Mundo Ford

Revisitamos o legado de Lee lacocca, o artífice do Ford Mustang, com cinco dos marcos mais importantes da sua impressionante trajetória profissional.

Lee lacocca disse um dia: “Diga-o com claridade e seja breve”. Assim faremos com esta breve e concisa lista de êxitos deste empresário norte-americano de ascendência italiana.

1. Campanha do 56 por ‘56

Em 1956, Lee lacocca idealizou um inovador plano de pagamentos que ajudou a Ford a crescer exponencialmente a nível comercial. A campanha foi batizada com o nome 56 por ’56 e promovia a compra de um Ford novo com um pagamento inicial de 20% e uma mensalidade de $56 durante três anos. A campanha foi um verdadeiro êxito e, posteriormente, foi implementada a nível nacional nos EUA.

2. Um génio comercial

Nos princípios dos anos 60, os vendedores de automóveis enfrentavam um dos maiores desafios de sempre: o número reduzido de visitantes nas exposições de automóveis, o que também representava um número reduzido de potenciais clientes e a consequente dificuldade para no cenário ideal da época converter um lead num cliente.

Lee lacocca entendeu este pequeno contratempo como uma oportunidade e concebeu um sistema de geração de leads para os seus mais de 20.000 comerciais. Através de uma campanha agressiva de telemarkting conseguiu alcançar o impressionante número de duas reuniões de venda por dia e por comercial.

3. A Criação do Ford Mustang 1964

O Ford Mustang 1964 1/2 é a grande obra-prima de Lee lacocca. Graças aos seus instintos naturais para entender os gostos e interesses dos consumidores, lacocca foi capaz de conceber o carro desportivo perfeito a um preço acessível para os jovens da época. O Ford Mustang, disponível em versão hardtop e descapotável, foi lançado no mercado com todo o destaque na Feira Mundial de Nova Iorque em 17 de abril de 1964.

No primeiro ano de vendas, o Mustang quebrou todos os records de vendas de um carro Ford, vendendo 417.000 unidades, e, dois anos mais tarde, alcançou a marca de um milhão de unidades vendidas. O Ford Mustang é hoje em dia um dos carros mais populares da história, tendo sido imortalizado por Hollywood ao surgir em mais de 500 filmes e ser um dos carros mais partilhados nas redes sociais.

4. A restauração da Estátua da Liberdade

Em 1982, Ronald Reagan – então Presidente dos EUA – recorreu a Lee laccocca para uma tarefa de interesse nacional: arrecadar fundos para restaurar a Estátua da Liberdade e Ellis Island. Lee lacocca não decepcionou. As suas capacidades no campo do marketing e o seu instinto natural para as vendas levaram-no a arrecadar 350 milhões de dólares. O mais impressionante desta façanha é que o objetivo definido pela administração Regan era de 150 milhões de dólares e lacocca conseguiu arrecadar mais do dobro do dinheiro projetado inicialmente.

5. Instinto Natural

Por detrás dos êxitos impressionantes de lacocca esconde-se um instinto natural – quase sobrenatural – para entender o consumidor e oferecer-lhe o que realmente procura (mesmo que ainda não saiba). O agudo sentido de empatia aplicado ao mundo dos negócios é talvez o maior legado de Lee lacocca, um homem que deixou a sua marca gravada na história da indústria automóvel, para sempre.