A equipa da M-Sport World Rally, formada por Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, arrecada a sexta vitória consecutiva no Mundial de Raly FIA para pilotos e copilotos: chegam ao topo depois de um último dia bastante emocionante, nos Kennards Hire Rally, na Austrália.
O campeonato deste ano foi dos mais emocionantes dos últimos tempos: Ogier, Ingrassia e a Ford M-Sport voltaram a fazer algo especial. Velocidade, determinação e um espírito de equipa dignos de menção contribuíram para o espetáculo e o alcance da vitória.
Para o diretor da equipa, Malcolm Wilson, “foi um dia muito emocionante e posso dizer-vos que este campeonato significa muito para mim. Há dois meses não parecia que ia correr tão bem, mas com o Sébastien e o Julien na equipa já sabes que tudo é possível. A forma como lutaram nas últimas três corridas foi inacreditável e estou muito orgulhoso de tudo o que conseguimos juntos.” Também o diretor global da Ford Performance Motorsport, Mark Rushbrook, quis dar os seus “fortes parabéns a Sébastien e Julien pelo notável sexto título do Campeonato FIA World Rally. Esta conquista foi o resultado do esforço de uma equipa admirável ao longo de toda a temporada e todos na M-Sport e na Ford deveriam estar extremamente orgulhosos.”
Um número para a história
Sébastien Ogier e Julien Ingrassia chegaram ao último dia da competição sabendo que seis era um número mágico: o sexto lugar era tudo o que precisavam para reivindicar a sexta vitória consecutiva no FIA World Rally. Propuseram-se a fazer o que fosse necessário, numa luta sensacional até ao fim, com a pressão a cair sob os rivais de Ogier e um por um, Thierry Neuville e Ott Tanak tiveram problemas. Todos eles lutaram admiravelmente, recusando-se a abandonar a corrida apesar das más condições.
Isto apenas significa uma coisa: Ogier e Ingrassia tinham conseguido. Defenderam a coroa que ganharam no Ford Fiesta WRC há quase 1 ano. O resultado foi a forma perfeita de se despedirem da sua equipa, depois de quase dois anos muito especiais juntos. Sébastien quis enfatizar que “foi uma temporada incrível e muito renhida. Há não muito tempo, pensávamos que seria muito difícil voltar a ganhar o título, mas nunca desistimos. Demos tudo o que tínhamos e temos uma equipa extraordinária. Estou muito orgulhoso deles e, claro, quero felicitar o Malcolm por um excelente trabalho. O que alcançámos nestes dois anos foi muito especial, estou muito orgulhoso.” Por sua vez, o copiloto Julien Ingrassia estava emocionado porque “Percorremos um bonito percurso com a M-Sport nestes dois anos, e tudo o que conseguimos, conseguimo-lo juntos. Queríamos uma maneira especial para terminar o nosso tempo com o Malcolm e a equipa, e foi o que fizemos.”
Não há melhor equipa
Os restantes pilotos da M-Sport não ficaram atrás: Elfyn Evans e Daniel Barritt terminaram em sexto no Rally da Austrália, destacando-se pelo seu imbatível trabalho em equipa, tendo sido considerados como os companheiros de equipa do ano. Além disso, ainda que fosse a primeira vez que Teemu Suninen e Mikko Markkula corriam na Austrália, ajudaram a equipa ao deixar escapar uma vitória por 0,1 segundos para que Ogier tivesse uma posição mais vantajosa. Tanto Evans e Barritt, como Suninen e Markkula não hesitaram em dizer como estão orgulhosos da sua equipa e de Sébastien e Julien nesta importante vitória.