O verão terminou, mas certamente quer manter-se em forma, aproveitar ao máximo cada momento de liberdade e continuar a desfrutar das suas escapadas ao volante do seu Ford. E se lhe dermos a conhecer um lugar com tudo o que precisa para cumprir estes propósitos? Ponha a prancha no Ford EcoSport e viaje connosco até Matosinhos.
Com todo o mérito, o Porto está na moda. Banhada pelo oceano Atlântico, que bate majestosamente às portas da cidade, esta região é também um destino para viajantes ativos. A razão? Matosinhos, uma meca dos surfistas, onde, além de uma das melhores praias do norte do país para surfar, há um grande património cultural e uma excelente oferta gastronómica. Razões mais do que suficientes para transformar a sua escapa numa recordação inesquecível.
Uma estátua equestre do rei D. João VI, o Sea Life – o famoso aquário do Porto – e o forte de São Francisco Xavier do Queijo, uma das pequenas fortalezas do século XVI, a onde chegam as ondas em dias de temporal, dão as boas-vindas a Matosinhos quando se atravessa a rotunda que a separa do Porto. É também mesmo aqui, vigiada por uma espetacular escultura gigante, A Anémona, obra da artista Jane Echelman, que começa a praia de Matosinhos, a mais popular de todas as que se estendem pelos 15 quilómetros de litoral da cidade.
Este areal, com cerca de dois quilómetros de areia dourada e ondas de média dimensão, é o mais popular entre os habitantes do Porto. Pela dimensão e pelas correntes marinhas é uma praia excelente para os amantes do surf, do bodyboard e do kitesurf, tanto se está apenas a começar a praticar algum destes desportos, como se quer aperfeiçoar a técnica. Também são disputadas aqui competições internacionais.
No outono, prepare-se para sentir a força do oceano e, antes de entrar na água, é imprescindível estar equipado com neopreno: inclusive no verão, a temperatura média da água é de 16ºC… Na praia há várias escolas de surf – SurfAventura, Onda Pura, Salty Wave e a Surfing Life Club – e, caso se tenha esquecido de algo – e não terá sido por falta de espaço, porque na mala do Ford EcoSport, com os assentos traseiros completamente rebatíveis, cabe tudo –, também há muitos estabelecimentos de aluguer de equipamento. Também não faltam beach clubs e restaurantes com grelhados deliciosos – o aroma dos manjares do mar, preparados no momento na brasa, despertam o apetite de qualquer um – que fazem da praia, em qualquer época do ano, um dos lugares de lazer preferidos dos portuenses. No final da praia surge um dos edifícios mais antigos da cidade, o Mercado Municipal de Matosinhos, um belo edifício branco de estilo brutalista, em forma de abóboda, cuja visita é uma experiência imprescindível pelo bulício e colorido dos postos de venda de alimentos – peixe e marisco, sobretudo – e onde, além disso, poderá comprar peixe ou marisco e pedir para o preparem no restaurante do Mercado.
A norte dos molhes, encontrará várias praias entre as quais se destaca a de Leça da Palmeira com a Piscina das Marés, um conjunto de piscinas de água salgada situadas num saliente rochoso que há a norte da praia. Esta obra é um dos primeiros trabalhos do arquiteto Siza Vieira, que nasceu justamente em Matosinhos.
A praia do Aterro é outra das praias excelentes para se lançar ao mar na prancha de surf, pois é muito famosa por receber todos os verões a maior beach party da Europa, a EDP Beach Party, por onde já passaram a todos os grandes nomes da música eletrónica, de Swedish House Mafia a David Guetta, entre muitos outros. Na praia está o L’Kodac, um desses beach clubs de onde não vai querer sair independentemente do tempo que fizer – e em Matosinhos as condições meteorológicas podem mudar a qualquer momento. Finalmente, também na praia do Espinheiro, na praia da Agudela e na praia da Boa Nova não vão faltar ondas fantásticas.
Mas, além disso, Matosinhos tem pontos de interesse de sobra para se deixar perder pela cidade sem pressas. A Casa de Chá da Boa Nova – cujo restaurante, dirigido pelo chef Rui Paula, tem uma estrela Michelin – é outra das obras de Siza Vieira e o porto pesqueiro da cidade é o mais importante do país, por isso não estranhará quando vir dezenas de restaurantes e marisqueiras em qualquer recanto. Todos têm uma fantástica relação qualidade/peço, sobretudo os restaurantes da Rua Heróis de França. Aqui há dois que são sempre uma aposta segura: o Lage do Senhor do Padrão e o São Valentim, com grelhados espetaculares e os cozinheiros a fazer verdadeiro malabarismos. Tanto num como no outro o que também nunca falta é alguém a tirar uma foto e a publicá-la no Instagram. E se viajar de Ford Ecosport até Matosinhos no fim de semana dos Santos, não pode deixar de visitar o Jardim Senhor Padrão de Matosinhos, enfeitado com centenas de velas acesas em honra dos pescadores da cidade que perderam a vida no mar.
O sol assinala, com o amanhecer e o entardecer, o ritmo da fachada marítima de Matosinhos, com as embarcações de pesca a ir e regressar da faena. Contemplar o pôr do sol sentado no Passeio Atlântico, a passarela de madeira que avança em paralelo ao oceano e que é obra do arquiteto espanhol Manuel de Solà-Morales i Rubió, será o final perfeito para a sua escapada a Matosinhos.