Quinta Nova da Nossa Srª do Carmo: uma joia escondida no Vale do Douro

Escapada

Nunca deixaremos de nos surpreender com a beleza da paisagem do Douro. A Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo é uma joia escondida neste vale tão querido e admirado pelos portugueses que não deixa indiferente quem o contempla pela primeira vez. Tem-se afirmado como uma referência no enoturismo em Portugal (foi o primeiro hotel vínico a abrir no país) e já são mais de 14 mil os turistas que passaram por este espaço no último ano.

 

Para chegar a esta quinta que abriu ao público em 2005 é preciso percorrer as estradas cheias de curvas do Vale do Douro, o desafio perfeito para por a prova o nosso Ford. Concorda? É uma paisagem invulgar, belíssima, com distintos tons de verdes, castanhos e amarelos. Perto da localidade do Pinhão, é um ponto de paragem obrigatória para todos os que se deixem seduzir pelo charme de este local, um cenário de pura tranquilidade.

pormenor 2 web

O que foi uma casa senhorial oitocentista, é hoje um hotel rural de onze quartos. E que pode encontrar neste cantinho? Muito mais do que possa estar à espera. Para começar, uma vista de sonho para as vinhas e para o Douro. É certo que quando chega aqui chega, sente o cheiro das vinhas e o silencio à sua volta, e corre o risco de não querer fazer mais nada. Simplesmente contemplar, descansar e sentir a natureza à tua volta: pode não ser má opção quando está mesmo a precisar de descansar, mas há muito para ver e fazer. Vale a pena ter em conta todas as dicas. Além da paisagem e do hotel, os vinhos e a gastronomia são também pontos fortes de este local: a quinta engloba 120 hectares, dos quais mais de 80 são vinhas.

Um pouco de história

A origem do nome desta quinta remonta ao século XVII, quando foi construída uma pequena capela na margem do rio para proteger os homens que se aventuravam nos barcos rabelos por aquele trecho traiçoeiro do Douro. A pequena representação de pedra foi cuidadosamente preservada ao longo dos anos.

A adega original data de 1764, sendo por isso uma das mais antigas na região demarcada do Douro. Está muito bem preservada e integrada na paisagem com uma fachada de xisto na sala das barricas que se confunde com os muros da propriedade. Descobrimos dentro um túnel interior com uma fantástica garrafeira histórica que liga a área subterrânea da sala das barricas a uma sala de degustação de vinhos com uma boa panorâmica sobre o vale.

capela e terraço web

Quer aprender mais sobre vinhos? Pois saiba que as colheitas feitas na quinta são manuais, respeitando a maturação natural das uvas para obter vinhos com um carácter bem definido e um “equilíbrio perfeito entre a elegância e a harmonia, proporcionando um prazer quase infinito”, sublinham os responsáveis da vinha. Neste espaço, “expomos com orgulho a nossa identidade através das castas autóctones plantadas na propriedade e de uvas provenientes de pequenos e magníficos viticultores circundantes”, explicam os responsáveis pelo projeto.

Percursos e outras atividades

Esta quinta propõe-nos várias atividades como são percursos pedestres, com diferentes durações, que nos permitem descobrir todos os recantos da propriedade (o miradouro, os pomares, a capela de Nossa Senhora do Carmo, a azenha, o marco pombalino). Entre as atividades mais recentes organizadas pela quinta encontramos o “winecaching”, na qual terão que encontrar um conjunto de recipientes (“winecaches”) escondidos por toda a propriedade, com a ajuda de um GPS.

barco Rivus

Além dos passeios a pé, pode optar por passeios de barco, de comboio e de helicóptero. Apetecível, verdade? Se optar pelo comboio, pode descobrir outras quintas emblemáticas, com os seus vinhedos e muros pintados. De barco contempla-se a paisagem do Douro, num passeio de charme, com uma experiência vínica a bordo, e um serviço personalizado e diferenciador numa viagem ao longo dos afluentes do Douro. E de helicóptero? O Douro é um destes locais que merece ser apreciado do céu. Do alto vai deixar-se envolver por vales cobertos de vinhas, talhados de forma peculiar, e pela imensidão de declives.

E ainda tem à sua disposição muitas mais atividades atrativas para quem queira conhecer melhor a região. Pode ser enólogo por um dia, participar na vindima ou fazer cursos de vinho.

Gastronomia

Conceitus menu 2 web

O hotel vínico Quinta Nova apresentou em  2012 o seu Conceitus Winery Restaurant, um novo conceito de restauração que parte da escolha do vinho para a seleção do prato mais adequado ao mesmo. A cozinha  privilegia os produtos locais e da estação, muitos deles produzidos na própria quinta. Além da boa comida do Conceitus, pode experimentar um dos excelentes restaurantes da região, como o Caisdavilla, instalado no antigo armazém ferroviário da estação de caminhos de ferro de Vila Real, o espaço integra o valor histórico do edifício numa abordagem arquitetónica moderna. Caisdavilla é restaurante gourmet, wine bar, tapas e bifes, garrafeira e lounge para dias de bom tempo, na esplanada.

Quinta Nova 1 web