Lançamentos

O Ford Focus vai mudar, vinte anos depois da primeira geração e após 16 milhões de unidades vendidas. O Focus é uma das referências no seu segmento e a nova geração chega em setembro com uma nova plataforma, novos motores, novas caixas de velocidades e um estilo apurado. A Ford sabe que o segmento do Focus ainda é o segmento mais forte na Europa e, por isso, não poupou esforços nem recursos no desenvolvimento do seu best seller.

Concebido de raiz, a partir de uma folha em branco, o novo Ford Focus inaugura uma nova era em termos de tecnologia, conforto, espaço e experiência de condução ao dispor dos clientes europeus de modelos do segmento médio. O novo design “centrado no ser humano” está na origem de uma gama mais ampla e inclui o primeiro e inédito crossover Focus Active e o topo-de-gama Focus Vignale. As novas tecnologias abundam no novo Focus, como o Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e de Centragem na Faixa, são auxiliares fundamentais no pára-arranca do trânsito. A iluminação Preditiva em curva e baseada em Sinais de trânsito ajudam os condutores a ver com mais clareza. Outra novidade disponível pela primeira vez num modelo Ford na Europa é o sistema Head-up display. Estreado na geração anterior, o Sistema Active Park Assist 2 está agora mais evoluído e possibilita manobras de estacionamento 100% automáticas com o simples premir de um botão.

Uma das grandes caraterísticas de todos os Ford Focus sempre foi a sua dinâmica acima da média. Esta nova geração não foge à regra e os Modos de Condução de série, o aumento em 20 por cento da rigidez torsional e a suspensão traseira independente com Controlo Contínuo de Amortecimento – uma estreia no Focus – colocam o modelo no topo da sua classe. Também nos motores, a escolha de avançados blocos a gasolina (EcoBoost) e diesel (EcoBlue) combinados com uma nova transmissão automática de 8 velocidades possibilitam uma redução de 10 por cento nos consumos em todas as versões da gama.

As novidades não param por aqui e o novo Focus introduz, ainda, o sistema de modem integrado FordPass Connect para conetividade em movimento, base para carregamento sem fios, SYNC 3 com écran táctil de 8 polegadas e sistema de som B&O PLAY.

A Ford aposta, assim, muito forte nesta nova geração Focus, num mercado Europeu cada vez mais exigente e competitivo.

Ford Focus Active, o novo Focus já tem uma versão crossover

A nova versão Active é um “piscar de olho” ao mundo dos “crossovers”, com maior altura ao solo e ar mais aventureiro, sendo esperada, de acordo com a Ford Lusitana, para Dezembro de 2018. Esta inédita versão procura responder às preferências e necessidades específicas dos clientes. Este modelo surge em consonância com a ofensiva da Ford, transversal à sua restante gama, para oferecer produtos virados para uma clientela mais jovem ou com um estilo de vida mais activo. Não pretende, obviamente, passar por SUV, pois as diferenças para a berlina são mínimas e a marca da oval azul não quer beliscar os atributos dinâmicos tão bem conhecidos geração atrás de geração. Pretende, sim, ganhar um ar totalmente distinto, mais aventureiro, com as alterações introduzidas. Possui uma distância ao solo mais elevada e proteções em preto nas abas dos guarda-lamas e embaladeiras.

FORD_2018_FOCUS_ACTIVE__26

O design dianteiro é exclusivo (grelha em preto) e as proteções inferiores à frente e atrás apresentam-se em cor de contraste (prateado). Estes atributos permitem responder melhor a incursões fora de estrada com uma aumento da distância ao solo em 30 mm, e articulações específicas nos eixos. Também as suspensões sofreram afinações específicas para manter o Focus Active bem agarrado ao asfalto, que será, apesar de tudo, o “habitat” onde passará grande parte do seu tempo. Tal como nos demais Focus, o sistema CCD (Controlo Contínuo do Amortecimento) apoia também a tecnologia dos modos de condução. Estão disponíveis no Focus os modos Normal, Sport e Eco, permitindo ao condutor ajustar instantaneamente o pedal do acelerador, a caixa automática de 8 velocidades, a Direcção Assistida Electrónica (EPAS) e as características do ACC, em função da situação de condução. Quando equipado com a suspensão adaptativa CCD (Controlo Contínuo do Amortecimento), o Focus disponibiliza também os Modos Comfort e Eco-Comfort, ajustando as propriedades da suspensão em função destes padrões. As variantes Focus Active acrescentam dois novos Modos de Condução: Escorregadio/Slippery Mode, para uma maior confiança em superfícies com baixa aderência, como a neve e o gelo; e Tracção/Trail Mode, ajudando a manter a progressão do modelo em zonas mais suaves ou deformáveis.

