Revelamos o Novo Focus 2018, o melhor Ford da história?

Lançamentos

Todos os peritos do mundo dos motores estão de acordo: o Novo Focus é o carro mais esperado do ano no seu segmento, o rival a bater. Mais desportivo, mais espaçoso, mais inteligente, mais cómodo, mais tecnológico… A grande novidade da Ford chega com um novo design ‘human centric’ para oferecer uma experiência de condução inigualável.

O Ford Focus vai mudar, vinte anos depois da primeira geração e após 16 milhões de unidades vendidas. O Focus é uma das referências no seu segmento e a nova geração chega em setembro com uma nova plataforma, novos motores, novas caixas de velocidades e um estilo apurado. A Ford sabe que o segmento do Focus ainda é o segmento mais forte na Europa e, por isso, não poupou esforços nem recursos no desenvolvimento do seu best seller. Concebido de raiz, a partir de uma folha em branco, o novo Ford Focus inaugura uma nova era em termos de tecnologia, conforto, espaço e experiência de condução ao dispor dos clientes europeus de modelos do segmento médio. O novo design “centrado no ser humano” está na origem de uma gama mais ampla e inclui o primeiro e inédito crossover Focus Active e o topo-de-gama Focus Vignale.

Cada linha do seu design tem um objetivo

É o primeiro veículo globalmente desenvolvido com base na nova plataforma C2 da Ford. Esta foi concebida para melhorar o comportamento em colisão e oferecer mais espaço aos modelos do segmento médio da marca, sem causar impactos negativos nas dimensões exteriores, bem como melhorar significativamente a aerodinâmica com vista a reduzir os consumos. A melhor perfeição e qualidade de construção de sempre estão à vista no novo Focus, fruto de um investimento de 600 milhões de euros na linha de montagem Ford de Saarlouis (Alemanha). O Focus introduz uma nova filosofia de design centrada no ser humano que combina o estilo exterior com uma aerodinâmica de referência no segmento. Nas palavras de Amko Leenarts, Director de Design da Ford Europa, “Por dentro e por fora, a nossa nova filosofia de design tem tudo a ver com momentos memoráveis que se desenvolvem e permanecem na relação entre o ser humano e a máquina.

O novo Focus amadureceu, apresentando uma silhueta mais premium e desportiva e oferecendo, ao mesmo tempo, mais conforto e espaço. O longo capot e a fluidez dos guarda-lamas que resultam deste design, associados a uma significativa redução do bordo da linha de cintura, constitui um visual simultaneamente elegante e forte, reforçando o caráter premium e desportivo do modelo. O aumento de 53 milímetros na distância entre eixos possibilita montar pneus de maior diâmetro, fazendo com que as rodas se posicionem num plano mais elevado face à superfície da carroçaria, reduzindo a perceção do comprimento e da massa visual.

Ford Focus 2018 Active

Qual a melhor versão do Focus para si?

Uma das grandes novidades desta geração do Focus é o amplo leque de propostas feitas à medida, com execuções diferentes para as versões Focus Vignale, ST-Line, Active e Titanium, que refletem as preferências e necessidades específicas dos clientes.

  • Começando pelo Focus Vignale, verificamos que a abertura inferior dianteira a toda a largura foi desenhada para ter uma aparência mais nobre (como uma peça de joalharia) e artesanal. Existem discretas inserções em alumínio acetinado nas barras de tejadilho e malha da grelha dianteira com assinatura Vignale.
  • Para os clientes que gostam de um Focus mais desportivo, o Focus ST-Line apresenta um difusor traseiro com desenho mais agressivo, spoiler de tejadilho funcional de maiores dimensões e entradas de ar dianteiras adicionais desenhadas para reforçar a performance e deixar ver os componentes no interior. Os elementos inferiores da asa dianteira possuem a assinatura ST-Line e permitem direcionar o ar para as respetivas grelhas de admissão. O desenho das jantes e a suspensão 10mm mais baixa são também aspetos diferenciadores desta versão.
  • O Focus Active, uma variante inédita na gama Focus conta com uma distância ao solo mais elevada em 30 mm e proteções em preto nas abas dos guarda-lamas e embaladeiras. Observam-se ainda proteções inferiores à frente e atrás em cor de contraste (prateado). O design dianteiro apresenta alguns pormenores exclusivos, com a grelha em preto.

A palete de cores com 13 tonalidades distintas inclui os tons Laranja Glow, Azul Desert Island e, exclusivamente para o Vignale, Dark Mulberry (cor de amora, de quatro camadas).

Gama Ford Focus 2018

Um habitáculo ‘human centric’

A filosofia de design centrada no ser humano está também presente no interior, onde se vive um ambiente mais convidativo e confortável, com maior qualidade percebida, a qual foi obtida com a utilização de linhas limpas e simples, materiais expressivos e que inspiram confiança, e superfícies totalmente integradas. Tal como no exterior, os interiores do novo Focus caracterizam-se por elementos de design e materiais únicos que conferem uma personalidade distinta. Nas versões Vignale, destacam-se os acabamentos com efeito de madeira de grão fino e o couro premium, enquanto as versões ST-Line apresentam acabamentos desportivos com efeitos de fibra de carbono e costuras a vermelho. Por sua vez, as versões Active distinguem-se por materiais e texturas mais robustos.

