Ciência

Um estudo neurocientífico chegou à conclusão que meter prego a fundo num Focus RS ou num Ford Mustang é uma das experiências quotidianas que provocam mais emoção nas pessoas. Contamos-lhe tudo a seguir.

Com certeza que ainda se lembra do seu primeiro beijo, daquele grande golo que a sua equipa marcou ao cair do pano numa final, ou aquele volte face inesperado no guião da sua série preferida. A memória é finita, pelo que as imagens desses momentos vão-se esbatendo com a passagem do tempo. Contudo, há algo que permanece intacto e uma pessoa recorda como se fosse ontem: a emoção que sentiu.

Ora, há uma experiência que estimula ainda mais os seus sentidos do que as descritas anteriormente: conduzir um desportivo da Ford. Não somos nós que o dizemos, foi constatado por um estudo científico. Vamos por partes. Em inglês, essa sensação intensa é conhecida como buzz moment (algo como um momento vibrante), e na Ford quiseram comprovar empiricamente até que ponto esta se manifesta no condutor quando este desfruta das qualidades desportivas de um dos seus carros.

Ford-Mustang_4

“Sabemos que conduzir é muito mais do que ir do ponto A ao ponto B (…)”, afirmam na Ford, “(…) pelo que quisemos comparar as emoções quotidianas de uma pessoa normal com a emoção que transmitem os nossos modelos ao volante.” Para o estudo, primeiro selecionaram um dos carros da marca que é mais sinónimo de adrenalina: o Ford Focus RS. Uma equipa de design e uma equipa de neurocientistas de renome converteram este carro num laboratório sobre rodas e, naturalmente, deram-lhe o nome de Performance Buzz Car. Depois, fizeram o mesmo com um Ford Mustang e um Focus ST.

Em busca do ‘Momento Buz’

Para que tenha uma ideia, montaram no interior dos carros um processador proveniente de um dos computadores para videojogos mais potentes da atualidade. Também cobriram a carroçaria com 100 fitas LED de luz diurna e mais 200 000 díodos de LED espalhados por todo o carro, incluindo nas janelas, que geram animações e mostram a ligação da pessoa à máquina. Se o condutor tiver um “momento buzz” intenso, o carro também.

focus-rs-snow

Para medir as emoções dos participantes (cidadãos e cidadãs como todos nós) foram-lhes instalados uns sensores que integram um sistema de “inteligência artificial emocional” desenvolvido pela Sensum, uma empresa líder em tecnologia empática, Sensum. Antes de entrarem no Focus RS, os participantes passaram por outras experiências excitantes: deram um beijo apaixonado à sua cara-metade, viram uma cena chave da Guerra dos Tronos, assistiram a um jogo de futebol da sua equipa preferida, deram uma volta numa montanha russa ou tiveram uma aula de salsa.

Por fim, os participantes sentaram-se ao volante do Performance Buzz Car, para que pudessem tirar o máximo partido do seu rendimento e comportamento desportivo. No total, foram mais de 1400 horas de trabalho para um estudo exaustivo ao qual a Ford quis dar uma base científica.

Estes resultados são entusiasmantes…

Está curioso para saber quais foram os resultados? Os participantes do estudo que se puseram ao volante de um Ford Focus RS, um Ford Focus ST ou um Ford Mustang experimentaram uma média de 2,1 “momentos buzz” intensos durante uma típica deslocação diária, face a uma média de três picos de emoção na montanha russa, 1,5 a ver um episódio de Guerra dos Tronos ou um jogo de futebol, e zero a dançar salsa ou a dar um beijo apaixonado (maus tempos para o amor?).

focus-st

Assim sendo, só nos loopings da montanha russa os participantes tiveram experiências com mais adrenalina do que ao volante de um Ford desportivo. Harry Witchel, um psicólogo britânico, conclui: “O desafio era como criar esses picos de emoção na rotina de um dia a dia normal. Porque esses momentos pontuais são decisivos para o nosso bem-estar geral. A atividade que concentra mais emoção em menos tempo é andar numa montanha russa. Contudo, conduzir um Ford desportivo também gera um nível muito elevado de emoções, superior às restantes experiências, e de uma forma muito mais segura e acessível que uma atração de feira, uma vez que o seu carro está à sua espera todos os dias na sua garagem”.

Configure aqui o seu Ford

Peça aqui o seu test drive

Faça aqui o download do seu catálogo