Se quer imitar os seus ídolos como piloto amateur, contamos-lhe tudo o que deve saber. Como equipar o seu Ford? Onde se inscrever? Tome nota e voe.
Um rally? Porque não? Historicamente, é uma das disciplinas mais acompanhadas no nosso país e, evidentemente, é uma disciplina acessível à hora de participar. Atenção, estamos a falar de participar numa prova, não de correr uma época inteira com aspirações de triunfar. Posso fazer parte de uma prova e dizer que na minha vida pilotei a nível oficial? A resposta é sim, um redondo sim. E vamos contar-lhe como.
A primeiro coisa a fazer: transformar o nosso Ford numa máquina de rallys
Obviamente, o primeiro que tem de ter – ou comprar – é o carro. Não é preciso dizer que as opções mais recomendáveis para os rallys, dentro do universo Ford, são o Fiesta ST, o Focus ST e o Focus RS. Se ainda não é proprietário de um deles, hoje mesmo poderá comprar o primeiro. O Focus ST está quase a ser substituído e, para o novo Focus RS, teremos de esperar um pouco mais… No caso do Ford Fiesta atual, estamos a falar de um veículo com um motor de 1,5 litros EcoBoost de três cilindros que oferece uma potência de 200 CV, associado a uma caixa manual de seis velocidades. Sabemos que qualquer Ford com as siglas ST ou RS no apelido é já rápido, muito rápido, mas nem só por isso nos vão deixar inscrever num rally.
Não entraremos em preparações de motor, pneus de última geração nem nada deste tipo. Falaremos apenas das alterações mínimas que precisaremos de fazer ao nosso carro para podermos integrar uma competição deste tipo em Portugal. Antecipamos desde já que a maioria das modificações estão relacionadas com a segurança. A primeira coisa que devemos saber, para transformar o nosso Ford num veículo de rally, é que temos de esvaziá-lo. O que significa isto? A preparação do carro para o rally requer que deixemos praticamente “virgem” o chassis e a chapa. Feita esta “operação de esvaziamento”, devem ser instaladas as seguintes peças:
- Fixação suplementar de capot (2)
- Barra e estrutura (1)
- Contraplacas para arneses (8)
- Placa para arneses (8)
- Arneses de 6 pontos (2)
- Cutter (2)
- Bancos de competição (2)
- Suportes para bancos de competição (2)
- Extintor manual (1)
- Sistema de extinção automático (1)
- Anilhas de reboque (2)
- Descanso para os pés do piloto (1)
- Descanso para os pés do copiloto (1)
- Corta-correntes
- Lâminas anti-desintegração laterais para rally (2)
O custo de tudo isto variará em função da oficina onde o trabalho seja feito, mas em média deverá precisar de um pouco mais de 4000 euros, aos quais haverá que somar o valor que queira investir (aqui, amigos, é onde o automobilismo começa a ficar em níveis proibitivos para a maioria das carteiras) para melhorar o rendimento do carro no domínio das suspensões, travões… Pouco precisa de mexer no motor, pois a potência de série dos Fiesta e Focus ST e RS é mais do que respeitável.
E no que respeita aos pilotos?
Uma vez preparado o nosso Fiesta ou Focus, temos de nos equipar a nós mesmos. Tanto o piloto como o copiloto precisam de um equipamento idêntico, pelo que, se tiver de pagar o equipamento do seu companheiro de batalhas, deve multiplicar por dois os cerca de 2000 euros necessários para pagar tudo. E o que é tudo? O seguinte
- Capacete
- Balaclava
- Macacão anti-chama
- Luvas
- Botas
- Roupa interior anti-chama
- HANS
- Saco de viagem para capacete e HANS
Já posso participar numa corrida?
Apesar de já termos todo o equipamento necessário para disputar um rally em Portugal, ainda temos de completar alguns requisitos mais para nos convertermos oficialmente em pilotos. O primeiro deles é requerer as devidas licenças. Aqui entra em jogo os objetivos que tenhamos definido: correr simplesmente uma corrida ou mais de uma durante a época? Existem licenças de um só evento e também anuais; deverá escolher a mais adequada às suas pretensões.
As licenças necessárias para fazer parte de um rally são três. A primeira é a de piloto, que deve estar acompanhada pela de concorrente e, claro está, da do copiloto. Para conhecer os preços deverá consultar a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, a instituição federativa responsável pela emissão destas licenças.
Agora, sim, já sou piloto?
Calma, que já só falta um requisito mais! Logo que esteja convenientemente equipado, tenha o Fiesta ou Focus perfeitamente preparado e seja detentor de uma licença, tem apenas de se inscrever na corrida que lhe apeteça. Poderá fazê-lo tanto num rally regional como num nacional, sem ser importante a experiência ou o palmarés que tenha. Mas claro, o nosso conselho é que comece a casa pelos alicerces e, se nunca competiu, comece por um nível mais fácil. Primeiro, porque muito provavelmente os seus rivais serão mais acessíveis – tanto na perícia ao volante como na economia. Quer dizer, será mais fácil encontrar pilotos na mesma situação que a sua e, porque nos havemos de enganar, se faz isto é porque tem a esperança de lutar com alguém, não? E segundo, porque é mais barato.
Com tudo o que acabámos de lhe contar, no mínimo, para ser piloto de rallys por um dia ao volante do seu Ford, vai precisar de uns 34.000 euros. A este valor deve adicionar a deslocação para o lugar da corrida, a gasolina, refeições, hotéis, etc. E, claro, procure não destruir nada, porque então a “brincadeira” vai sair-lhe realmente cara. Não se esqueça que vai para desfrutar e não para se converter da noite para o dia no novo Colin McRae!