutores do Ford EcoSport a retomarem hábitos saudáveis e a restabelecerem o contacto com a natureza. E se quiser uma experiência totalmente envolvente, até pode deixar o telemóvel em casa. Ou desligá-lo. “É o primeiro acessório que não foi pensado para o carro, mas sim para quem o conduz”, dizem na Ford.

Esus

Não é por acaso que o ESUS está associado ao Ford EcoSport. Compacto por fora e espaçoso por dentro, com motores potentes e, ao mesmo tempo, eficientes para reduzir o consumo e as emissões, este SUV incarna um espírito dinâmico, desportivo e ecológico. Uma personalidade que se adequa na perfeição a quem o conduz.

O novo SUV compacto da Ford foi renovado por dentro e por fora. Desde o design à tecnologia, o Novo Ford EcoSport mantém o espírito do atual modelo ao mesmo tempo que dá um gigantesco passo em frente. Desvendamos tudo em cinco passos, para que possa descobrir um carro que pretende encontrar novos caminhos para escapar à selva urbana.

1. Irá olhá-lo com outros olhos (e ele também a si)

A parte frontal do novo Ford EcoSport é agora mais imponente, com uma grelha trapezoidal de maior dimensão (que já é marca da casa), faróis mais rasgados e uma saia mais volumosa. O resultado é sem dúvida uma aparência mais agressiva, que transmite um caráter mais desportivo e arrojado. Tem também uma chapa de proteção maior e com mais presença e robustez, conferindo-lhe um visual offroad como se o desafiasse a seguir um atalho fora da estrada quando menos se espera.

2. Continua a ser um compacto, ainda que por dentro pareça maior

O interior é totalmente novo. Estreia um painel de instrumentos com um design mais elegante e materiais que transpiram qualidade ao toque e à vista. Os bancos assentam que nem uma luva, tendo sido concebidos para lhe dar uma aderência e conforto sem precedentes. A todo o momento, temos a sensação de viajar num SUV premium de maiores dimensões. Com os lugares traseiros mais aliviados e espaçosos, nunca mais terá de deixar ninguém de fora das suas escapadelas.

3. Contemple o futuro

Poderá controlar o avançado sistema multimédia SYNC 3 da Ford através do seu grande ecrã tátil na consola central, com uma localização elevada para estar dentro do seu campo de visão e ao alcance da mão. É compatível com Apple CarPlay e Android Auto, para que possa sempre sincronizar o seu smartphone e controlar as chamadas ou o sistema de navegação com a voz e de forma bastante intuitiva. Assim, não se limita a fazer o que é mais divertido neste carro: conduzir. 4. No conduce por ti, pero casi

4. Não conduz por si, mas quase

O novo Ford EcoSport inclui um exército de assistentes que até há pouco tempo só poderia ver em segmentos de gama superior. O controlo de estabilidade ESC inclui a função anticapotagem RSC, a fim de lhe conferir maior estabilidade nas curvas; o alerta de tráfego cruzado impede colisões indesejadas com esses carros típicos que “aparecem do nada”; e o controlo do ângulo morto avisa-o quando outro veículo se aproxima pela sua esquerda e por uma fração de segundo não aparece refletido no espelho retrovisor. Além disso, o novo Ford EcoSport estreia um sistema de tração integral 4X4 (AWD) inteligente que determina a aderência, a estabilidade nas curvas, a resposta em estradas molhadas, secas ou geladas, e em diferentes tipos de terreno. Em função das condições, esta tecnologia controla a força do eixo dianteiro ou traseiro, a fim de proporcionar sempre a maior aderência e estabilidade.

5. Um campeão debaixo do capô

O avançado motor a gasolina Ford EcoBoost 1.0 de 3 cilindros e um litro já ganhou seis vezes o prestigiado galardão de Motor Internacional do Ano. Poderá optar entre as versões de 93,2kW (125 cv) ou 104kW (140 cv). Ambas oferecem uma potência surpreendente, com um som “picante” e desportivo que lhe arrancará um sorriso sempre que pisar o acelerador. A condução é tipicamente Ford: divertida e estimulante, para desfrutar de estradas com curvas e terrenos arenosos; ágil para circular nas estradas citadinas; e equilibrada e confortável para as viagens longas. Além disso, com este “pequeno grande motor” tudo isto é conseguido com consumos e emissões muito mais reduzidos do que imagina.

Descubra aqui o novo Ford EcoSport

Configure aqui o seu Ford

Peça aqui o seu test drive