Eletrificação

Se a Ford é líder em veículos comerciais na Europa é porque tem sabido captar a tempo as necessidades dos clientes. Parece que as cidades estão a mudar e, agora, chegou a hora da eletrificação!

A Ford apresentou em Amesterdão, no evento Go Further,  a próxima geração de veículos comerciais… E o futuro está a revelar-se elétrico. «A estratégia da Ford está pensada para ajudar os nossos clientes de veículos comerciais a encontrar a melhor solução eletrificada para satisfazer as suas necessidades profissionais”, afirma Helmut Reder, Diretor da linha de Veículos Comerciais da Ford Europa. Para começar, chegam ao mercado as versões EcoBlue Hybrid da Transit, Transit Custom e Tourneo Custom. Um pouco depois, para finais de 2019, será introduzida no mercado a família híbridos plug-in com a Transit Custom e Turneo Custom; e como porta em direção a um futuro 100% elétrico, esperamos uma Transit completamente elétrica em 2021.

 

 

A Ford também está a explorar soluções para melhorar a eficiências energética e a autonomia de condução dos veículos eletrificados, testando um minibus de 10 lugares, a Ford Transit Smart Energy Concept. Com uma autonomia de 150km e um tempo de carregamento de 4 horas, o protótipo utiliza chassis da Ford Transit equipado com tecnologia de bateria elétrica.

 

A porta de acesso é o EcoBlue Hybrid

Os motores EcoBlue Hybrid da Ford nos modelos Transit, Transti Custome e Turneo Custom oferecem um veículo eletrificado acessível através de tecnologia mild hybrid de 48 voltes, melhorando a eficiência do combustível em cerca de 3% em comparação ao modelo equivalente EcoBlue diesel de 2.0 litros. Esta poupança pode chegar aos 8% se a condução ocorrer em ambiente urbano com paragens frequentes. E se os travões forem usados adequadamente, como neste vídeo, o valor será ainda melhor:

 

 

Os híbridos plug-in, antes do final de ano

O passo seguinte na eletrificação da frota de veículos comerciais da Ford passa pela introdução no mercado de uma Transit Custom híbrida plug-in e por uma Turneo Custom híbrido plug-in antes de terminar o ano. São dois modelos preparados para os utilizadores que precisam de se movimentar dentro e fora da cidade, possuindo uma autonomia suficiente e com a possibilidade de se fazer uma condução com zero emissões. A Transit Custom PHEV transforma-se assim no primeiro veículo comercial do seu segmento com tecnologia híbrida plug-in (comerciais de uma tonelada), graças às suas rodas dianteiras serem impulsionadas por um motor/gerador elétrico alimentado por uma bateria de ião lítio de 13,6KWh. A autonomia da beteria é de 50km; o motor EcoBoost a gasolina 1.0 aumenta este valor até aos 500km. A Turneo Custom PHEV anunciada no Go Further terá oito lugares em diferentes configurações, como a de conferências ou uma mais específica para o transporte de executivos.

 

A Transit do futuro

E para rematar a gama, a Ford começará a fabricar em 2021 uma Transit completamente elétrica que estará disponível com várias carroçarias. O motor deste modelo, com autonomia suficiente para que os utilizadores possam desenvolver o trabalho diário sem problemas, oferecerá zero emissões e uma poupança de custos operativos significativa, independentemente de qualquer situação meteorológica e durante toda a vida útil do veículo.

Atualmente, a Ford já possui uma solução completamente elétrica, a StreetScooter WORK XL que é usada na Alemanha pelo Deutsche Post DHL. Este modelo usou como ponto de partida a Transit e é produzida na fábrica da Ford em Colónia. Nos finais deste anos serão introduzidas 20 novas unidades em fase de teste que serão desenvolvidas juntamente com outras empresas na Alemanha, Países Baixos e Bélgica.

 

Manutenção inteligente

Uma das principais iniciativas anunciadas pela Ford durante o Go Forther é o desenvolvimento de uma aplicação que procura otimizar o tempo de atividade dos veículos comerciais.

Servindo-se da conectividade da FordPass Connect e da informação recolhida pelos sensores colocados nos sistemas chave dos veículos, serão enviados dados de utilização do modelo a um sistema central de manutenção que informará os utilizadores em tempo real sobre a exigência de uma revisão quando seja estritamente necessária e sempre antes de que os problemas possam causar avarias graves. Através da aplicação, os proprietários poderão verificar o estado de cada veículo, bem como programar e agrupar os trabalhos de manutenção de forma inteligente, minimizando o tempo fora da estrada do modelo.

 

 

Para os grandes operadores, a Ford Telematics oferece em tempo real aos gestores de frota os dados chave sobre a saúde, eficiência, produtividade e segurança dos veículos conectados através da Nuvem de Mobilidade para o Transporte da Ford. Estes dados poderão ser usados para tomar decisões que otimizem o rendimento do negócio. Além disso, as grande frotas que já estejam a utilizar os serviços de terceiros, podem contar com a Ford Data Services, o pacote de dados gerados pela frota e que é acessível através do modem do veículo, para integrar nos sistemas da empresa.

Este ano terminará com a introdução da FordPass Pro, desenhada para ajudar as pequenas empresa (que possuem de um a cinco veículos) a melhorar em eficiência, segurança e comodidade. A aplicação inclui funções adaptadas a este tipo de utilizadores, como uma função que seleciona estacionamentos disponíveis em função da altura do veículo.

 

Marque um Test Drive

Descarregue um catálogo

Entre e configure o seu Ford