Novo Ford Mustang, o desportivo a ter em conta

Novidade

A nova geração do Ford Mustang foi revelada. Com melhores motores, novas tecnologias e um design ainda mais estilizado, o ‘pony car’ vai continuar a ser líder de vendas no seu segmento por muito tempo. Foi renovado por dentro e por fora, e nesta análise exaustiva, apresentamos-lhe todas as suas características e novidades.

O Ford Mustang é um ícone da indústria automóvel que começou a ser produzido em Dearborn, Michigan no começo de 1961. Foi apresentado ao público em 17 de abril de 1964 durante a New York World’s Fair. O nome Mustang é inspirado no avião de caça P-51 Mustang, cujo nome deriva da famosa raça de cavalos selvagens. Foi o primeiro “Muscle Car” da história. Esta nova geração do icónico modelo desportivo conta com um estilo mais elegante, melhoramentos significativos no motor e suspensão, tecnologias avançadas de assistência à condução e mais opções de personalização. O “Pony Car” aponta, assim, em manter a liderança de vendas no seu segmento. De acordo com Steven Armstrong, Vice-Presidente da Ford Motor Company para a Europa, Médio Oriente e África “há poucos carros em circulação capazes de reunir esta combinação de legado, estilo e performance perante um público tão vasto”.

Design exterior inconfundivelmente Mustang

O estilo está ainda mais elegante, mas também mais atlético, sendo sublinhado pela eficaz iluminação LED, pelas novas e ousadas cores exteriores e novas opções de jantes de liga leve. Trata-se de um estilo único, que vem sendo aperfeiçoado ao longo de mais de 50 anos de produção. Logo à superfície está o novo capot, com pequenas entradas de ar e nervuras, que permitem minimizar vibrações. A grelha foi redesenhada e o lábio aerodinâmico do pára-choques dianteiro ficou mais saliente, para evitar que a frente levante tanto. Todos estes ingredientes conferem ao novo Mustang um ar mais acentuado e agressivo, bem como uma melhor aerodinâmica.

O sofisticado design da traseira do Mustang foi reforçado com um novo pára-choques e um elemento difusor aerodinâmico, mais quatro saídas de escape de série na versão com motor 5.0 V8, num testemunho dos elevados níveis de potência e de performance disponíveis. Além disso, o Mustang pode agora receber, em opção, um novo spoiler traseiro que lhe acentua o perfil desportivo. Adequando-se ao mercado europeu, cada vez mais exigente e diversificado, a Ford alargou a gama de opções de personalização, permitindo aos clientes do Mustang afirmar-se ainda mais na estrada. Estão disponíveis três novas cores metalizadas e bastante dinâmicas: Kona Blue, Orange Fury e Royal Crimson. Estas juntam-se às já marcantes e existentes na geração anterior, totalizando uma oferta de 11 cores exteriores.

Interior del Ford Mustang 2018 Royal Crimson

Ford Mustang 2018 Royal Crimson

Design interior- Mustang digital

No habitáculo encontramos o primeiro quadrante de instrumentos digital que a Ford lança na Europa, herdado do Ford GT. O condutor tem agora mais dois modos de condução. O My Mode, que lhe permite configurar em separado a renovada direção elétrica, o acelerador, a caixa automática de dez velocidades e, pela primeira vez num Mustang, os amortecedores Magneride, que contam com uma mistura de óleo e partículas metálicas, cuja fluidez pode ser constantemente controlada por via eletromagnética. O outro modo de condução novo é o Drag Strip Mode, que permite preparar uma aceleração à “americana”, com as rodas traseiras a patinar. O condutor tem também à sua disposição diversos sistemas ativos de segurança, sendo que o alerta de colisão com travagem autónoma de emergência e o programador de velocidade ativo são de série.

O interior do novo Mustang oferece uma sensação mais premium com materiais macios e suaves ao toque. Os revestimentos das portas foram melhorados e as pegas têm acabamento em alumínio. A consola central apresenta um novo revestimento macio costurado manualmente, numa cor de contraste, o que transmite uma sensação de maior dinamismo e requinte. A emotividade estende-se ao botão de ignição que conta com um anel vermelho que pulsa ao ritmo cardíaco de um cavalo Mustang de carne e osso. Os bancos em pele com aquecimento e refrigeração, bem como o volante aquecido, estão pela primeira disponíveis em todas as versões, oferecendo o máximo nível de conforto.

