Mundo Ford

Veículos comerciais de uma tonelada sem emissões graças à tecnologia híbrida plug-in? A Ford é o primeiro fabricante a oferecer esta solução neste segmento: está a chegar ao mercado a Transit Custom Plug-In Hybrid.

As emissões são zero, mas não lhe dará os problemas de autonomia de um carro elétrico: o pioneiro Ford Transit Custom Plug-In Hybrid tem o melhor dos dois mundos.

Para começar, pode conectar-se à rede elétrica e ser carregado (em 4,3 horas se usar uma tomada doméstica) com eletricidade. Deste modo, percorrerá 56 km, o que contribui à redução das emissões locais e permitirá que este carro comercial aceda ao cada vez maior número de zonas de veículos de emissões ultra baixas que se estão a implementar nas cidades de toda a Europa.

 

 

Um motor elétrico de 92,9 kW (alimentado por uma bateria de ião-lítio de 13,6 kWh) impulsa as rodas dianteiras desta Transit. Quando este tipo de energia termina, entra em ação o propulsor a gasolina EcoBoost 1.0, que aumenta a autonomia de condução a mais de 500 km. O consumo de combustível é de 2,7 l/100km, enquanto que, neste caso, as emissões ficam pelas 60 g/km de CO2.

Claro, poderá escolher quando e como usar a carga elétrica disponível, através de quatro modo de condução:

EC Auto: combinação ótima de rendimento e eficiência.

EV Now: dá prioridade ao motor elétrico para que as emissões sejam zero.

EV Later: aproveita a recargar regenerativa para manter os níveis da bateria ótimos e poder usá-los posteriormente, quando seja necessário.

EV Charge: o motor EcoBoost alimenta o veículo e, além disso, recarrega a bateria do propulsor elétrico.

Uma capacidade de carga útil de 1.130 kg e um volume de 6 m3 são possíveis graças à localização do compacto pacote de baterias, mesmo por debaixo do piso do veículo. O referido pacote tem uma garantia de série de oito anos ou 160.000 km.

Sem multas graças à FordPass Connect

Já podem ser feitos pedidos deste veículo comercial, equipados com a FordPass Connect de série. Assim, os operadores maximizarão a eficiência de uso do modelo. A partir da primavera de 2020 (e disponível para atualizar unidades anteriores a esta data), um novo módulo de geoperimetragem poderá mudar automaticamente o veículo para o modo EV (elétrico) de condução ao entrar numa zona de baixas emissões: esta tecnologia evitará multas e sanções.

Tratamento VIP com o Tourneo Custom Plug-In Hybrid

O novo Ford Tourneo Custom Plug-in Hybrid, de oito lugares, oferece o mesmo tipo de tecnologia híbrida do Transit e combina tudo isto com níveis superiores de conforto nos espaçosos assentos traseiros deste modelo. As duas filas de bancos traseiros podem ser organizados em modo de conferência, o que se trata de uma característica única no seu segmento: falamos do veículo executivo ideal para empresas com preocupações ambientais e de “ar limpo” em zonas como centros urbanos ou aeroportos.

A autonomia deste Tourneo em modo puramente elétrico é de 53 km; a eficiência do combustível é de 3,1 l/100km, enquanto que as suas emissões de CO2 chegam aos 70 g/km.