Crossovers

Ford Edge, Ford Kuga e Ford Ecosport. Estes três “todo o terreno” diferenciam-se não só pelo tamanho. Cada um tem a sua própria personalidade, a fim de se adaptar a diferentes tipos de condutor. Descubra com qual se identifica mais. Os SUV vivem uma era dourada e há muito que os especialistas consideram que não é […]

Ford Edge, Ford Kuga e Ford Ecosport. Estes três “todo o terreno” diferenciam-se não só pelo tamanho. Cada um tem a sua própria personalidade, a fim de se adaptar a diferentes tipos de condutor. Descubra com qual se identifica mais. Os SUV vivem uma era dourada e há muito que os especialistas consideram que não é uma moda passageira, mas sim uma tendência que veio para ficar. Quais são as razões? Postura elevada ao volante e melhor visibilidade, capacidades para sair do asfalto, mais espaço para ocupantes e equipamento, interiores variáveis e práticos… E um design exterior que transmite inevitavelmente uma sensação de aventura no dia-a-dia, de ter algo especial em mãos, de que um carro é muito mais que uma ferramenta de transporte do ponto A para o ponto B.

A gama de SUV da Ford procura adaptar-se o máximo possível a cada tipo de condutor. Não só dispõe de três modelos distintos, como também é possível personalizar cada um conforme os desejos do proprietário. O nível de personalização não tem precedentes. Desde as cores da carroçaria e do habitáculo, até equipamento tecnológico que parece não ter fim, o seu Ford dará sempre a impressão de que é isso mesmo: o “seu” Ford, um carro único. A seguir, propomos-lhe que entre connosco em cada um destes SUV da marca para ver qual deles lhe diz mais. Feche a porta, vamos arrancar!

Ford Ecosport

Tem um espírito urbano, jovem e aventureiro? Adora um design fantástico? Exige ao seu carro uma resposta desportiva em estrada, independentemente das curvas que existam entre si e o seu destino? Se respondeu afirmativamente a estas perguntas, o novo Ford Ecosport é sem dúvida o SUV indicado para si.

A nova geração inclui um interior de maior qualidade, onde abundam as superfícies macias. Poderá dispor de um ecrã táctil de até oito polegadas, que agora é capacitativo. Parece-lhe bem? É como o dos telemóveis de última geração, basta tocar-lhe para aceder a uma variedade de funções. O seu sistema SYNC 3 é o sistema multimédia mais rápido e completo desenvolvido até à data pela Ford. Tem um funcionamento semelhante ao de um smartphone, sendo que também se pode controlar por voz.

Qual é o comportamento do Ford Ecosport? Como é habitual nos modelos da Ford, a resposta tem um toque desportivo e nem os troços de montanha resistem ao Ecosport e ao seu sistema de suspensão multibraço, que permite contornar as curvas com muita agilidade, equilíbrio e sem movimentos da carroçaria. Os seus motores têm sempre reações vivas, especialmente o Ecoboost de 140 CV que tem um desempenho excecional. Pelo som e pelo binário, nunca pensaria que tem três cilindros, o que é uma grande vantagem, porque o seu consumo é inferior ao que seria de esperar tendo em conta a sua potência.

Ford Kuga

Sejamos claros: a primeira coisa que lhe vai chamar a atenção neste SUV é o seu design. A carroçaria, que ainda é mais elevada que a de um turismo normal, exulta elegância e um caráter desportivo, com uma frente imponente e uma lateral musculada e destacada com uma linha ascendente nas janelas pequenas. Se é um homem de família, este é o carro para si. E o mesmo válido se gosta de aventura e não perde uma temporada de esqui nem de surf. Tem espaço de sobra para levar consigo a sua família (até três filas de assentos e sete lugares), ou encher a bagageira com o equipamento desportivo que precisar.

Por dentro respira-se um ar premium, desde o toque ao aspeto dos seus materiais e comandos, até à sua incrível capacidade tecnológica, como um controlo de velocidade cruzeiro dotado de um radar que reduz a velocidade caso se aproxime do veículo à sua frente. O sistema Start Stop, que desliga o motor e volta a ligá-lo aquando de paragens em semáforos, permite-lhe poupar combustível em cidade. Já a porta traseira que se abre automaticamente simplesmente passando o pé por baixo do pára-choques, permite-lhe colocar coisas na bagageira apesar de ter as mãos ocupadas com o equipamento ou os sacos de compras.

O seu comportamento é o característico da Ford. Com motores Ecoboost a diesel ou a gasolina de até 182 CV, terá sempre uma boa reserva de potência debaixo do pé direito; e o seu chassis sofisticado permite uma condução desportiva por muito sinuosa que seja a estrada, ou conduzir com o máximo conforto em autoestradas amplas. Se pensar sair do asfalto com frequência ou costuma ir no inverno à sua estância de esqui preferida no meio de montanhas nevadas, pode equipar o seu Ford Kuga com tração integral.

Ford Edge

Valoriza o luxo, os mais ínfimos detalhes e um interior espaçoso para viajar confortavelmente com os seus? O novo Ford Edge dá-lhe tudo isso e muito mais. Por fora, recebeu alguns retoques que destacam a sua elegância, como uma nova grelha e novos faróis que conferente à parte frontal um aspeto ainda mais imponente. No interior, há uma nova consola central com formas mais limpas e ergonomia melhorada.

É o carro mais tecnológico da Ford, e isso é dizer muito de uma marca que integra os últimos avanços até nos seus modelos mais pequenos. O Edge estreia uma direção adaptativa que junta o melhor de dois mundos. Por um lado, em cidade, facilita muito as manobras, sendo mais suave e reduzindo o ângulo de viragem, pelo que precisará de dar menos voltas ao volante para estacionar. Por outro lado, se circular a uma velocidade superior em estrada torna-se mais firme e ainda mais precisa. A direção inteligente da Ford monitoriza a cada momento a sua forma de condução e otimiza a relação de viragem conforme seja necessário. Além disso, o condutor pode optar entre dois modos: o modo normal prima pela comodidade, enquanto que o desportivo permite-lhe realizar uma condução mais ágil e divertida.

Existem alguns elementos no Edge que mais parecem saídos de um filme de ficção científica. O controlo ativo de ruído é seletivo, não anulando a música reproduzida pelo seu equipamento multimédia, mas sim o ruído do motor, do vento, da transmissão ou da estrada. Funciona através dos altifalantes, que emitem ondas que fazem desaparecer os ruídos incomodativos. O resultado? Um interior silencioso, igual ao das melhores berlinas de luxo.

Mas o Ford Edge não tem apenas tecnologia focada no conforto ou na diversão ao volante. A segurança não foi descurada. Entre os seus inúmeros assistentes, um dos mais apelativos é o sistema que deteta (através de uma câmara e de um radar) o que está à sua frente, quer sejam carros ou peões. Caso se adivinhe uma colisão, o sistema avisa o condutor através de um sinal sonoro, dando margem suficiente para travar e evitar a colisão. Se não tiver reação, não se preocupe, o Edge fará isso por si: ativa os travões automaticamente e reduz a velocidade.

Poderíamos estar horas e horas a enumerar as virtudes de cada SUV da Ford, mas destacámos o mais importante. Agora, com esta informação nas mãos, já sabe qual é o carro indicado para si?