Lançamentos

Com linhas elegantes e marcadamente desportivas, o Novo SUV Ford Edge estreia motor EcoBlue Bi-Turbo de 238 CV e tecnologias inovadoras de assistência ao condutor.

Foi em Colónia, na Alemanha, que a Ford desvendou o novo SUV Ford Edge aos clientes europeus, aquele que é o tecnologicamente mais avançado SUV de sempre da marca. O novo Ford Edge faz a sua estreia no mercado europeu na segunda metade deste ano com a gama ST-Line, versão desportiva já conhecida nos demais modelos da Ford, que integra tecnologias inovadoras de assistência ao condutor, novos e potentes grupos propulsores e equipamento conforto premium.

O motor Ford EcoBlue de 2.0 litros e 238 CV introduz um novo sistema de sobrealimentação bi-turbo que otimiza o binário a baixas rotações, o requinte de funcionamento e a economia de combustível. São inúmeras as tecnologias de assistência ao condutor, das quais se destacam a Travagem Pós-Colisão, Assistente de Manobras Evasivas e Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Stop-and-Go e Assistente de Centragem na Faixa.

O sistema SYNC 3 com touchscreen de oito polegadas proporciona desfrutar da tecnologia em movimento. Também estão disponíveis um sistema de som da Bang & Olufsen (B&O PLAY) Premium de 1000 watts e carregamento sem fios para telemóveis que suportem esta tecnologia.

A versão desportiva Edge ST-Line apresenta um visual inspirado na gama Ford Performance, incluindo jantes de 20 polegadas e painéis de carroçaria com código de cor, suspensão desportiva e Sistema Inteligente de Tracção Integral da Ford. O novo Ford Edge está, assim, equipado com um conjunto de tecnologias avançadas cujo objetivo é melhorar a experiência de condução.

Em 2017, as vendas de modelos SUV da Ford aumentaram 24 por cento, impulsionadas pelas vendas recorde registadas pelos modelos EcoSport, Kuga e Edge. Durante o ano passado, a Ford vendeu 230.600 SUV, ou seja, quase 1 em cada 5 novos veículos Ford vendidos na Europa. Desde o seu lançamento, o novo Edge já vendeu mais de 26.000 unidades na Europa, das quais 16.000 em 2017.

Novo nível de requinte e sofisticação na experiência de condução

O novo Ford Edge está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas que permitem melhorar a experiência de condução. Os sistemas avançados incluem o Ford Co-Pilot360, que combina tecnologias de assistência ao condutor que, no conjunto, proporcionam uma experiência de condução mais confortável e agradável. Por exemplo, o controlo de velocidade adaptativo com sistema stop and go ajusta automaticamente a velocidade de cruzeiro com base no veículo que circula à frente. Se o mesmo parar, o motor parará automaticamente e arrancará outra vez quando o trânsito começar a fluir. Este sistema consegue reconhecer sinais de velocidade e ajustá-la em conformidade. A tecnologia de manutenção na faixa fornece também assistência à direção, seguindo as marcações na estrada para ajudar o veículo a manter-se no centro da faixa de rodagem.

A direção adaptativa permite sempre uma direção eficiente e em todas as condições. A baixas velocidades, como manobras de estacionamento, são necessárias menos rotações do volante. Por sua vez, a altas velocidades, a direção torna-se mais ágil e precisa. A adição de um modo desportivo reduz o esforço da direção necessário nas curvas, tornando a condução em estradas circulares e curvas mais gratificante.

2018_Ford_Edge_14

A assistência de direção evasiva foi concebida para detetar veículos, peões ou objetos que surjam na frente do automóvel. Se detetar uma possível colisão, a direcção torna-se mais eficiente para ajudar a evitar o obstáculo.

O sistema de deteção de ângulo morto está equipado com sensores de radar concebidos para detetar os veículos que podem não ser vistos. Situados de ambos os lados do Ford Edge, alertam o condutor através de uma luz cor-de-laranja, apresentada de forma bem visível nos espelhos retrovisores da porta. O alerta de tráfego cruzado faz parte do sistema de deteção de ângulo morto. Numa manobra de marcha atrás para sair de um lugar com visibilidade reduzida, o alerta de tráfego cruzado consegue detetar os veículos que se aproximam, emite um aviso e aciona os travões, se o condutor não reagir a tempo. Esta tecnologia também acende uma luz no espelho retrovisor (esquerdo ou direito, dependendo do sentido do veículo que se aproxima).