O conforto é um dos principais argumentos da experiência vivida pelos ocupantes a bordo do novo e mais requintado Focus. Os ocupantes dos bancos dianteiros podem desfrutar de um generoso espaço ao nível dos ombros (1421 mm), enquanto o painel de instrumentos se apresenta posicionado para oferecer mais espaço. No caso dos passageiros que viajam atrás, existe agora mais espaço fruto da maior distância entre eixos e ao piso plano. O espaço ao nível dos joelhos foi aumentado em mais de 50 mm, em comparação com o Focus anterior, totalizando agora 81 mm, o melhor valor da classe.

Interior del Ford Focus 2018 ST-Line

Tecnologias de ponta inéditas no segmento

A gama de tecnologias Ford de assistência ao condutor é a mais sofisticada de sempre disponibilizada aos clientes da marca, apresentando-se totalmente integrada para possibilitar uma experiência de condução intuitiva, refinada e sem stress. No seu conjunto, a gama de tecnologias avançadas inclui:

  • Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC), agora reforçado com a função Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa.
  • Sistema Ford de Faróis Adaptativos com a nova função Preditiva de iluminação.
  • Sistema Ativo de Assistência ao Estacionamento 2.
  • O primeiro sistema Head-up display (HUD) da Ford disponibilizado na Europa.
  • Assistente de Manobras Evasivas, uma tecnologia que representa uma estreia no segmento.

Ford Focus 2018 ST-Line

Ligado ao mundo

O Focus disponibiliza aos clientes europeus a tecnologia de modem integrado FordPass Connect, tornando o veículo num hotspot WiFi móvel com capacidade para conectar até 10 dispositivos. Além de ajudar os condutores a planear mais facilmente as suas viagens, com atualizações de Trânsito em Tempo Real no sistema de navegação, e de facilitar o acesso ao entretenimento em andamento para os ocupantes, o FordPass Connect oferece uma vasta gama de características de conveniência através da aplicação (app) móvel FordPass.

Tanto o condutor como os passageiros podem agora dizer adeus a cabos e fichas para carregar os seus dispositivos, graças a uma nova base de carregamento sem fios (wireless) situada por baixo do painel de instrumentos. O sistema funciona com smartphones compatíveis e deteta automaticamente os dispositivos para iniciar a carga. Os dispositivos podem permanecer ligados via Bluetooth ao sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3 enquanto estiverem ligados ao carregamento wireless. Apoiado por um écran tátil de 8 polegadas que pode ser operado por gestos de toque e deslizar, e compatível com Apple CarPlay e Android Auto™.

Um novo sistema de som B&O PLAY permite que os ocupantes desfrutem, da melhor forma possível, da música transmitida pelo FordPass Connect ou via dispositivos tipo smartphone. O sistema de 675 W dispõe de 10 colunas, incluindo um subwoofer de 140 milímetros, montado na bagageira, e um altifalante de frequências médias no centro do tablier, tendo sido especificamente calibrado para as carroçarias de 5 portas e Station Wagon do novo Focus, sendo uma das melhores experiências áudio disponíveis em qualquer veículo de qualquer segmento do mercado.

Ford Focus 2018 Vignale

Motorizações com inúmeros degraus de potência à escolha

Em termos de propulsores, as opções incluem uma versão ainda mais otimizada do multi-premiado motor Ford EcoBoost de 1.0 litros e um novo bloco EcoBoost de 1.5 litros, ambos a gasolina e reforçados com o sistema Ford de desativação de cilindros, uma estreia mundial para blocos de três cilindros. Os novos blocos diesel EcoBlue de 1.5 litros e 2.0 litros oferecem os melhores valores em economia de combustível.

Todas as motorizações cumprem as mais recentes e exigentes normas de controlo de emissões Euro 6, calculadas com base no novo método de medição de consumos WLTP (World Harmonised Light Vehicle Test Procedure). Os grupos propulsores contam, de série, com o sistema Auto Start-Stop, sistema que ajuda a reduzir os custos de utilização, e estão associados a dois tipos de transmissão: a rápida e eficaz caixa manual de 6 velocidades ou a nova caixa automática de 8 velocidades, ideal para uma condução sem esforço.

Conductor en el interior del Ford Focus 2018 ST-Line

Fabricado na Europa

O novo Ford Focus é fabricado com recurso a novos processos de produção, inéditos na indústria automóvel, na unidade de montagem Ford de Saarlouis (Alemanha). Os níveis de qualidade de construção são os melhores de sempre num modelo Focus. As novas instalações de estampagem a quente, com 6000 metros quadrados, permitem produzir localmente componentes em aço e boro ultra-resistentes e de baixo peso e são as primeiras da indústria automóvel a dispor de um sistema de descarga totalmente automatizado, otimizando a eficiência de todo o processo.

Assim, como realçam as declarações de Joe Bakaj, “A inovação em todas as áreas ajudou-nos a criar um Focus totalmente novo, com uma qualidade de construção e de acabamentos sem precedentes, capaz de proporcionar uma experiência de utilização sem paralelo, tanto para o condutor como para os passageiros. O novo Focus é a concretização do compromisso agora assumido pelo Focus, que passa a ser a referência que todos vão querer seguir. Estou extremamente orgulhoso do trabalho feito pela equipa que nos ajudou a apresentar o modelo que, em nossa opinião, é o nosso melhor carro sempre.

Descubra agora o Novo Ford Focus Faça aqui o download do seu catálogo Configure o seu Ford