Há carros bons, maus e vilões, mas o Mustang é o filme completo

O ADN do Mustang foi sempre marcado, desde o lançamento do primeiro modelo em 1964, por performances emocionantes e total prazer de condução. Os novos propulsores e chassis, bem como os melhoramentos tecnológicos, permitem ao novo Mustang oferecer a experiência de condução mais gratificante de todos os tempos. Estima-se que o novo Mustang seja o mais rápido de sempre em acelerações, contando com um renovado motor V8 de 5.0 litros que a marca alcunha de Coyote cuja potência ronda os 450 cv, em combinação com a nova caixa automática de 10 velocidades da Ford, fatores que tornam o Mustang mais veloz, mais ágil e mais eficiente nos consumos.

Ford Mustang 2018 Orange Fury

Ford Mustang 2018 Orange Fury

Por outro lado, o motor EcoBoost de 2.3 litros do novo Mustang desenvolve agora 290 CV e oferece uma experiência de condução mais ágil e envolvente, graças à função overboost do turbo, que entra em ação quando se acelera a fundo ao passar de caixa, bem como à nova transmissão Ford de 10 velocidades. De série, o motor conta com o sistema Launch Control para oferecer a máxima tração e arranques consistentes.

Longe vão os tempos em que os muscle cars eram apenas aproveitáveis em linha reta. Os amortecedores recalibrados melhoram a estabilidade em curva, enquanto a suspensão traseira foi reforçada com a introdução de uma articulação transversal que reduz movimentos excessivos, que podem levar ao rolamento da carroçaria. As barras estabilizadoras de maior espessura ajudam também a controlar melhor o rolamento da carroçaria, incrementando um comportamento dinâmico. O novo sistema opcional de amortecimento MagneRide Damping System consegue responder com uma rapidez fulminante às alterações nas condições da estrada. Os amortecedores, como atrás referido, contêm no seu interior um fluido especial que é estimulado eletronicamente de modo a oferecer um nível de amortecimento mais firme ou mais suave, em função das situações de condução. Um conjunto de sensores monitoriza as condições 1000 vezes por segundo, de forma a assegurar o melhor comportamento dinâmico.

A nova tecnologia do Sistema de Escape com Válvula Ativa significa que, pela primeira vez, o condutor pode ajustar a intensidade da sonoridade do escape do Mustang de acordo com o cenário de condução. Esta nova tecnologia conta ainda com o inovador “Modo Boa Vizinhança” que pode ser programado para limitar automaticamente o ruído do escape em horários pré-programados de forma a não perturbar os vizinhos, principalmente quando o lendário motor 5.0 V8 desperta pela manhã ou chega para dormir tarde na noite. Quem disse que o Mustang não é um carro para todos os dias?

O Mustang mais High Tech de sempre

A Ford prima pelas tecnologias de vanguarda, não fugindo à regra neste Mustang 2018. As tecnologias de assistência à condução do Mustang, que incluem Assistência à Pré-Colisão com Deteção de Peões (sistema concebido para reduzir a gravidade e, em alguns casos, mesmo mitigar os efeitos de colisões frontais envolvendo veículos e peões), a Ajuda à Manutenção de Faixa (a qual aplica força no volante para redirecionar o veículo para a sua faixa) e o sistema de Aviso de Saída de Faixa (que alerta o condutor em caso de saída involuntária da sua faixa de rodagem) reforçam a experiência de condução com uma grande paz de espírito. Mas não ficamos por aqui… Pela primeira vez, o Mustang conta com as tecnologias de Controlo de Velocidade Adaptativo e de Alerta de Distância que ajudam o condutor a manter uma distância adequada ao veículo da frente. Todo este sofisticado conjunto de tecnologias vão contribuir para uma melhor avaliação de segurança nos testes da Euro NCAP.

O interior contemporâneo e sofisticado apresenta materiais suaves ao toque e um painel de instrumentos totalmente digital de 12 polegadas, elevando o nível de experiência dos ocupantes: apresenta a informação otimizada de acordo com o Modo de Condução selecionado (tal como no superdesportivo Ford GT), proporcionando o máximo prazer da experiência de condução. A configuração da instrumentação muda automaticamente em função do Modo de Condução, e pode ser programada pelo condutor para apresentar os indicadores em setes cores diferentes. Com o sistema Electric Line Lock ativado, os condutores de unidades Mustang equipadas com o écran de 12 polegadas serão brindados com uma animação totalmente inédita e com a qualidade de um videojogo.

À semelhança dos outros modelos da Ford, O novo Mustang conta ainda com o já conhecido e credenciado sistema de comunicação e entretenimento SYNC 3 da Ford, que permite aos condutores controlar os smartphones conectados, as funções de áudio, navegação e climatização através de comandos de voz simples e de conversação, e de movimentos de toque e arrastamento no écran táctil central. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto™.

Descubra aqui o novo Ford Mustang

Faça aqui o download do seu catálogo

Configure aqui o seu Ford