O sistema inteligente de transmissão às quatro rodas foi actualizado e consegue determinar o nível de aderência, o equilíbrio nas curvas e os níveis de resposta necessários em condições de chuva, tempo seco, gelo e diferentes pisos. Esta tecnologia funciona apenas na tração dianteira, quando não é necessária a tração às quatro rodas, e depois volta à tração inicial, dependendo das necessidades. Isto proporciona um comportamento excecional e maior eficiência.

Os faróis dinâmicos LED Ford adaptativos e as luzes diurnas proporcionam padrões de luz precisos e com brilho intenso, que se adaptam automaticamente às várias condições de estrada e de condução. Além disso, os máximos antirreflexo ajustam-se automaticamente para evitar encandear os outros condutores e o novo sistema consegue seguir a curvatura da estrada para iluminar as curvas e os cruzamentos antes de entrar neles.

Uma câmara panorâmica, instalada na dianteira do veículo, transmite a imagem no écran multifunções do Ford Edge, para que seja possível ver os veículos, ciclistas ou peões que se aproximam de ambos os lados.

Por fim, destaca-se, ainda, a assistência ativa ao estacionamento com estacionamento perpendicular, ajuda ao estacionamento lateral e assistência de saída de estacionamento.

Interior premium, conectado e confortável

O nível de construção excecional e os materiais da mais alta qualidade vão proporcionar ao proprietário uma sensação de prestígio quando entrar no novo Ford Edge. No compartimento de media dianteiro do Ford Edge é possível ter, em opção, um tapete de carregamento sem fios (wireless) para dispositivos compatíveis. O sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3, compatível com Apple CarPlay e Android Auto™, permite aos condutores controlar smartphones conectados e os sistemas de áudio, de navegação e de climatização através da utilização de comandos por voz e um touchscreen de oito polegadas a cores. Os clientes podem optar por melhorar a sua experiência de áudio com um novo sistema de som premium B&O PLAY especificamente configurado para o Edge. O sistema utiliza um processador de som digital de 10 canais para controlar e equalizar cada uma das colunas, garantido um distribuição de som perfeitamente uniforme em todo o habitáculo. O sistema opcional de som surround proporciona uma experiência áudio ainda mais envolvente.

2018_Ford_Edge_05

Além disto, o novo Edge conta também com um painel de instrumentos digital 3D totalmente configurável, permitindo aos condutores personalizar a configuração do velocímetro, conta-rotações e écrans de informações do veículo de acordo com as suas preferências (em sete cores diferentes), mantendo, ao mesmo tempo, uma aparência simples e elegante. Outras tecnologias de conforto e conveniência disponíveis em opção incluem tejadilho panorâmico em vidro a todo o comprimento, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, bancos traseiros e volante aquecidos.
Com materiais harmoniosos e de elevada qualidade, o espaçoso interior do novo Edge emana uma percepção totalmente premium. A consola central foi redesenhada e apresenta agora um comando rotativo para a caixa automática de oito velocidades, solução que permitiu libertar espaço e facilitar o acesso ao tapete de carga wireless. Em vez da alavanca convencional, o travão de estacionamento é agora acionado por botão electrónico, contribuindo para maximizar o espaço anteriormente ocupado pelo sistema manual.

Motores possantes e sofisticados

O novo Edge recorre às mais recentes tecnologias de propulsores da Ford para oferecer um desempenho sem esforço, juntamente com valores optimizados de consumo de combustível e de emissões. O novo motor diesel Ford EcoBlue bi-turbo de 2.0 litros oferece níveis de potência, binário e performance de condução dignos de um motor de maior cilindrada, juntamente com os valores optimizados de consumo de combustível e de baixas emissões de CO2 típicos de um motor de baixa cilindrada. Adotando, pela primeira vez, um avançado sistema de dois turbos (bi-turbo) no motor EcoBlue, a nova configuração do motor mantém a sofisticada tecnologia de injecção de combustível e a arquitetura de baixo atrito dos blocos EcoBlue, de forma a cumprir os rigorosos padrões da norma de controlo de emissões Euro 6. O motor EcoBlue bi-turbo de 2.0 litros e 238 CV do novo Edge está associado ao sistema de tracção inteligente da Ford, e proporciona valores optimizados em termos de binário a baixo regime, bem como de ruído, vibrações e aspereza, oferecendo, simultaneamente, uma aceleração suave e linear que contribui para uma experiência de condução mais confortável.

