Tecnologia

Uma tecnologia de navegação por satélite denominada breadcrums (migas de pão, em inglês) garante aos condutores mais aventureiros, aqueles que se atrevem a sair da estrada, que não terão qualquer dificuldade em encontrar o caminho de volta.

Lembra-se do conto de Hansel e Gretel? Certo, neste caso as migas de pão não foram a melhor ideia para regressar a casa (spoiler: as pedras são mais eficazes). Mas se é um condutor com gosto pela aventura e adora sair do caminho traçado, neste caso, as migas de pão vão ser muito úteis para encontrar a rota de regresso.

Quando vai pelo campo com a Ford Ranger Raptor, por exemplo, pode acontecer que os pontos de referências e os sinais não se distingam muito bem. E os navegadores normais têm certas limitações. Mas o navegador da nova Ranger deixa cair uma marca virtual a cada segundo, para que os condutores possam regressar ao ponto de partida sem dificuldade.

“Seja por razões de trabalho ou de aventura, a Ranger Raptor adora circular fora do asfalto. A navegação com migas de pão é uma forma simples, mas eficaz, de ajudar o condutor a regressar ao ponto de partida, independentemente de onde se encontre”, explica Leo Roeks, Diretor da Ford Performance.

Esta divisão da marca norte-americana, especializada em aproveitar ao máximo as prestações dos veículos, foi responsável pelo desenvolvimento da nova versão da Pick-Up mais popular da Europa (durante a primeira metade de 2019, foram vendidas 26.700 unidades). A Ranger está concebida para encarar os terrenos off-road mais exigente, graças às suspensões FOX (desenvolvidas nas competições automóveis) e a um motor diesel bi-turbo 2.0 EcoBlue.