A filosofia de design centrada no ser humano está também presente no interior, onde se vive um ambiente mais convidativo e confortável, com maior qualidade percebida, a qual foi obtida com a utilização de linhas limpas e simples, materiais expressivos e que inspiram confiança, e superfícies totalmente integradas. As versões Active distinguem-se por materiais e texturas mais robustos.

Tecnologia- o ponto forte do novo Focus

A gama de tecnologias Ford de assistência ao condutor é a mais sofisticada de sempre disponibilizada aos clientes da marca, apresentando-se totalmente integrada para possibilitar uma experiência de condução intuitiva, refinada e sem stress. No seu conjunto, a gama de tecnologias avançadas inclui:

* Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC), agora reforçado com a função Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa
* Sistema Ford de Faróis Adaptativos com a nova função Preditiva de iluminação;
* Sistema Ativo de Assistência ao Estacionamento 2;
* O primeiro sistema Head-up display (HUD) da Ford disponibilizado na Europa;
* Assistente de Manobras Evasivas, uma tecnologia que representa uma estreia no segmento.

FORD_2018_FOCUS_ACTIVE__14

Conectado ao mundo

O Focus disponibiliza aos clientes europeus a tecnologia de modem integrado FordPass Connect, tornando o veículo num hotspot WiFi móvel com capacidade para conectar até 10 dispositivos. Além de ajudar os condutores a planear mais facilmente as suas viagens, com atualizações de Trânsito em Tempo Real no sistema de navegação, e de facilitar o acesso ao entretenimento em andamento para os ocupantes, o FordPass Connect oferece uma vasta gama de características de conveniência através da aplicação (app) móvel FordPass, com destaque para:

* Localizador do Veículo: ajuda os proprietários a encontrar o seu carro nos grandes parques de estacionamento dos centros comerciais;
* Estado do Veículo: para verificar o nível de combustível, estado do alarme, vida útil do óleo, etc;
* Trancar/Destrancar Portas: para aceder remotamente ao seu Focus;
* Arranque à Distância: para as versões Focus equipadas com a transmissão automática de 8 velocidades;
* Funcionalidade eCall: liga automaticamente para os serviços de emergência na eventualidade de um acidente grave e permite aos ocupantes falarem diretamente com a linha de emergência bastando premir o botão de SOS na consola superior.

Motorizações com inúmeros degraus de potência à escolha

Em termos de propulsores, as opções incluem uma versão ainda mais otimizada do multi-premiado motor Ford EcoBoost de 1.0 litros e um novo bloco EcoBoost de 1.5 litros, ambos a gasolina e reforçados com o sistema Ford de desativação de cilindros, uma estreia mundial para blocos de três cilindros. O motor Ford EcoBoost de 1.0 litros está disponível nas versões de 85, 100 e 125 CV e o novo motor EcoBoost de 1.5 litros é proposto nas variantes de 150 e 182 CV
Os novos blocos diesel EcoBlue de 1.5 litros e 2.0 litros oferecem os melhores valores em economia de combustível. O novo EcoBlue de 1.5 litros é proposto nas variantes de 95 e 120 CV, ambas com 300 Nm de binário, e emissões de CO2 previstas de 91 g/km (versão berlina de cinco portas). O motor EcoBlue de 2.0 litros desenvolve 150 CV e 370 Nm de binário. A estimativa de emissões de CO2 é de 112 g/km para a versão berlina de 5 portas.

Todas as motorizações cumprem as mais recentes e exigentes normas de controlo de emissões Euro 6, calculadas com base no novo método de medição de consumos WLTP (World Harmonised Light Vehicle Test Procedure). Os grupos propulsores contam, de série, com o sistema Auto Start-Stop, sistema que ajuda a reduzir os custos de utilização, e estão associados a dois tipos de transmissão: a rápida e eficaz caixa manual de 6 velocidades ou a nova caixa automática de 8 velocidades, ideal para uma condução sem esforço.

A inspiração SUV está quase a chegar à gama Focus

Estão, assim, lançadas as cartas para uma carreira de sucesso do novo Focus Active, variante inspirada no universo SUV e o terceiro elemento de uma nova família de modelos de imagem crossover, que já conta com o KA+ e o Fiesta.

“Os compradores de automóveis são apaixonados por versatilidade, pelo estilo marcante e pelas capacidades de confiança dos SUV, mercado onde a procura nunca foi tal elevada, razão por que se fundiram essas qualidades com a experiência de condução líder da classe do nosso novo Focus e com as avançadas tecnologias de condução, resultando num crossover Focus Active que encaixa perfeitamente com o estilo de vida activo dos nossos clientes”. Roelant de Waard, Vice-Presidente, Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa.

Descubra agora o Novo Ford Focus Faça aqui o download do seu catálogo Configure o seu Ford