A excelente capacidade de resposta e o binário disponíveis a baixo regime, resultam da utilização em série de um turbo pequeno, de alta pressão, e de um turbo maior, de baixa pressão. Nos regimes mais elevados, o motor recorre apenas ao turbo de maiores dimensões para obter a pressão necessária ao desenvolvimento da potência máxima.

Dotado de série com Auto Start-Stop, o motor Ford EcoBlue de 2,0 litros está também disponível no novo Ford Edge em duas variantes adicionais:
• Uma versão de 190 CV combinada com caixa manual de seis velocidades e Tracção Integral Inteligente Ford;
• Uma versão de 150 CV combinada com a nova caixa automática Ford de oito velocidades e tracção dianteira [nota: versão apenas disponível para mercados com volante à direita]

A nova caixa automática Ford de oito velocidades foi concebida para otimizar ainda mais a economia de combustível e proporcionar uma elevada capacidade de resposta, com passagens suaves e rápidas. Especificamente adaptada para cumprir as expectativas dos condutores europeus, esta transmissão tem, entre outras, as seguintes características:
• Programação de Engrenagem de Mudanças Adaptativas, que avalia os estilos individuais de condução de forma a optimizar os timings das passagens de caixa;
• Controlo de Qualidade de Engrenagem de Mudanças Adaptativas, que avalia a informação do veículo para ajudar a ajustar as pressões exercidas na embraiagem, com o objetivo de proporcionar passagens de caixa mais suaves de forma consistente.

2018_Ford_Edge_24

Uma gama completa, com a novidade ST-LINE

O novo Edge será proposto aos clientes europeus nas versões Vignale, a mais sofisticada, Titanium, com um toque elegante, e Trend, com um generoso equipamento de série, além da variante desportiva ST-Line. As atualizações estéticas extensíveis a toda a gama incluem uma grelha mais larga e com um acabamento exclusivo em cada nível de equipamento, bem como um tablier mais actual, que combina uma aparência atlética e moderna. As ópticas LED dianteiras e traseiras, de série em todas as versões, podem ser complementadas com luzes diurnas LED em desenho exclusivo. O capot redesenhado transmite uma postura mais musculada e firme.

Concebida para clientes que ambicionam a imagem desportiva dos modelos Ford ST, a gama de modelos ST-Line da Ford oferece um visual inspirado na gama Ford Performance, juntamente com opções de motorização mais potentes. O novo Edge ST-Line apresenta um visual exterior e interior dinâmico e ousado, que inclui:
• Zona inferiores das portas, guarda-lamas e saias laterais na cor da carroçaria e grelha superior dianteira com acabamento em preto nas barras horizontais e na moldura;
• Jantes de 20 polegadas de série ou de 21 polegadas em opção, ambas em alumínio e pintadas;
• Dupla saída de escape com ponteiras cromadas;
• Bancos Miko®-Dinamica parcialmente revestidos a couro perfurado, estando os dianteiros dotados de 10 regulações eléctricas;
• Volante e punho da caixa de velocidades revestidos a couro perfurado, com costuras a vermelho nas versões de caixa manual;
• Pedais desportivos em alumínio, forro do tejadilho em preto e tapetes premium em veludo.

A suspensão com configuração desportiva reforça ainda mais a experiência de condução do novo Edge ST-Line, apoiada pela tecnologia direcção adaptativa Ford, a qual otimiza a resposta da direção, tornando o novo Edge mais fácil de manobrar graças à constante alteração da desmultiplicação em função da velocidade do veículo. As versões com caixa automática de oito velocidades possuem patilhas no volante.

Como refere Roelant de Waard, Vice-Presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa, “O novo Ford Edge é a nossa proposta mais atraente para os clientes europeus que estão a aderir em massa aos SUV: proporciona-lhes uma utilização de excelência em cidade, graças às nossas tecnologias de assistência à condução, as mais avançadas de sempre da Ford, e uma condução em estrada ainda mais económica, graças ao novo motor diesel EcoBlue de 2,0 litros e à caixa automática de oito velocidades.”

FordEdge(1)

Descubra aqui o Novo Ford Edge

Descarregue aqui o seu catálogo

Clique aqui para configurar o seu Ford